sábado, 5 de janeiro de 2013

O que é preciso mais para se declarar o estado de emergência?

Liga-me o Júlio Pereira e diz-me que a sua “box” deu o berro. A malta já nem assobia. Os jogadores já não acreditam. O treinador já não substitui. O que é preciso mais para se declarar o estado de emergência?

Vamos ao jogo.

Os jogadores do Sporting não pressionam ninguém. Perdem a bola e recuam para o seu meio-campo como qualquer equipa da sua classificação atual. Pressionaram mais à frente os jogadores do Paços de Ferreira do que os do Sporting.

Continuamos a jogar só com um ponta-de-lança. Mesmo a perder, continuamos assim. Não só ficamos mais longe do golo como, ainda para mais, não se obriga o adversário a recuar na zona central. Já não se pede nenhum avançado em condições. Suspira-se pelo João Tomás. É que nas poucas bolas em que se ganha a linha, o Wolfswinkel vai sempre ao primeiro poste e falta alguém ao segundo ou atrás dele. Não jogamos com dois pontas-de-lança e acabamos com o Rui Patrício na área do adversário, a suprema ironia.

O treinador ajuda pouco. Meteu o Pranjic, o que não se compreende. Mas o que se compreende ainda menos é que o tenha deixado a arrastar-se durante o jogo todo. Mais, não só não substitui quem deve como demora a substituir. A entrada do Esgaio a dois minutos do fim só pode ser interpretada como uma brincadeira de mau gosto

Bem, o treinador assinou hoje o seu despedimento. Em condições normais, o Presidente também. O problema será sempre o dia seguinte, com o Jesualdo provavelmente e sem dinheiro para pagar salários, quanto mais para se contratarem os jogadores que podem evitar a catástrofe.

19 comentários:

  1. Meu caro Rui
    A equipa da "capital do móvel" ganhou à equipa imóvel da capital, apenas isso.
    No estado em que as coisas estão é preciso não extremar e tomar as medidas adequadas. Depois de dispensar o presidente eo seu staff, a segunda deve ser contratar um treinador, mas não pode ser um qualquer. Deve ser um habituado a assegurar a manutenção das equipas, o professor Neca ou o Zé Mota, por exemplo. Temos que colocar o autocarro na frente da baliza e jogar para o empate. Para o ano, se isto não resultar, temos que contratar um treinador habituado a fazer equipas subir ao escalão principal. Em relação aos jogadores devemos adotar a postura do velho monarca em relação à escolha do rei, “qualquer c... serve”!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A continuarmos assim, ficaremos cada vez mais endividados. O imobilizado não se mexe e, assim sendo, deprecia-se. Mais, os passes dos nosso jogadores tanto estão do lado do ativo como do passivo.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Solução para o problema do Sporting... Ofereçam o Patrício aos vossos amigos corruptos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era mesmo o que faltava, além de fazer maus negócios com o fcp,agora começar a oferecer jogadores também ao slb.

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Vocês ficaram com o Djaló. Não se podem queixar. Cada um fica com o que pode.

      Eliminar
  3. Como o Rui contou, a minha “box” fez-me um favor e deu o berro às 18h00, exatamente quando me sentava para assistir a mais um suplício. Em desespero, ainda liguei para a ZON, mas, nada feito – mais ou menos quando o Hurtado marcou o golo, deram-me também a sentença – vai ter que trocar a “box”. Amanhã vou tratar desse assunto.

    Pode ser que com a nova “box” tenha de volta o bom velho Sporting. E daí talvez não. Não sei como saímos desta. OK, a saída do Treinador parece-me evidente(e já agora do adjunto, pois há que manter as boas tradições - quando o chicote salta é para todos). Tal como o Quique Flores, as suas conferências de imprensa são excelentes. Tal como o Quique Flores, parece não saber organizar uma equipa, nem ter qualquer empatia com os jogadores.

    Mas e depois – estamos à espera que seja o… Jesualdo a animar a malta? Sim, Jesualdo foi tricampeão, mas, no Porto, até o homem da corneta ganhava, no mínimo, um penta. E nos jogadores, estamos à espera que o Miguel Lopes faça melhor do que o Cédric, ou de que o Arias, ou do que o Eric, ou até do que o Pereirinha? Sim, Miguel Lopes jogou recentemente na seleção, mas, no Sporting, até o único jogador sempre convocado para todos os jogos de uma fase de apuramento e particulares se arrisca a ser afastado da convocatória para a fase final. E continuando nos jogadores a despachar no mercado de inverno, estamos à espera de que o Porto nos faça o favor de, em vez de vir buscar um que não consegue jogar porque está sempre coxo, venha buscar 3 coxos que conseguem jogar sempre (como o Xandão, o Boula, ou sobretudo o... Pranic)? Como as coisas estão e para não caminharmos para a catástrofe, talvez seja melhor, além de recuperar o Onyewu, arranjar um centralão em condições – ó Ricardo Carvalho, não queres vir dar uma ajudinha à malta - e um ou dois avançados experientes com físico – sim, já estou na fase de quase estar a pregar pelo Frei João Tomás - para aguentar a bola enquanto apuramos a nossa técnica da “bica para a frente”. Enfim, pensando melhor, não sei se me está a apetecer tratar daquele assunto da “box”…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo,

      Se tens de tratar da "box", trata do Pranjic também, e do Rojo, e do Boulahrouz, e do Xandão. Olha trata do que puderes. A malta agradece.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Os jogadores são fraquíssimos e os treinadores são uma nulidade. Quando um treinador faz uma substituição aos 88m 34s diz tudo da sua competência! Já com os lampiolhos (esta é uma homenagem ao slb 1958 que hoje visitou este blogue e outros...) colocou o Ismailov aos 86 m de jogo, se calhar foi por isso que ele no treino seguinte disse que não podia treinar, pois tinha dores nas costas...O Adrien esse génio que triplicou o ordenado, com a telenovela bem montada de que iria para porto, hoje esteve em campo? Rojo nem a lateral nem a central. Com amor à camisola são 3: Patricio, Rinaudo e Capel. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Rinaudo, Capel e Patrício. Estamos de acordo. Não é que não falhem e não comentam erros. Mas se tivessem todos a mesma atitude, os resultados não eram estes.

      SL

      Eliminar
  5. acho sintomatico uma situacao de jogo, mais ou menos aos 25 min com o Adrien a pressionar o jogador, em cima do gajo e o Pranij a passar pelos dois a correr para o lado direito do meio campo em vez de fazer o 2 contra 1, o jogador do Pacos liberta a bola e o Adrien fica a olhar para o Pranij e encolhe os ombros. Nunca vi o SPorting a recuar para tras do meio campo cada vez que defende! E incrivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno,

      Ver a equipa a recuar permamente e a dar espaço para o Paços de Ferreira sair a jogar foi uma das imagens mais tristes do jogo de hoje. Para o Paços de Ferreira o emapte era bom. Não percebo o medo.

      SL

      Eliminar
  6. "O presidente também"?

    Meu caro, esse só sai de lá para fora, empurrado ou ao pontapé. Está mais que visto que o homem está agarrado ao poder como uma sanguessuga. Nunca devia lá ter entrado, é pena que os nossos velhos do restelo e restantes visionários não queiram o bem do Sporting, mas sim o seu mal.

    Perdoem-me, mas eu não acredito no 'Sportinguismo' de muitos Sportinguistas. É triste, mas é verdade, ou as coisas mudam radicalmente, ou então temo muito pelo meu (nosso) Sporting. Tal como no país, no Sporting também já é tempo de ver sangue novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Antunes,

      Estamos no espiral recessiva. Tudo o que faz nestae modelo piora sempre a situação. É ptreciso mudar de modelo.

      SL

      Eliminar
  7. Não sejamos dramáticos. Acredito que com a contratação de um treinador do treinador dos treinadores a coisa vai lá.
    Bom ano para todos os leões e leoas, mais ou menos prejudicados com a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Como o Jesualdo, treinador dos treinadores vai passar a treinador simplesmente, fica a falta um treinador dos treinadores. Acredito que o grande José Mourinho está disponível para o lugar.

      SL

      Eliminar
  8. Que tipo de adeptos somos? Que vamos á nossa própria casa assobiar o nosso clube. Mesmo estando a atravessar as adversidades atuais é em nossa casa que devemos criar as melhores condições para quem defende as cores do nosso clube poder dar o seu melhor, mesmo que algumas pessoas não se identifiquem com nós próprios. Enquanto estiverem a representar o nosso clube a nossa casa (Estádio José Alvalade). Onde nós adeptos devemos apoiar do inicio ao fim, mesmo que no decorrer da partida aconteça algo menos positivo. Devemos ir ao estádio com coração de leão.
    Quando a nossa equipa é mais massacrada mais em casa do que fora, pois meus amigos não há equipa que resista.

    Saudações Leoninas, e há que acreditar no futuro e apoiem em vez de assobiar.

    Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalves,

      As coisas estão bastante piores do que descreve. Na parte final do jogo, a malta já não assobiava sequer. É a resignação, muito pior do que a raiva.

      SL

      Eliminar
    2. Eu acredito que qualquer elemento que represente o nosso clube, que o faz com sentido de responsabilidade porque seja os dirigentes ou os jogadores têm amor proprio e os mais prejudicados são eles porque o seu prestigio e valor está em causa.
      E querem de certeza absoluta o melhor para o clube, o que eu sei é que eles nao têm nenhuma varinha mágica para dar aos adeptos aquilo q eles querem. Porque se eles a tivessem eles faziam-no. Nós como adeptos temos o dever de fazer a nossa parte que é apoia-los enquanto eles estiverem a defender o nosso clube desde dirigentes ao funcionario mais humilde que lá esteja. Porque para nos deitarem abaixo já nos chegam os lampiões que a pior raça desportiva que existe.
      Eu pessoalmente gostava de ver o Sporting a nao jogar de laranja (que é muito aproximado de laranja) que não condiz com as nossas cores oficias (branco verde e preto)

      Gonçalves

      Eliminar
  9. Quando a equipa joga como um Cangalheira, não há apoio que valha.

    ResponderEliminar