domingo, 2 de março de 2014

Vão de andor para não enjoarem

Os golos do Gaitán dão novos mundos ao mundo. O Markovic é a última pérola descoberta no Ocidente. O Enzo Pérez é o jogador mais intenso e fulgurante do campeonato. O Fejsa é melhor que o Matic a defender. O Rodrigo vale trinta milhões. O Luisão está a fazer a melhor época em Portugal. E podia continuar por aí fora.

Os jogos é que são uma maçada. A Bola diz o seguinte no final do jogo contra o Belenenses: “Gaitán anotou um golo fantástico que ditou a vitória do Benfica por 1-0 sobre o Belenenses. A gestão das águias marcou o jogo. Tiago Caeiro viu um golo mal anulado, mas faltaram argumentos ao Belenenses para fazer mais”. Faltaram argumentos segundo eles. Ora nem mais. O argumento deste jogo estava escrito e ao Belenenses coube-lhe representar o papel que lhe tinham destinado.

Vamos ao contrafactual. Vamos simplificar as coisas. Vamos analisar “ceteris paribus” somente dois jogos. Hoje o Benfica empatava. Ao Slimani não lhe tinham anulado um golo limpo contra o Nacional e o Sporting tinha ganhado. Se assim tivesse sido, e era assim que devia ter sido, o Sporting estava hoje a um ponto do Benfica e a seis do Porto.

Não, o Benfica não está a ser levado ao colo. É de andor que o estão levar. Não, não é trocadilho com o nome do seu treinador. É que o Benfica não está a ser carregado por uma só pessoa ou instituição. Está a ser levado por muitos e sem grandes abanões, não vão lá enjoar na viagem.

34 comentários:

  1. Meu caro
    Perfeita análise e, infelizmente, certíssima. Os adjetivadores da excelência benfiquista já não conseguem conter mais o seu entusiasmo e a verdade dos factos atrapalha esse tipo de narrativas épicas.
    Também em Guimarães tentaram levar ao colo o outro candidato mas só deu para o empate.
    A palhaçada continua ou não estivéssemos no país do “eterno carnaval”.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente post. E ainda falta o penálti contra o Rio Ave, e o penálti contra a Académica ambos por mão na bola visível por todos os espectadores e CS. Se houvesse verdade desportiva o Sporting seria agora líder isolado. Mas não nos deixam. Podem encomendar as faixas. A viagem será suave, segura e sem enjoos.

    ResponderEliminar
  3. LOOOOL, e os golos em fora de jogo do Montero?

    E o penalty contra a Académica num lance em que não foi falta, e a ser seria fora da área e... fora do campo?

    Curem-se e ganhem aos corruptos daqui a duas jornadas!

    ResponderEliminar
  4. O Sporting não joga ponta de caralho há 3 meses. Ganham porque os outros são fracos e porque têm um treinador que organiza muito bem a equipa. Dêem-se por satisfeitos de terem o LJ.

    Deixem de ser arrogantes e pode ser que um dia venham a ganhar qualquer coisa. Metam-se no vosso lugar, por agora, que onde estão, estão francamente bem. Ou preferem o 7º lugar?

    Façam o vosso trabalho e deixem-se estar calados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó Vargas, e nós é que somos arrogantes? Gosto de ser sportinguista porque acho que em geral os sportinguistas não se armam em parvos e arrogantes, mesmo quando podiam fazê-lo. Vá ver se chove pf

      Eliminar
    2. Eu não estou a ser arrogante, e sim sou benfiquista. Mas vocês tendo em conta aquilo que jogam e que em 3 jogos contra os rivais directos fizeram um ponto, falam de arbitragens para quê? 4 empates em casa? E falam de arbitros? Ah o com o Nacional.

      O Benfica empatou com o belém com um golo descarado em fora de jogo, MAS também não jogou nada. Por isso não mereceu ganhar. Vocês jogaram bem com o Nacional? É que eu vi um jogo extremamente partido E em alvalade.

      E eu é que tenho palas? O jogo tem 90 minutos, se jogarem melhor que a outra equipa em todas as instâncias do jogo, com sem e sem bola etc. vão ganhar 99% das vezes. Estou-me me borrifando para os árbitros, isso é desculpa de aziado.

      Vieram da última época de moletas e estão a fazer uma época extraordinária.

      Eu se fosse do SCP estaria muito contente este ano.

      Rui Nuno, vocês são os maiores. Os outros é que são os maus, mas tudo bem este blog é tendencioso e portanto não me espanta o post.

      Abraço

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Quaro empates em casa. Vamos aos empates. Golo mal anulado e empate contra o Nacional. Penalty descarado e empate contra o Rio Ave. Novo Penalty descarado e empate contra a Académica.

      Não estamos a jogar bem. É um facto. Agora, o Benfica tem passado a época a fazer autênticos hinos ao futebol. Mais de metade dos jogos foram ganhos aos trambolhões.

      Não, vocês não são arrogantes. Isso é um facto. Aliás, o seu comentário é de uma humildade que até irrita.

      Um abraço

      Eliminar
    4. Em não quero saber das arbitragens, sócio. Tu podes me vir com todas as estatísticas que quiseres. O que importa é o jogo jogado. Eu recordo-me que há 2 anos o SLB perdeu com o FCP do VP na Luz com um golo em fora de jogo claro do Maicon, mas não foi por isso que perdemos.

      Perdemos porque não jogamos para ganhar. Percebes a diferença? Olha para o jogo, antes de olhares para os senhores do apito. Nesses empates, em quais deles é que o SCP merecia sem sombra de dúvidas ganhar?

      E diga-se eu não sou anti. Fico muito satisfeito com a actual classificação do SCP. O futebol português ganha com isso. Espero que continuem. O objectivo do meu comentário era para ganharem humildade e perceberem a situação em que se encontram, porque o teu post foi de anti. E isso é que eu não tolero. Nem em ti nem em ninguém quer seja do meu clube ou dos outros.

      Ódio gera mais ódio e o futebol português é fraco por uma questão cultural e social. Como atitudes deste género.

      Relativamente ao Benfica, não estamos a dar nenhum espéctaculo de futebol, como por exemplo na época transacta. Mas isso assenta-me muito melhor, porque gosto muito da consistência defensiva que a equipa está a ter e da organização colectiva que é muito forte.

      Se jogares melhor que os outros- ganhas 99% das vezes. Surpresa não é? Ser melhor significa seres superior com bola e sem bola. Em quantos momentos do jogo é que o SCP o faz?

      Eliminar
    5. Mais vale estar calado e parecer parvo que abrir a boca e confirmá-lo.

      Olhe que para um tipo que não é anti (e arrogante, já agora...)o seu primeiro post não está nada mal. E deixe-se dessas tretas de gostar da actual classificação do Sporting assim e assado...é mentira e todos sabemos.

      Eliminar
    6. Ok vocês são um caso perdido. Só procuram insultos e para quem se diz diferente são todos iguais. Não tenho de te convencer de nada, porque nem sequer te dignas a falar com um nome. Cobardolas do caralho. Grande blogue que vocês aqui têm. Parabéns.

      Eliminar
    7. Deixa lá ver se percebo a "lógica" lampiónica...

      Se uma equipa jogar mais ou menos mal (avaliação subjectiva) o árbitro pode prejudicá-la ou favorecer descaradamente os seus adversários directos. Portanto, jogas mal, és roubado e não te podes queixar... Só mesmo duma cabecinha de milhafre podia sair uma teoria destas.

      Realmente os carnidenses devem ter jogado muito bem no empate com o Arouca (empataram em casa com um penalti inventado no fim), no empate com o Gil Vicente (onde não aproveitaram uma oferta do Paixão com o jogo a acabar), na vitória por 2-3 sobre o poderoso Olhanense (com um golo de Lima em fora de jogo), quando eliminaram o SCP da taça (golo off-side de Cardozo, dois penaltis perdoados e dois cartões vermelhos que ficaram no bolso) e contra o Belenenses foram sublimes (justificando a anulação de um golo limpo ao adversário)...
      Não sei se reparaste mas todos estes jogos foram decididos pela margem mínima pelo que estes erros deram directamente pontos...
      Não tires as palas , não!

      Da mesma forma (seguindo a lógica tortuosa das gaivotas) as mãos na bola e consequentes penaltis perdoados a Rio-Ave e Académica e o golo anulado a Slimani contra o Nacional expressam o futebol total practicado por estes adversários do SCP...

      E para os que falam dos golos em fora de jogo do Montero (um contra o Olhanense (ficou 0-2), um precedido de fora de jogo (o golo é em jogo!) contra o carnide e outro contra o Alba (ficou 8-1)) deixo aqui a lista dos golos em fora de jogo dos mais maiores grandes do universo:

      - Cardozo ao Sporting, (taça de portugal, resultado final 4-3);
      - Lima ao Olhanense, (campeonato, resultado final 2-3);
      - Rodrigo ao Marítimo, (campeonato, resultado final 2-0);
      - Suljemani ao Penafiel, (taça de portugal, resultado final 0-1);
      - Lima ao PAOK, (liga europa, resultado final 0-1).

      Ainda tens de comer muita sopinha Montero...

      Eliminar
    8. E tu não vás ao médio não amigo. Bonecos do caralho só falam de árbitros. Puta que me pariu que atrasados. Fechem este blog aqui não se fala de nada. Vocês de futebol percebem zero. Foda-se.

      Eliminar
  5. Caros benfiquistas,

    Rua. Fora daqui. Vão para os vosso blogues falar do Gaitán, do Markovic, do Luisão,do Fejsa, do Garay, do Sálvio e de todos este jogadores brilhantes que hoje ganharam por um a zero porque o Belenenses não teve argumentos para mais.

    ResponderEliminar
  6. "Ao Slimani não lhe tinham anulado um golo limpo contra o Nacional e o Sporting tinha ganhado."

    Meu caro, antes de mais, aprenda a escrever em bom português.

    Depois, podemos falar dos vários golos do Montero em fora-de-jogo - inclusivé do jogo Sporting-Benfica, onde para além do golo em offside temos um penalty por marcar a favor do SLB.

    Veja ainda o Benfica-Belenenses e fale-me do golo dos azuis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O verbo ganhar, como muitos outros, tem dois particípios. Um regular (ganhado) e outro irregular (ganho). Recorre-se à forma regular quando é uma auxiliar dos verbos ter ou haver.

      Enfim, o campeonato ainda não está ganho apesar do Benfica ter ganhado. A ignorância não é doença. É uma coisa que, lendo os blogues certos, passa.

      Eliminar
    2. "A ignorância não é doença", mas a ignorância atrevida é. Não admira vinda de quem tem NN no nick... Terá ganhado juízo o lampião?

      Eliminar
    3. Meu caro Leão,

      Estes benfiquistas têm uma cabeça que não nos pára de surpreender. Se o deixassem, o árbitro de hoje até mudava a gramática só para alegrar os benfiquistas.

      SL

      Eliminar
    4. Assim se escreve em "bom português".

      Adoro o argumento "na 1ª volta também fomos prejudicados contra o Belenenses".
      É que se isto é para cobrar dívidas antigas, então quando chegar a nossa vez temos os 30 anos seguintes de pleno sucesso desportivo.

      E ontem o jovem do Belém devia Montero no nome. Porque esse sim, marca para aí 15 golos em fora de jogo.
      É como os penaltys do Jardel.

      Uma mentira contada muitas vezes...

      Eliminar
    5. Meu caro Cantinho,

      Quem os ouvir falar, parece que o Montero marcou aí uma dúzia de golos em fora-de-jogo. Marcou um contra o Olhanense. Contra o Benfica não marcou em fora-de-jogo. Dez minutos antes do golo estava milimetricamente fora-de-jogo. Entretanto, já lhe anularam um golo por estar em fora de jogo quando não estava.

      SL

      Eliminar
  7. Caro Rui Monteiro, não se chateie com espécie....deixe-os andar por aqui, que eu, e alguns outros, gostamos de começar o dia a rir!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não me aborreço. Alguns são divertidos. Não gosto é de palavrões e de malta que faz disto uma guerra qualquer.

      SL

      Eliminar
  8. Há umas coisas nas livrarias que se chamam Gramáticas. Sugiro que compre uma, dá jeito!
    Este é um erro muito comum em Português, mas antes de se criticar os outros convém estudar um pouco para não se fazer figura de URSO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É um erro muto frequente. O que espanta não é isso. O que me espanta é que alguém procure dar lições aos outros quando não sabe.

      SL

      Eliminar
  9. Eu ainda sou do tempo em que o Benfica ganhou uma eliminatória da Taça de Portugal com um golo em fora-de-jogo do Cardozo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      E mais dois penalties roubados. Só o Montero é que marca em fora-de-jogo.

      SL

      Eliminar
  10. E o Miguel Rosa? Já se descobriu porque razão, o mais influente jogador do Belenenses não jogou?

    É impressão minha, ou estamos a ver Filipe Vieira, copiar linha por linha, a cartilha seguida durante 30 anos, pelo idoso proxeneta com problemas de flatulência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Ainda para mais esqueceram-se de explicar ao treinador do Belenenses a coisa. Num disparate destes o Porto não cai. No mínimo, o rapaz tinha de estar indisposto.

      SL

      Eliminar
  11. Os blogues leoninos estão cheios de comentários lampiónicos. Eles vêm a blogues sportinguistas para aprender a escrever, para poder dizer que comentam em blogues sportinguistas o que é logo visto como um avanço intelectual. E por último, tentarem-nos convencer que ganham de forma limpa, apesar de todos vermos que andam a ser levados ao colo, ganhando alguns jogos de forma sujinha, sujinha! São actualmente, os donos do SISTEMA. Custou mas conseguiram expulsar os andrades! Até ao fim do campeonato vai ser um passeio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eles no fundo gostam de companhia. São uns tipos solitários. Podiam-se dar entre eles. Mas não gostam.

      SL

      Eliminar
    2. Eu vou contar aqui uma história, absolutamente verídica, que se passou na minha terra, mas que por motivos próprios não vou aqui identificar, e que confirma que de facto os lampiões não se dão entre eles. Então passou-se assim: houve um ano em que os lampiões lá da terra resolveram, como veem na televisão (eles normalmente não saem da terras sem ser para ir ao médico ou a uma excursão), fazer uma festa da família benfiquista onde todos pudessem esconjurar o pinto da costa e demais entourage de forma plena e abundante e em simultâneo elevar ao estatuto de deuses jogadores como luis filipe, quim ou o mexicano Fonseca. Havia um organista da terra a dar música aos convivas, foguetes a acompanhar, assim como estava prevista a presença de uma velha glória (creio que era o José Augusto) que levaria ao delírio as dezenas de lampiões em êxtase. Acontece que neste tipo de eventos entra necessariamente uma variável difícil de controlar que é a linguagem humana e a oralidade de cada um. Depois de muita discussão sobre o melhor golo da época e respetivo autor (esqueci-me de referir que todo este processo só foi possível devido à ajuda do tinto lá da adega e de umas valentes grades de minis) passou-se para o repasto propriamente dito. O menu consistia, como não podia deixar de ser, de sardinha e pimentos assados (até nisto houve discussão pois houve alguns que achavam que só deviam assar pimentos vermelhos....). E foi aqui que tudo começou. Ainda hoje não se sabe bem como, mas de repente três dos lampiões que participavam na festa começaram à pancada como se não houvesse amanhã, e que rapidamente alastrou à restante entourage, que diga-se, nesta altura já estava bem regada e já não distinguia coisa com coisa. Há quem diga que o problema teve origem na forma como um dos lampiões estava a assar as sardinhas, outros em como um dos lampiões quis comer um pimento dos vermelhos que já estava destinado a outro lampião, enfim...até hoje ainda não há versão definitiva! O que é certo é que a "festa" acabou com a presença da GNR e com o centro de saúde lá da terra a cozer cabeças de lampiões. Mas ainda há mais....no ano seguinte resolveram fazer nova festa! Desta vez, e para não haver chatice como no ano anterior os organizadores "pensaram" em fazer tudo por tudo para que a cena não se repetisse! Após analisarem "seriamente" o que se tinha falhado no ano anterior chegaram à conclusão que a "culpa" tinha sido das sardinhas (esta gente de facto não existe...). Então alteraram a ementa para febras grelhadas! De facto esta ideia foi genial já que se conseguiu de facto evitar que as "febras" começassem nova zaragata! Claro que houve confusão e zaragata à mesma, mas agora a responsável foi uma "salada de alface" mal temperada. Terminar apenas referindo que no ano seguinte já não houve festa nenhuma!

      Eliminar
    3. Anónimo, não arranjes emprego nem mulher não.

      Mata-te.

      Ou interna-te

      Eliminar
  12. Esta história dos golos fora-de-jogo do Montero é um mito muito bem alimentado pela imprensa. Ora então vejamos, marcou um golo fora-de-jogo ao Olhanense. Correcto, fez exactamente o mesmo que Lima fez, no mesmo campo, só que por muito, mas mesmo muito menos distância; e quando o jogo estava 0-0 e com o Sporting a pressionar, não quando a sua equipa estava a perder 1-0 e num marasmo de ideias. Antes, havia feito um golo, precedido de fora-de-jogo milimétrico, contra o Benfica, também quando estava 0-0. Exactamente o mesmo que fez Cardoso no jogo da Taça, com o Sporting, imagine-se a coincidência. Mais uma vez com uma pequena diferença. Num caso há 26 jogos para recuperar a "perda", no outro, havia umas dezenas de minutos...
    Perante isto, porque será que parece que em Portugal apenas o Montero marca golos em fora-de-jogo???
    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem lembrado. Devia ser colado na testa de muitos lampiões.
      O outro mito é o Penalty do Jardel na Luz, mas nesse jogo marcaram um penalty contra o Sporting,numa mão do Beto, muito duvidosa.

      Eliminar
  13. E o penalty marcado ao Belenenses, a vosso favor quando o jogador do sporting, "saiu" para tomar café??? Foda-se que aziados cepos

    ResponderEliminar