sexta-feira, 18 de março de 2016

Construir o inimigo

Esta semana foi pródiga em eventos (supostamente) desportivo-mediáticos. O Carrilho terá sido visto num dentista em Gondomar. Carrilho recusa-se a ingerir quaisquer alimentos sólidos ou líquidos na academia (vai com a marmita, presume-se). Carrilho pede para esperar no quarto e desde então não mais é visto. Terá sido por na triagem lhe terem dado a pulseira verde? Não sabemos. Terá mesmo estado na academia, ou seria um sósia? Ninguém sabe. Informações fidedignas situaram Carrilho no Sardinha Viva, em Braga, uma destas noites. Se não era ele era muito parecido, terá dito a fonte. Entretanto, ficamos a saber que o Coates recebe um ordenado chorudo, e não um pagamento em géneros, como é apanágio dos outros clubes que disputam a liga. Por outro lado, consta que o Sporting não vai accionar o alçapão e o Ezequiel Schelotto ficará por mais três temporadas no plantel. A sério.

Se na outra semana tivemos o caso dos panfletos, nesta tivemos direito ao não menos mediático (e francamente previsível) Ináciogate. Umberto Eco explica bem estas geringonças no seu livro “Construir o Inimigo – e outros escritos ocasionais”. Leiam que vale a pena.

No meio disto, lembrei-me que amanhã há jogo com o Arouca. A equipa do Lito Vidigal deve aparecer na sua versão autocarro colorido, uma daquelas camionetas da carreira que por fora têm escrito ecológico, mas que deitam fumo negro pelas bordas. É com esse fumo que nos devemos preocupar. Com esse fumo e com o Schelotto, que se vai manter na equipa, jogando o João Pereira a lateral esquerdo. Diz que o Teo (se não for possível amarrá-lo a uma árvore) deverá jogar de início. Ou teremos um momento Slibarcos?


Nota: Amanhã temos derby em futsal com o Benfica e uma importante deslocação a Braga, para o primeiro jogo do play-off (meias-finais) com o ABC em Andebol. No domingo, viagem a Valongo para jogo de Hóquei em patins com a equipa local. 

11 comentários:

  1. construir o inimigo - aquilo que bruno de carvalho fez desde o 1º dia de sporting. não faz outra coisa. e esta época, fá-lo diariamente.

    e depois, como sempre, acusa os outros daquilo que ele próprio faz.

    a carneirada, essa, nem questiona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção! Mais uma virgem ofendida! O horror, a tragédia e a desgraça que esse bandido do Bruno Miguel provoca neste mundo. É ele o responsável pelo estado a que o futebol português chegou, pelo pó branco na porta 18, pelas dívidas do orelhas ao BES, pelas agressões aos jornalistas na Assembleia do FCP, da fruta oferecida aos árbitros pelo "Papa", pelos vouchers aos observadores, árbitros e famílias, pela fome no mundo e pela guerra no Iraque e na Síria. Quem pode questionar isso?

      Eliminar
    2. Pois claro. Antes de BdC o futebol português era um mar de rosas. Os dirigentes tratavam-se educadamente e com o maior respeito. Nunca sentimos vergonha alheia ao observar os diálogos Pinto da Costa-Luis Filipe Vieira épocas a fio.

      Não houve um campeonato dos túneis.

      Não houve o do colinho. O Estoril nunca foi jogar ao Algarve.

      Era só boa gente.

      E esse malvado do BdC chega e desata a desvirtuar o fenómeno desportivo, não a oferecer vouchers, mas a exigir competência arbitral, que, como se sabe, é uma pressão intolerável.

      Eliminar
    3. Mais um saudoso dos tempos godinheiros. Um admirador do ó tempo volta para trás. Mas não volta fdp.

      Eliminar
    4. Meus caros,

      Tudo percebido ao contrário. A construção do inimigo tem sido feita do outro lado da 2ª circular. E, pelos vistos, bem feita.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Gabriel,

    É o que dá misturar o Umberto Eco com o futebol. Dá uma confusão danada. No futebol só pode ir até ao Borda d'Água.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tudo percebido ao contrário. A construção do inimigo tem sido feita do outro lado da 2ª circular. Por isso as notícias do Carrilho, o parecimento dos panfletos e, claro, a história do Inácio. É disso que se trata.

      E bola, nada?

      Um abraço

      Eliminar
  3. Ganda posta de garoupa JP:)
    mas localiza-te bem: uma larga maioria de analfabeto- funcionais, não me parece que a reflexão e o pensamento estejam muito em voga.
    de resto, basta ver a ausência de referência ao "jogo", perdurando apenas o ruído.
    Ruído é que se quer logo à tarde, com mais de quarenta mil rugidos, esses sim, para ver o matcht. Tenho pena de não poder hoje lá estar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Não deixa de dar um certo gozo, e nem sequer corresponde àquela ideia do Lautréamont de semear a discórdia no seio das famílias, sejam estas quais forem. O melhor seria começar a desconstruir, no bom sentido pós-moderno.

      Logo verei o jogo pelo ecrã. Antes disso temos o futsal...

      Um abraço

      Eliminar
  4. basta olhar para a capa da bola hoje para perceber que o gabriel pedro tem razão. Joga o Sporting mas não interessa, a capa é so o caceteiro Sanches na selação. Acordem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Uma capa sintomática da construção mediática de um mito. Entre outros. Pena não estar lá também aquele craque do Gonçalo Guedes, ou já terá sido vendido por 50 milhões ao Chafarrica City?

      Vamos mas é dar conta da camioneta do Arouca!
      SL

      Eliminar