quarta-feira, 25 de maio de 2016

Um Sporting forte, mas não muito

A hipocrisia não era completa quando os nossos adversários defendiam, há uns anos atrás, um Sporting forte. É verdade que agora que têm um Sporting a disputar o título até à última jornada não o defendem assim tanto. Mas também é verdade que, de acordo com uma notícia que acabei de ler, o nível das assistências nos estádios portugueses aumentou muito na última época, com benefícios para todos os outros clubes (especialmente para o Benfica).

O Sporting trouxe nesta última época muito mais animação ao nosso tradicionalmente entediante campeonato nacional. Pelos vistos, reflete-se nas assistências. Refletindo-se nas assistências, refletir-se-á também em todas as áreas de negócio que envolvem o futebol (media, “merchandising”, etc). Ganha o Sporting e ganham todos os outros clubes, sendo que os benefícios não são iguais para todos, tendendo a ganhar mais aqueles que têm maiores massas críticas de simpatizantes, como o Porto ou o Benfica. Por incrível que possa parecer, ganham os árbitros e tudo. É uma relação “win-win” perfeita.

Quando os analistas afirmam, por um lado, que o Sporting foi a equipa com melhor futebol e, por outro, que perdeu o campeonato devido à política de comunicação do Benfica (que, na novilíngua do futebolês nacional, quer dizer tudo e mais alguma coisa, com exceção do que se passa dentro de campo com a bola e os jogadores), algo está profundamente errado. O Sporting não existe para animar campeonatos, em particular os de comunicação. Existe para ganhar campeonatos de futebol. Dentro de campo, pode-os perder por demérito próprio ou por mérito dos adversários. Não os pode perder porque perde na comunicação ou lá o que isso é.

12 comentários:

  1. Outra máxima que adoro é "o benfica move-se melhor nos bastidores".

    Ou seja??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tudo se diz, mesmo por pessoas com responsabilidades sem haver consequências. Tudo agora é comunicação. É mais chique. Chique a valer!

      SL

      Eliminar
  2. Só se por "política de comunicação" se entende as malas de dinheiro que viciaram muitos resultados em favor dos lampiões. Como não se pode chamar os bois pelos nomes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A comunicação tem desígnios insondáveis.

      SL

      Eliminar
  3. Ou se calhar o clube do melhor futebol perdeu o campeonato porque perdeu uma quantidade estupida de pontos em jogos onde n os deveria perder.
    Dps teve de correr atrás do prejuizo e falhou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Até pode ser como diz, mas os analistas que não saem da televisão e dos jornais fala de comunicação. Eles é que sabem.

      Eliminar
    2. Caríssimo,

      Porventura tão destacados analistas não estarão a referir-se à diferença de posturas no discurso de representantes dos dois clubes?
      Do Benfica ninguém com o peso do presidente ou do Octávio Machado abriu a boca para falar do adversário nos termos que eles falaram (e não, o famoso Mister Burns n tem o mm peso). Por estes dias O presidente do Benfica quase q passa por estadista perto do presidente do Sporting...

      Eliminar
    3. Com tanto ponta-de-lança em por tudo que é sítio para espalhar a sua doutrina, para quê falar?

      É só deixar os guerras, diamantinos, farinhas e deslgados continuar a trabalhar, que ele fica na sombra qual estadista.

      Eliminar
    4. Meus caros,

      "Quod erat demonstrandum". A comunicação do Benfica foi melhor. Como foi melhor, ganhou o campeonato. É assim, não é?

      Eliminar
    5. Prezado,

      Peço desculpa mas discordo. Entre as razões pela qual o Sporting perdeu o campeonato vide a minha intervenção das 10.48 de 26 Maio.

      Eliminar
  4. É tão bom continuar a ouvir-vos,desde há 40 e tantos anos e época após época, queixarem-se de tudo e de todos e sobremaneira dos árbitros, numa época em que foram altamente BENEFICIADOS pelos seus (deles!...árbitros) erros, de cada vez que acabam DERROTADOS, pelo S. L. e Benfica, seja em que modalidade for !!!

    Entretanto a KPMG fez um estudozito ...


    "Lista dos 32 clubes mais valiosos da Europa:

    1. Real Madrid, Esp 2,9 mil milhões.

    . Manchester United, Ing 2,9.

    3. FC Barcelona, Esp 2,7.

    4. Bayern Munique, Ale 2,1.

    5. Arsenal, Ing 1,6.

    6. Manchester City, Ing 1,6.

    7. Chelsea, Ing 1,4.

    8. Liverpool, Ing 1,2.

    9. Juventus, Ita 983 milhões.

    10. Paris Saint-Germain, Fra 843.

    (…)

    21.º Benfica, Por 288.

    (…)

    28.º FC Porto, Por 188."

    ...onde da "maior potência desportiva nacional" nem mal se 'ouve' falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Este "post" era sobre comunicação e assistências. Quando tiver alguma coisa relevante a dizer sobre isso, volte. Aguardamos por si.

      Eliminar