segunda-feira, 25 de julho de 2016

Aconteceu no sábado passado

Ainda não tinha visto nenhum jogo do Sporting esta época. Vi, no sábado, o jogo contra o Lyon. Confirmei as expectativas que tinha: sem os nossos Aurélios, a coisa não parece funcionar.

Este é o problema do Sporting. Dispomos de sete ou oito jogadores de nível. Conseguimos fazer um onze competitivo a jogar contra qualquer adversário. O problema está mesmo na profundidade do plantel, ao qual se acrescenta uma outra falha na equipa titular.

Temos o Patrício, mas falta um suplente que dê garantias, não vá o Diabo tecê-las. Com o Coates e o Ruben Semedo, o centro da defesa está protegido. As alternativas também parecem razoáveis. Nas laterais as coisas complicam-se. Vamos ver se o Schelotto faz uma época parecida com a fase final da anterior. Com ele, nunca se sabe. No lado esquerdo as coisas parecem estar piores. O Zeegelaar não nos enche as medidas. O Jéfferson começa a ser um caso perdido. Ainda vamos acabar com o Bruno César.

O meio-campo é dos Aurélios: William Carvalho, Adrien e João Mário. O Bryan Ruiz joga melhor do lado esquerdo para dentro do que no meio. As alternativas parecem não existir. O Petrovic não convence. O Palhinha é uma promessa. O Aquilani é uma carta fora do baralho.

O ataque é mais do mesmo. Sem o Slimani, só fazemos cócegas. Com o Bryan Ruiz na esquerda as coisas vão melhorar. Falta-nos um segundo avançado e um extremo confiável. Pode ser que o Alan Ruiz seja o segundo avançado que precisávamos e que o Gelson Martins se afirme de vez, vontade não lhe parece faltar. Depois temos mais duas promessas: Matheus Pereira e Iuri Medeiros. Os outros não contam.

O Jorge Jesus garante-nos sempre que a equipa vai evoluir. Vai jogar pelo menos o mesmo da época passada. O problema está nas diversas frentes. Este ano temos a Liga dos Campeões. Ou fazemos como na época passada na Liga Europa, que antes de a começarmos já tínhamos desistido, ou não vejo jogadores para tantos jogos e jogos exigentes. A equipa está à pele. Pode ser que as promessas se transformem em realidades. Se assim não for, estamos tramados. A não ser que ainda se vá buscar mais alguém, rezando pelo caminho para que não saia nenhum dos titulares.

10 comentários:

  1. Os outros não contam?!!?!?
    Esqueceste-te do Podence, pah. Esse será titular de caras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tem razão. Falta o Podence. Mas o Podence entra no lote das promessas. Vamos ver no que dá. Não vale a pena por a carroça à frente dos bois. Se correr bem, melhor.

      SL

      Eliminar
  2. Basicamente é isto.
    E o mais intrigante, pois a evolução não devia ser assim, é que o 11 vai descendo de qualidade (sim, um/dois dos 5 que faltam vão sair), desde do tempo de Marco Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Para mim, no ano passado jogámos muito melhor, fomos muito mais competitivos, disputámos o título até ao fim, e não tenho a certeza se a equipa era melhor do que a do Marco Silva (no tempo dele, os melhores eram o Nani e o Carrillo). A continuar assim, a equipa este ano é capaz de não ficar mais forte do que a do ano passado. O Jorge Jesus melhora individualmente os jogadores e coloca as equipas a jogar melhor futebol. Não faz ainda +e milagres.

      SL

      Eliminar
    2. Que a equipa joga (ou jogou) mais do que no tempo de Marco Silva e l. Jardim, não há dúvidas nenhumas.
      Agora o 11 apresentado, tende a diminuir de qualidade (individual). E isso contraria aquilo que deveria ser um processo evolutivo.
      O trunfo continua a ser JJ.
      E é como diz, "não há milagres" (muito menos em jogadores que chegam com 10kg acima do peso normal).

      Cá estaremos, para sofrer (como sempre).

      SL

      Eliminar
    3. Caro Cantinho,

      A sua expressão inicial disto tudo. É uma situação intrigante. Não conseguimos através das contratações acrescentar a qualidade que devíamos ao plantel.

      Também fiquei surpreendido quando o Jorge Jesus disse que o Alan Ruiz tinha perdido seis quilos e precisava de perder mais três. É verdade que se notava.

      SL

      Eliminar
  3. Ainda não encontrei uma única opinião favorável ao que o Petrovic tem mostrado... Como é que se contrata este jogador?... E mais preocupante ainda, já lá vão 6 jogos e é a insistência do JJ nele até agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Boa pergunta! Depois de contratado tem de se confiar no Jorge Jesus. No ano passado, por esta altura, também dizíamos o mesmo do Bryan Ruiz.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Estou um pouco mais optimista. Penso que a equipa como está é mais competitiva que a do ano passado, nem que seja só pelo facto de termos o Coates e o Semedo desde o início. A grande dúvida é saber se a equipa fica assim. O ano passado perdemos os dois melhores jogadores, um deles já com a época a decorrer. Este ano existem sérios riscos de irmos pelo mesmo caminho.

    Quanto à Champions penso que estaremos no pote 4. Jogaremos pelo dinheiro, e o melhor que nos pode acontecer é passar para a Liga Europa. Por outras palavras, vai desgastar a equipa mas penso que não vai mudar o foco.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      A equipa a defender vai ficar bem. Disso não tenho dúvidas. O que tenho dúvidas é se conseguimos manter os Aurélios e o Slimani. Se predermos qualquer um deles, pela amosta, vai ser um sarilho para os substituir.

      Quanto à Liga dos Campeões, não tenho grande interesse. Ainda não começou e sou capaz de adivinhar pelo menos cinco equipas que chegam aos quartos-de-final. O problema é que há sempre uns patuscos que acreditam nestas andanças europeias e ficam muito desiludidos com os resultados ou, pior ainda, acham que há derrotas e eliminações dignas.

      SL

      Eliminar