quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Por acaso



Hoje vi um excelente jogo de futebol. Provavelmente o melhor que vi este ano. E foi tudo por acaso.
Foi por acaso pois nem sabia que ia dar o jogo, vi em diferido usando uma das maravilhas do tv do século XXI , o “volta a trás”. Já o jogo, foi sempre para a frente, 5-3 Manchester City vs Mónaco.
Tão entusiasmado estava a ver bom futebol que consegui nem me irritar muito com os comentários por vezes incompetentes, mal fundamentados, caseiros e pouco sensatos dos especialistas da RTP. De qualquer modo acho que qualquer dia vou dedicar algum tempo a tentar perceber quais serão os critérios presentes na escolha daquilo que é um comentador de futebol, cá para mim deve ser “por acaso”. Neste jogo, mesmo com uma série de repetições, não conseguiram ver que o Kun Aguero de facto simulou um penalti. Habituados aos grandes artistas no circo nacional já tem dificuldade em perceber a realidade. Por acaso o árbitro era bom e decidiu bem, várias vezes.
O Leonardo Jardim, um dos melhores treinadores que passou nos últimos anos pelo Sporting, também mostrou bem a sua competência. Por acaso não ganhou este jogo, talvez também por excesso de avidez, o que até nem fica mal a quem quer ir mais longe naquela selva. Seja como for e apesar de ter estado um ano no Sporting, o Leonardo não é da nossa formação, apenas por acaso.
Por falar em formação, neste jogo pude também confirmar a minha ideia de que o Bernardo Silva é de facto, por acaso, a única “pérola da formação” do Benfica que sabe jogar à bola. Dá gosto ver o rapaz “mexer na bugalhinha” mesmo que muitas vezes dali não saia grande coisa. Trata sempre bem a bola e ela agradece.
Fiquei feliz por ver também grandes jovens jogadores de futebol a justificarem as apostas dos seus respectivos treinadores como Mbappé ou Sané. E vi outros, como Falcao e Aguero, mais experientes, a mostrarem igualmente a magia do seu futebol. Uns e outros mereceram o seu palco e não foi por acaso nem por causa da idade.
Vi também aquilo a que alguns chamaram um “frango monumental” de Subasic. Foi “frango”, não contesto, aliás se somarmos a isso o penalti falhado do Falcao, fica aí a história do resultado, mas daí a chamar-lhe “monumental” teria que me esquecer de outras realidades bem mais preocupantes. Como a do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do Governo de coligação de Pedro Passos Coelho, Paulo Núncio, que deixou passar por entre as mãos dez mil milhões de euros. Isso sim foi um “frango monumental” e este aposto que não foi por acaso.

8 comentários:

  1. Gostei imenso do comentário relativo à nacionalidade do árbitro quando este decidiu não marcar a grande penalidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse comentário dos comentadores da RTP revela bem a dificuldade que alguns têm em compreender a objectividade que outros tantos (ou nem tantos assim) tentam alcançar e que eles parecem desconhecer, ignorar ou evitar.

      Eliminar
  2. Meu caro,

    Brilhante texto, parabéns!

    É interessante ver como um jogo que pouco tem a ver com o nosso futebol potenciou uma excelente reflexão sobre o mesmo.

    SL,

    ResponderEliminar