sábado, 26 de novembro de 2016

Continuamos de pé!

Entrámos com a cabeça no jogo. Estamos fora da Liga dos Campeões. Estava tudo previsto para ficarmos fora da nossa liga também. Era um jogo de mata-mata. Demos tudo o que tínhamos, até começarmos a cair para o lado. Quando não caíamos por nós, alguém nos empurrava. Mesmo assim, não deixámos que nos levassem ao tapete. Na fase final do jogo, quando ficámos a jogar com dez, conseguimos queimar tempo em todas as circunstâncias e levar a bola para a frente e para as laterais. Fomos uma equipa na fase boa e, especialmente, na fase má.

O Sporting dominou durante oitenta minutos. Fez uma primeira parte absolutamente esmagadora. Por isto ou por aquilo não marcámos os golos que devíamos. Umas vezes por azar. Outras porque há cerimónia a mais quando toca a metê-la lá dentro. Que fique o exemplo do nosso golo. Se a bola for colocada no sítio certo e no momento certo o Bas Dost sabe como as empurrar. É preciso prestar mais atenção às suas movimentações. É preciso deixar de centrar de olhos fechados e ter mais cuidado e precisão no último passe.

O Boavista não fez um remate à nossa baliza para amostra. O Rui Patrício teve como única missão queimar tempo quando tudo e todos jogavam contra nós. E, mesmo assim, estivemos em perigo. Pelas duas razões do costume. Por não conseguirmos matar o jogo quando podíamos e devíamos. Por uma arbitragem que queria à viva força marcar-nos um golo. Criou as oportunidades. Foi o melhor avançado do Boavista. Não lhe peçam é que seja ponta-de-lança também.

Pede-se demasiado ao Adrien e ao William Carvalho. Hoje, o Bruno César ajudou, mas, aos setenta minutos, estava acabado. A defesa não deu hipóteses. O Bryan Ruiz está na fase que complica sempre até perder a bola. O Campbel esforça-se. Corre, corre muito. Nem sempre bem. O Bas Dost fez o que se lhe pedia: marcar as que apanhasse. Apanhou uma e marcou-a. O Gelson joga demasiado bem para os resultados. Não se lhe pede que passe a jogar mal. Pede-se-lhe que jogue ainda melhor. Que associe ao seu jogo mais golos e mais assistências.

8 comentários:

  1. Como escrevi em varios blogs, o Sporting ia jogar contra o Fabio Lampionissimo. Assim foi. O Boabosta limitopu-se a assistir e a dar pau. Ah e a choramingar uma expulsao por caridade. Nao percebi porque. Naquela altura ja deviam ter um central expulso desde os 30 min por duplo amarelo (nao foi admoestado logo aos dois muinutos por obsequio do lampionissimo) e o caceteiro que pisou e fez uma tesoura ao B. Cesar que devia ter visto o vermelho e apenas viu o amarelo. E se quiser ser mauzinho ainda posso falar da cotovelada ao Coates que apenas valeu amarelo.
    Lampionissimo: Tentou ganhar o jogo e uns vouchers para jantar, mas foi derrotado.
    Final do jogo: Lampionissimo 0, Sporting 1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Foi um pouco mais do que isso. Não foram somente as questões disciplinares. A quantidade de livres que arranjou a favor do Boavista foi extraordinária. Deu para eles treinarem de várias posições. Foram os únicos lances que lhe permitiram levar a bola à nossa baliza.

      SL

      Eliminar
  2. Há coisas que nunca vou entender. Depois do jogo do Braga para a taça no ano passado, passou a haver mais uma, que ontem confirmei: como é que um árbitro deste calibre chega ao futebol profissional...? Eu às vezes fico na dúvida se isto é incompetência ou se é prejudicar deliberadamente o Sporting. Mas face a decisões erradas sempre a penderem para o mesmo lado, inclino-me para a segunda hipótese... Houve faltas de bradar aos céus. Qualquer toque, ou sopro, provocava a queda de um jogador do Boavista e era falta... Já no caso contrário, tesouradas e cotoveladas na cara tiveram punição máxima de amarelo, sendo que no primeiro caso nem sequer houve cartão. É surreal! O sentimento de impunidade que paira no ar é nojento, agravado pela impotência de lutar contra estas forças...

    Quanto ao jogo, uma primeira parte excelente onde só faltou a eficácia, e uma segunda parte pior onde também faltou... a eficácia. A caminho do fim, face à intranquilidade de estar a ganhar pela margem mínima e do jogo frente ao real começae a pesar nas pernas, a equipa passou por alguns períodos de aflição mas, felizmente, teve o discernimento de segurar a bola e fazer correr o relógio, técnica que faltou em Madrid e em Guimarães e que muito jeito teria feito.

    Bas Dost excelente, para mim melhor em campo. Na forma como recuou para dar linhas de passe, como segurou a bola, como a colocou nos colegas, e como finalizou aquele cruzamento de Gelson. Holandês cada vez mais entrosado.

    3 pontos numa semana futebolística que, por mim, acabou ontem, porque sobre o benfica só falta saber se ganhou porque o adversário entregou a bola 3 vezes na mesma jogada ou porque conseguiu marcar um golo que bate 3 vezes no poste e entra...

    Durante a semana vão ser frames sobre o lance do Patrício e pressão para suspender o Bruno César... Este ano, como todos os outros, é contra tudo e contra todos.

    SL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      As faltas marcadas de um lado e do outro e os cartões mostrados a uns e a outros são esclarecedores quanto à inclinação do campo. O Boavista só chegou à nossa área através de livres. Por isso é que considero o árbitro melhor avançado do Boavista. Sem ele, nem sequer chegavam à baliza.

      A equipa está a melhorar. Os jogadores conhecem-se melhor e os que vieram, como é o caso do Bas Dost, começam a conhecer melhor a equipa e as idiossincrasias do futebol português. O problema é que não tem muita margem para melhorias. O plantel não tem muitas alternativas.

      SL

      Eliminar
    2. "O problema é que não tem muita margem para melhorias. O plantel não tem muitas alternativas."

      é isto mesmo.

      Eliminar
    3. Caro Cantinho,

      Esperemos que o Jorge Jesus aproveite as poucas que tem. O Matheus não é um génio, mas tenho mais confiança nele, mesmo vindo do banco, do que de alguns cromos que estão lá.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    O jogo fez lembrar o de Guimarães, mas com menos eficácia: excelente começo com a equipa, a jogar a um nível que quase dava para ter pena de alguns jogadores do Boavista.

    Depois veio a 2a parte e todos a temer que acontecesse o mesmo que em Guimarães. Não aconteceu, quanto a mim por dois motivos. Em primeiro lugar porque parece que aprendemos alguma coisa sobre gerir resultados. É também para isto que se anda na Champions. Depois porque os jogadores do Boavista não souberam aproveitar os inúmeros livres da melhor forma: bastava terem aproveitado para empurrar ostensivamente um jogador do Sporting e introduzir a bola na baliza. É incrível como eles não perceberam que esse era o caminho para o sucesso, estava à vista de todos.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Aí está o ponto. Tivessem os jogadores do Boavista aproveitado para arranjar zaragata dentro de área e o árbitro estava lá para resolver o problema. No fim, ainda acabaria por vir um inteligente dizer que nos colocámos a jeito.

      SL

      Eliminar