quinta-feira, 14 de abril de 2016

Descubra as diferenças

As notícias que chegam de Inglaterra dizem-nos que um árbitro foi substituído de um jogo do Totenham porque é adepto e reside em Leicester.

Em Inglaterra, tal como cá, os árbitros erram, e esses erros (também) decidem campeonatos e taças. Em Inglaterra, tal como cá, as pessoas desconfiam da intencionalidades desses erros. Agora em Inglaterra, ao contrário do que acontece por cá, há algum bom senso na gestão destas coisas. Sabe-se que os árbitros erram. Acredita-se que não é intencional. Confia-se no trabalho dos árbitros. E tem-se bom senso: não se envia um adepto de um clube rival arbitrar um jogo decisivo da equipa com a qual esse rival disputa o campeonato.

Por cá este simples gesto de bom senso, seria visto como uma 'ofensa' ao carácter do árbitro. Não é. O árbitro é um ser humano e tem direito a isso. Por exemplo o João Capela tem direito a ser adepto do Benfica (assim como o Mota) e o Jorge Sousa do Porto. Vítor Pereira é que devia ter o bom senso de não os colocar nas peculiares situações em que colocou o Capela na semana passada, por exemplo (ao que dizem até correu bem, mas podia não ter corrido). Parece tão óbvio que o simples facto de não ter esse bom senso nos deixa todos a perguntar: porquê?

7 comentários:

  1. já o hugo miguel e o xistra podem apitar o sporting... ai, ai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu ponto é mesmo esse, se calhar podem, mas não devem...

      Eliminar
  2. Se o Xistra é sportinguista porque razão fez vista grossa a três grandes penalidades cometidas pelos jogadores do benfica em Guimarães? Terá sido para beneficiar o Sporting?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Xistra erra não por ser sportinguista, mas por ser humano. Agora a interpretação que fazemos dos erros dele muda sabendo que o rapaz é do Sporting... neste caso faz um esforço notável para que tal não se note! Um esforço daqueles que pode valer um campeonato... e não é para o Sporting!

      SL

      Eliminar
  3. O Totenham não pode falar muito...

    https://youtu.be/StRVqK7xgw4

    ResponderEliminar
  4. Caro João,

    A arbitragem é uma doença. Por muito boa vontade que se tenha a falar do tema, logo aparece alguém a falar de um Xistra qualquer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      É mesmo. Não adianta falar, vai continuar sempre tudo na mesma. Por muito que se tente generalizar a discussão é sempre reduzida a um árbitro ou até um lance...

      SL

      Eliminar