quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Aviso aos sportinguistas: não discutam futebol com quem prefere o Messi ao Ronaldo!

Tinha agendado para hoje um jantar com um portista ferrenho. Educadamente, perguntou-me se não estaria interessado em adiar o referido jantar, dado que o Sporting jogaria hoje com o Barcelona. Respondi-lhe que esse jogo não me interessava e que a minha resposta seria completamente diferente se se tratasse de outra qualquer partida para o campeonato nacional: entre um Moreirense e um Barcelona, não tenho dúvidas para que lado cai a minha atenção.

Uma resposta destas pode sempre gerar mal-entendidos. Mesmo sendo difícil, é necessário explicar bem esta aparente falta de lógica. Expliquei que entre duas competições que antes de se iniciarem têm um leque reduzido de possíveis campeões, prefiro aquela em que o Sporting tem algumas possibilidades de vencer apesar de todas as vicissitudes. Para jogar por jogar, ou pelo prestígio ou pela camisola, como se costuma dizer, temos a Taça Lucílio Baptista.

O jantar manteve-se, mas uma dúvida assaltou-me. Porventura o adiamento poderia ser menos do meu interesse e mais do interesse de quem quer ver jogar o Messi. Por mais educados que sejam, não se pode confiar nos portistas. Quando se confrontarem com qualquer um deles, devem sempre perguntar-lhe se prefere o Messi ou o Ronaldo. Se preferir o Messi e começar com grandes explicações, concluindo que o Ronaldo também é um grande jogador, tirem da cabeça qualquer ideia de discutir futebol. Não vale a pena fazer o teste com benfiquistas. Com eles ninguém tem dúvidas.

15 comentários:

  1. O Figo era o melhor do mundo, mas o Rui Costa era o melhor jogador português...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus caros,

      O Benfica sempre teve e terá bons jogadores. Para serem melhores que os dos Sporting convém que seja alguém que não seja de um ou outro clube a dizê-lo. Nós não precisamos de o dizer. Outros se encarregam de o dizer por nós.

      SL

      Eliminar
  2. Inteligente texto para uma noite particularmente estúpida no que ao futebol diz respeito.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Trindade,

    Nós sabemos sempre como é que tudo isto da Liga dos Campeões acaba. Agora só falta ficarmos a um pelinho de ganhar ou empatar com a Juventus.

    Mas não acho que seja uma noite tão estúpida assim. Nós perdemos com o Basileia B o Benfica perdeu com o Basileia A. O nosso resultado é muito mais humilhante. Amanhã espero ter tempo para desenvolver esta ideia.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Portanto grande parte do mundo futebolistico não entende nada? Os adeptos do Real, do Sporting e uma parte consideravel dos Portugueses é que sabem.

    Sou do Sporting, Sócio e com gamebox, e hoje tive em Alvalde para apoiar a minha equipa num jogo onde era possivel fazer um resultado historico. Acredito sempre, quando se trata do Sporting. Temos uma possibilidade, mesmo que pequena de passar à proxima fase, e é entre os grande que cresci e sonhei ver o Sporting jogar, não com os moreirenses.

    Acrescentando a isto, ter a oportunidade de ver jogar jogadores como Busquets, Iniesta e principalmente Messi, não só vale muito a pena, como é uma oportunidade que não se repete muitas vezes na vida.

    Messi é o melhor do mundo, sempre o foi desde 2009, e para muitos(eu incluido), é o melhor de sempre. Não é desrespeitar o enorme jogador que o Ronaldo foi e é, pois ele tambem ficará na história como um dos melhores de sempre. Mas Messi é Messi e está a um patamar acima.

    Mesmo no jogo de hoje, onde não esteve ao seu melhor nivel a desequilibrar e teve sempre marcação e atenção especial, faz um jogo muito bom. Não só passa por ele grande parte das oportunidades do Barça, mas como sempre faz, exibe uma qualidade na construção/posse, e de decisão, que é tão superior a qualquer jogador, que não parece ser humano. Messi é o expoente da qualidade técnica e de decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago Simões,

      Não leve a sério o que escrevo. São umas tantas palavras mal alinhavadas que nem sei se têm sentido e muito menos piada.

      Numa coisa discordo de si, mas também não sei qual é a sua idade. Eu vi jogar o Maradona no Estádio José de Alvalade. Se Deus encarnasse num jogador de futebol seria o Maradona. Não lhe sei explicar exactamente porquê. A beleza é assim muitas vezes: aprecia-se e não se explica.

      O Maradona fazia tudo o que faz o Messi o Ronaldo e muitos outros. Só que fazia mais devagar. Não sei como é que se pode passar por não sei quantos jogadores a passo. Não sei como é que se pode rematar para golo parado ou centrar com precisão milimétrica com não sei quantos jogadores à frente. Não sei como é que se pode fazer e só o vi fazer uma e outra vez ao Maradona.

      O Messi e o Ronaldo ganham competições em grandes equipas rodeados de grandes jogadores. O Maradona ganhou competições com equipas de pernetas onde só praticamente ele contava. Ganhou campeonato em Itália pelo Nápoles, vencendo o AC Milan do Van Basten, do Rijkaard e do Gullit. Ganhou o Campeonato do Mundo de 1986 sozinho e com uma equipa de arruaceiros. Levou a Argentina à final do Campeonato do Mundo quando estava gordo que nem um texugo.

      Neste ponto não transijo: dos jogadores que vi jogar, Maradona foi a muita distância de qualquer outro o melhor do Mundo.

      SL

      Eliminar
    2. Se disse o que disse, de uma forma leve, não leve a peito o meu comentário tão sério.

      Sim, sou relativamente novo e infelizmente não pude ver Maradona. As minhas referências quando era mais novo eram o Zidane, Figo, Ronaldo, Rivaldo e por ai fora, os craques do final dos anos 90.


      A questão Messi para mim é muito simples, apesar de não ter visto muitos dos jogadores do passado, parto do principio que o futebol de hoje é muito mais evoluido do que antigamente. Muito rapidamente se observa que hoje há muito menos jogadores com capacidade de desequilibrar, porque desequilibrar individualmente, hoje é muito mais complicado, e o coletivo é mais importante. É ver gravações de jogos dos anos 80/90 e ver a diferença abismal entre os comportamentos tacticos das equipas e a forma como defensivamente as equipas eram bem mais frageis.

      Olho para Messi e vejo uma perfeição tecnica que nunca vi em ninguem(alias é nesse ponto onde ele costuma ser comparado com Maradona, que do que ja vi, incluido jogos completos, era outro sobredotado). Juntando a isso um entender do jogo e capacidade de decisão praticamente sem falhas. Ainda ontem num jogo onde teve uma marcação serradissima que limitou de certa forma a sua influencia, conseguiu vezes sem conta condicionar a organização do Sporting, muitas vezes só com a sua presença e pequenos movimentos que passam despercebidos a muitos.

      Eliminar
    3. Caro Tiago Simões,

      É novo e simpático. O texto só queria dizer que temos de ter cuidado com o Porto. A agenda deles parece ser a nossa, mas não é.

      O melhor ou o pior só a história dirá. A história não se faz no presente. Faz-se por referência ao passado e aos vencedores. O Pelé e o Maradona ganharam títulos pelas suas seleções. O Messi ainda não ganhou nada. Se não ganhar não fica na história. É que a história será feita por argentinos daqui a uns anos e não precisam de ser especialistas em futebol.

      SL

      Eliminar
    4. Estava só a aprofundar um pouco mais a minha opinião :)

      Discordo um bocado da questão da selecção, pois os titulos colectivos como todos sabemos, dependem da equipa. Pelé então teve ao seu lado alguns dos melhores elencos da historia, comparativamente à concorrencia. Messi já fez bastante pela selecção argentina, nos ultimos anos foram a 3 finais de grandes competições, isto tudo com uma federação argentina(muito pior que a portuguesa), que insiste em dar tiros nos pés e ir buscar treinadores horriveis(finalmente um digno, Sampaoli).

      Eliminar
    5. Caro Tiago Simões,

      Estamos finalmente de acordo. Se quiser voltar cá, esteja à vontade. É que aqui ninguém percebe nada de futebol e estou farto disso e de mim também.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui Monteiro. Escreva, escreva sempre, porque escreve bem e ao mesmo tempo o sentido de humor é peculiar! No entanto, neste caso, estou ao lado do Tiago Simões. Pelé foi pélé, maradona o deus sem contestação de várias gerações, Cristiano Ronaldo estará sempre no Olimpo, mas messi é o melhor da história! Tomara eu, sócio desde santo tirso poder dizer q o homem formado no meu clube é o melhor da história...mas não é! Viva o Sporting Clu de Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Dani,

      A resposta ao que escreve está em parte na resposta anterior. A outra parte escrevo na resposta ao seguinte.

      Quanto ao resto, obrigado pela simpatia e volte sempre.

      SL

      Eliminar
  6. Caro Rui, bom dia:
    Estas discussões de quem é o melhor dependem do tempo em que jogaram. Para o meu falecido pai, o melhor jogador de sempre foi o Travassos e o melhor avançado o assombroso Peyroteo.
    Comungo, nesta e noutras ideias, da opinião de Sir Alex Ferguson: Messi precisava jogar noutro clube para provar em definitivo se é o melhor de sempre. Messi era uma criança com graves atrasos no crescimento a cujos pais, a troco do pagamento dos tratamentos com hormonas de crescimento, o Barcelona seduziu para vir para a cidade condal. Foi fabricado, com uma equipa à sua medida. Cristiano é um enorme atleta, um incrível profissional, que luta contra os assobios em todos os campeonatos onde já jogou. Não é protegido pelos árbitros, que não mostram cartões a um adversário que tussa a dois metros dele, como acontece com o Leo. E aqui está a diferença: o Cristiano é o vaidoso, o arrogante, mas abraça companheiros e adversários no fim dos jogos com um sorriso, e o Leo, como ontem, sai sozinho, com medo que um aperto de mão o contagie.
    Além do mais, e sei-o porque trabalho com espanhóis e ingleses, é detestado porque tem a ousadia de ser tão bom e português. E levou a selecção, aquela selecção do país das empregadas de limpeza. Dos homens das obras, à vitória no campeonato da Europa, numa cidade e num país cuja soberba nem deixou iluminar a torre Eiffel com as nossas cores, ao contrário do que fizeram até quando o jaburdas do hiper-valorizado Neymar lá chegou. E campeonatos o Leo não ganhou, como diz muito bem El Pibe.
    Como tal, pensem bem antes de dizerem quem é o melhor. Vão ao estrangeiro, vejam o ódio ao Cristiano, e decidam.
    Um abraço
    José Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Lopes,

      Os melhores do Mundo são ditados no futuro por referência ao tempo presente e passado que passará todo ele passado.

      Quanto ao escreve sobre o Ronaldo não só estou completamente de acordo como confirmo o que diz sobre a apreciação de outros povos. Mas também lhe digo que estive este ano umas semanas em vários países da América do Sul. Bastava falar do Ronaldo para sermos amigos de toda a gente. As pessoas não sabem o que o Ronaldo faz pelo país e por todos nós, sobretudo quando não estamos cá.

      Portugal será um grande país quando tiver um Nobel em física. Por agora temos um em medicina, outro, em literatura, dois Pritzker, vários bolas de ouros e medalhados olímpicos. Um dia vamos lá chegar. Já esteve mais longe. Estivemos nas equipas que deram origem ao Nobel do grafeno.

      SL

      Eliminar