segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Perder um jogo e não perder a cabeça

Pode-se perder um jogo. O que não se pode é perder a cabeça.

O jogo contra o Guimarães foi uma porcaria, primeiro ponto. O campo estava num estado lastimável. A bola andava aos saltos permanentemente. Perante isso, tinha que se jogar forte e feio. O Guimarães fê-lo. Nós não. Resta saber se o não fizemos por soberba ou por incapacidade. Se for a segunda é que é grave.

O jogo resolveu-se mais pelo acaso do que por qualquer outra razão. Os dois primeiros golos são de bola parada. O segundo é um autogolo precedido de fora-de-jogo. Tirar daqui grandes conclusões sobre banhos táticos é a normal teoria da construção “a posteriori” dos jogos a partir dos resultados. 

A segunda parte foi uma autêntica vergonha. Valeu de tudo. Uma agressão que passou sem vermelho. Jogadores a rebolarem-se no chão ao mais pequeno toque. Perdas de tempo sistemáticas. O futebol português no seu melhor.

Agora, é neste futebol que vamos ter que jogar. Temos que estar preparados para isto e muito mais. Às vezes não dá para sair a jogar. É necessário jogar à biqueirada para a frente e ganhar as bolas divididas. A defesa é má. Mas parece pior do que é. O meio-campo tem que a proteger mais e melhor. Não se pode soltar toda a gente para o ataque. O William Carvalho, em muitos jogos, tem que ser mais posicional e não deixar grande espaço à frente da defesa. Os extremos têm que baixar, para que os laterais possam fechar mais dentro.

O Marco Silva tem que garantir que, em certas fases de jogo, a equipa não se expõe. Mais, tem que treinar as bolas paradas, defensivas e ofensivas. Em Portugal, os jogos ganham-se nessas jogadas. A conversa da tática é treta. O Guimarães ganhou com três bolas paradas.

Só existem duas dúvidas: se o Marco Silva aprende, e com ele a equipa, e se a preparação dos jogadores dá para aguentar estes jogos todos.

6 comentários:

  1. Boa. Bem esgalhado. Uma lucida leitura da realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Quem não viu o jogo, pensa que foi uma jogatana espetacular e que o Guimarães jogou que se fartou. O jogo foi uma porcaria, antes de mais porque o campo estava impraticável. É mais fácil pressionar o adversário quando não se consegue fazer um passe de jeito.

      Agora os nossos têm de aprender a jogar feio como os outros quando o campo não ajuda.

      SL

      Eliminar
  2. Como sempre, na mouche. Obrigado pelo post.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Quem nos ouvir e nos ler nos últimos dias, parece que não ganhámos há dias no Dragão. Nem oito nem oitenta.

      SL

      Eliminar
  3. Tanta conversa e não foram 5 porque não calhou!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há limites para o número de autogolos que o Maurício marca por jogo e para os golos em fora-de-jogo.

      Eliminar