quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Injustiças

Cometemos muitas injustiças no julgamento dos nossos jogadores. O André Martins constitui o meu ódio de estimação. Estou como o cão do Pavlov, mal o rapaz toca na bola começo logo a salivar furioso. Até o corte de cabelo me irrita.

O que caso mais recente é o do Mané. Parece que corre primeiro e pensa depois. Parece que não consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo. De repente, transformou-se no patinho feio dos adeptos. Ofensa das ofensas, já havia quem o comparasse ao Djaló.

É intermitente. Aparece e desaparece dos jogos. Faz jogos bons e outros horríveis. No entanto, tem sido por diversas vezes decisivo. Marcou golos decisivos e, no último jogo, ofereceu dois golos, ao Montero e ao Carrilo, fazendo dois passes para o sítio certo e no momento certo, respeitando as desmarcações dos colegas.

Isto para dizer que, numa equipa, todos os jogadores são úteis. Nem todos são o Nani, que raramente faz um mau jogo, se é que até agora fez algum. Mas devemos contar com todos. Cada um à sua maneira, acrescenta sempre alguma coisa à equipa. Se mais não fizesse, o golo em Braga tinha justificado por si só a contratação do Tanaka.

6 comentários:

  1. O caso do André Martins é por demais evidente. Ele tem pouca estampa física para poder ser usado em jogos onde seja necessário choque, mas tem uma inteligência bem acima do normal (até superior à do Adrien e do William).

    Para mim é um jogador que defende melhor que o próprio Adrien, mas pouco é testado nessa posição. Insistem em usá-lo mais à frente no campo onde as capacidades dele por vezes aparecem, mas não muitas vezes, pois não é um jogador como o Gauld, por exemplo, que possa levar a bola no pé e passar uns tantos jogadores.

    Continuo a dizer que a equipa ficava mais bem servida com o trio:

    William J.Mário A.Martins

    ResponderEliminar
  2. Para cada Pedro Barbosa é preciso um Toñito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. …que é como quem diz, para cada D. Quixote um Sancho Pança!
      Melhor ou pior, fazem todos a sua parte!
      SL

      Eliminar
  3. Pois eu gostaria muito de ver o meio-campo com o William J.Mário e Gauld.

    ResponderEliminar
  4. Reconheço que este não foi dos meus “posts” mais felizes. Há dias assim. Precisava urgentemente de me reconciliar com o Mundo. Alguém por muito estúpido que seja cumpre o seu papel. Às vezes não percebemos qual é. Daqui não decorre que não tenha um e que alguém não o possa considerar útil.

    Isto parece paleio de livro de auto-ajuda, projecto que ambiciono concretizar um dia. Precisava de me reconciliar. Não me apetecia reconciliar com as pessoas com quem me devo reconciliar. Reconciliei-me com o Mané e o André Martins. É pura sublimação, mas às vezes é necessária.

    Em síntese, nada disto é para levar a sério. Amanhã voltarei a malhar no André Martins ou noutro qualquer, bastando para tal que não ganhem ao Benfica.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto que quase todos tem a sua utilidade, se o treinador for competente, sobretudo. O Mané vinha a fazer uma serie de jogos tirados a papel químico do Djalo nos seus piores dias. Espero que tenha uma carreira bem melhor que o Yannick, mas não ponho as mãos no fogo de que a terá.

    Eu não quero ser advogado do diabo mas não posso deixar de dizer que as pessoas se esquecem de que o Djalo fez um numero bem aceitavel de golos decisivos e bons jogos em clássicos, derbys, na Europa e em jogos normais também.

    Como o considero um jogador bem abaixo da media do que o Sporting deve ter espero que o Mané não seja parecido, mas que ás vezes a semelhança é "uncanny", lá isso é. Espera-se que ele seja melhor jogador em absoluto que o Djalo ou que evolua para melhor, pura e simplesmente...não dou é isso como garantido, porque não me esqueço das coisas porreiras que o Djanick foi fazendo de vez em quando.

    ResponderEliminar