segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A chatice como tática ou a tática da chatice

Vi o jogo de futsal entre o Sporting e o Dynamo. Empatámos, mas foi como se ganhássemos. O três a três final permitiu-nos o apuramento para a final-four da UEFA Futsal Cup.

O futsal do Sporting é um exemplo. Nada acontece por acaso. A época é planeada em função de objetivos bem definidos. As contratações são feitas a tempo e horas em função desses objetivos. As táticas são delineadas em função dos jogadores e das dificuldades que os adversários nos podem colocar. As jogadas, sobretudo as que resultam de lances de bola parada, são estudadas ao detalhe e executadas de acordo com o planeado. O improviso dos jogadores só entra quando está previsto entrar.

O time-out a três segundos do fim do jogo é um exemplo do carácter obsessivo do treinador. Quando todos festejavam, ele só pensava no que fazer durante aqueles três segundos. Pensou no que fazer e fez-se o que ele pensou. O resultado deste (excesso) de planeamento pode ser um jogo um tanto ou quanto chato. Mas todas as chatices fossem estas!


(O locutor da SportingTV é dos antigos. Tem tiradas que fazem lembrar os arroubos patrioteiros dos comentadores dos jogos de futebol da seleção e das competições europeia. Desqualificar o adversário só serve para desqualificar o nosso resultado. Não há mérito em ganhar sem adversário. Não há ninguém que lhe explique isto!)

11 comentários:

  1. "ó senhor arbitro.... ó senhor arbitro! " uma delicia o futsal na sporting tv!
    Leão da Palmira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes fosse dito assim, mas é mais "ó xôr árbitro". Dos comentadores da Sporting TV, os do Andebol dão 10-0 a todos os outros.

      Eliminar
    2. Meus caros,

      De facto, no andebol as coisas são diferentes. É normal que os locutores da SportingTV puxem um pouco pelo Sporting. É difícil ser de outra forma.

      Agora, não faz sentido desvalorizar o adversário e muito menos certos comentários à arbitragem. Foi uma grande vitória do Sporting porque jogou contra um grande adversário.

      SL

      Eliminar
  2. Esse parêntesis é do mais certeiro que pode haver! o homem chega a roçar o patético.

    Mas o raciocínio (rebaixar o adversário rebaixa-nos a nós) só vale dentro de campo! fora de campo temos alguns adversários que merecem isso e muito mais. Fora de campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Percebo essa diferença. Dentro do campo é uma coisa. Fora do campo pode ter de ser outra. Mas quando se está a jogar é preciso reconhecer mérito ao adversário. Sem se reconhecer mérito ao adversário não se reconhece mérito à equipa.

      SL

      Eliminar
  3. O 2 paragrafo define na perfeicao o que e o futsal do Sporting. Exemplar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O futsal no Sporting devia ser uma escola (de virtudes) a seguir nas diferentes modalidades. O futebol tem muito a aprender com o futsal.

      SL

      Eliminar
  4. A narração da SportingTV no futsal é uma vergonha. O locutor não "é dos antigos", é simplesmente parvo.
    Tudo bem que é um canal do Sporting, mas um narrador faccioso e ofensivo para árbitros e adversários é que não. Muita falta de respeito, muita "brejeirice". O narrador está a prestar um serviço, não está no café com os amigos. Os adeptos, telespectadores e intervenientes no jogo merecem mais consideração.
    O meu reparo vai todo para a narração e não para o comentário ao jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É verdade. O comentador era muito mais sensato e sabia do que estava a falar. Era quase o oposto.

      SL

      Eliminar
  5. A propósito da narração, os adeptos mais radicais dos clubes, tem vindo, paulatinamente, a remover a civilidade do discurso público. Este clima parece influenciar as almas que padecem de ductilidade indevida

    Narrações comprometidas com miopia, vernáculo abjecto nas caixas de comentários...

    Como diria o Kurt: the Horror, the Horror

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Certo tipo de comentários tem vindo a ocupar o espaço público. Existe uma futebolização do espaço público.

      SL

      Eliminar