quinta-feira, 14 de julho de 2016

A história e os seus heróis

Já tudo praticamente foi dito e escrito sobre a participação da Seleção no Europeu. Depois de tudo o que foi sendo escrito aqui também durante a competição, falta uma síntese. Uma história, uma boa história, tem sempre uma moral.

Há uma dimensão espiritual de análise, ontológica até, na qual não entro. Cada um é como cada qual e as suas crenças só lhe dizem respeito.

Tudo o que correu mal, correu bem. Se tivéssemos ganhado uns jogos na fase de grupos, o otimismo tinha crescido e não teria havido maneira de convencer o treinador e os jogadores a fazer o que fizeram depois. Como correu mal essa fase, era necessário mudar, de jogadores e, sobretudo, de atitude perante os adversários.

Passámos para o oito com a mesma facilidade que nos anunciámos nos oitenta. De favoritos à final, passámos ao fazer o papel de “underdog”. As táticas foram estabelecidas em função dos adversários e dos seus pontos fortes. O objetivo não foi o de potenciar os nossos pontos fortes, mas o de não expor os nossos pontos fracos e de reduzir as ameaças. Essas táticas tiveram algumas características singulares. Havia a necessidade de marcar individualmente certos jogadores adversários em função de certos momentos de jogo. Não havia propriamente um sistema defensivo que funcionasse em bloco, à italiana.

Estas táticas tornaram os jogos relativamente caóticos para os adversários. Ficaram de tal forma baralhados, que nenhum deles jogou o equivalente ao que tinha demonstrado na fase de grupos. Também nenhum deles acreditou verdadeiramente no que estávamos a fazer em campo. Desconfiaram de nós. Não se aventuraram muito no ataque. Devem ter pensado para eles que aquelas táticas eram um engodo. Ninguém acredita que uma equipa que tenha o Ronaldo só jogue para não sofrer golos, esperando o seu momento de sorte.

Encanámos a perna à rã jogo atrás de jogo. Demorámos todo o tempo do mundo nas reposições de bola. Entretivemo-nos a passar a bola entre os defesas e os jogadores de meio-campo. Mal havia alguma pressão do adversário, logo se atrasava a bola ao Rui Patrício. Quando a pressão aumentava mais, recorria-se à biqueirada para a frente, onde o Ronaldo fazia de pino.

Só tínhamos planos para não perder os jogos. Ainda admitimos que existisse um plano B para os ganhar: os penalties. O jogo contra a Polónia desfez essa possibilidade. Também não havia plano B nenhum. A lógica é simples e imbatível, só não se compreende como se faz no campo, a não ser tendo fé, muita fé. Em jogos a eliminar, não se pode empatar. Não se empatando e planeando não perder, só se pode ganhar.

A final contra a França era o teste do algodão destas táticas e destes planos. Finalmente jogávamos contra um dos grandes, a par da Alemanha, da Itália e da Espanha. Ganhou uma dimensão dramática e, ao mesmo tempo, épica. O herói estava preparado, mas lesionou-se no início do jogo. Cumpria-se a dimensão dramática. A dimensão épica precisava de outro herói, de um herói improvável. O herói improvável apareceu.

Esta vitória foi uma grande alegria para os portugueses. Sou insuspeito. Não aprecio grandemente a Seleção nem o Fernando Santos. Fiquei comovido no final, quando levantámos o caneco. Estas e outras palavras que se foram dizendo e escrevendo vão-se apagar. Daqui a muitos anos ainda ouviremos falar deste feito. Ficará a história e nessa história só há heróis.

8 comentários:

  1. Parabéns meu amigo.
    Esta é a História.
    A que ficará, a dos heróis, é outra,
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,

      É uma história trágico-cómica. Daqui a uns anos será mais uma história épica. Um género de descobrimentos, mas sem escorbuto.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Boa noite,

    Peço a vossa colaboração para partilharem uma nova página de Facebook e blog leonino.

    O SPRAY DO TEO

    http://ospraydoteo.blogspot.pt/

    https://www.facebook.com/OSprayDoTeo/

    Façam like e partilhem por favor. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. "Em jogos a eliminar, não se pode empatar. Não se empatando e planeando não perder, só se pode ganhar."

    Conclusão brilhante! mesmo!

    É impressionante a Fé na bola: pouco ou nada de altruísmo, tudo na pedinchice. Pede-se tudo a Deus ou a outra santinha qualquer. Principalmente pede-se tudo para nós e nada para o opositor....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Foi mesmo assim. Fazemos tudo para não perder, se não perdermos e não pudermos empatar, então ganhamos. Quanto aos golos, logo se vê. É uma fezada como outra qualquer.

      Eliminar
  4. Bom dia,
    Creio que a sua análise merecerá a aprovação de todos aqueles que se pautam pela racionalidade e pelo conhecimento mínimo do fenómeno futebolístico. A emoção que sentiu pela vitória, essa, será a de todos nós!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A conclusão que faltava. Há uma componente racional quando se vê um jogo e outra emocional. Às vezes misturam-se, mas devemos separá-las quando acaba o jogo.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Brilhante resumo da história deste Europeu. Não adianta discutir agora se o feito foi planeado ou não, se foi merecido ou fruto da sorte. Nada disso importa. Para a história fica o feito épico e os seus heróis, sejam eles prováveis ou improváveis.

    SL

    ResponderEliminar