domingo, 13 de janeiro de 2013

Desde o pliopistocénico

A malta voltou a parecer uma equipa. Basta subir um pouco a equipa em bloco e pressionar um pouco mais à frente para se ter o controlo do jogo. A equipa do Olhanense não é nem muito melhor nem muito pior do que a maioria das equipas do campeonato; pressionada na saída da bola, acaba à biqueirada para a frente. Deste modo, os nossos defesas até parecem melhores do que são (quem sabe, até venhamos a descobrir que são melhores do que eram). Conclusão, ter um treinador – mesmo que seja o Jesualdo - é preferível a não ter treinador nenhum.

Com o Jesualdo as coisas também nunca chegam a animar. Ganhávamos a bola, procurávamos trocá-la e ir à baliza pela certa. Fomos mais depressa do que pensávamos e, por isso, se já ninguém esperava que o entusiasmo fosse muito, então, depois do golo do Labyad, fomos adormecendo o jogo até quase passarmos pelas brasas.

Duas ou três notas finais. Os árbitros continuam mais na mesma. Não sei se o Jesualdo está preparado. O Miguel Lopes ainda não está. O Rinaudo deixou-se de aventuras. Joga à frente dos centrais e está proibido de subidas suicidas. O Labyad é diferente de um outro Labyad que tínhamos contratado. É na mesma marroquino, mas joga que se farta. Talvez por isso, o acabemos por empandeirar para o Porto a troco de mais um excedentário qualquer.

Ganhámos imensos pontos às mais diversas equipas. À Académica, ao Rio Ave, ao Guimarães. Mas não ganhámos só pontos a estas equipas do nosso campeonato. Também ganhámos ao Braga e ao Porto e/ou ao Benfica. Estamos a muitos pontos deles, é verdade. Mas é verdade também que, com mais ou menos pontos de diferença, já não tínhamos esta sensação desde o pliopistocénico.

13 comentários:

  1. Não se podia, neste momento, pedir mais à equipa. Não há dúvida de que ter um treinador competente, é outra coisa. Ainda faltam limar algumas arestas. Na 1ª parte nos 2 lances de perigo do Olhanense, Rojo esteve muito mal e num dos lances foi "comido" com apenas uma finta de corpo. Rojo é lateral não é central, Adrien, apesar do bom golo, falhou muitos passes. Tem que se "por a pau", pois Zézinho está em grande forma. Miguel Lopes deu outra consistência à defesa, tem "cabedal" e experiência. O apitador teve dualidade de critério gritante, tentou inclinar um bocadinho o campo, mas não foi suficiente. Por último, os comentadores da Sportv são uma vergonha! Será apenas incompetência sempre que "comentam" jogos do Sporting? custa a acreditar. No fim do mês sai cá de casa! Nem de borla. S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Jesualdo é treinador. Podemos gostar mais ou menos, mas sabe o que faz. Os outros são amadores (o Vercauteren talvez não, mas nunca ficaremos a saber). A arbitragem é a do costume. Mesmo como estamos, não nos largam.

      SL

      Eliminar
  2. Caro amigo
    Eu ainda não estava cá na última glaciação. Já o nosso treinador suspeito que já por aí andava a treinar mamutes peludos e a ganhar campeonatos nas terras do norte. Essa sua experiência dá-lhe uma certa vantagem para lidar com os pequenos e grandes primatas de que dispõe para fazer uma equipa. A nossa mega fauna parece que reagiu bem ao chicote treinado e jogou melhorzinho ganhando e humilhando o favorito, superiormente orientado por esse robusto homo neanderthalensis chamado Cajuda, já extinto mas ainda não consciente disso.
    Noutras paragens, continuam os choques de primatas, de homo erectus, alguns já habilis, que se queixam das mocadas ilegais de uns e de outros. Mas...macacão que rouba a macacão...quarenta milhões de anos de perdão...espero que antes disso voltemos a ganhar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      Mas há coisas que devem ter limites. O que mete confusão - ou não, pensando bem - é como o Maxi Pereira consegue acabar os jogos.

      Um abraço

      Eliminar
  3. O Rio Ave ganhou, portanto não recuperaram pontos a eles, nem a eles nem ao Paços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xôxô...lampião...andor andor...

      Eliminar
    2. E mesmo na lama continuamos a atrair o interesse de adeptos de verdadeiros colossos do futebol mundial.

      Este até olhou para a classificação e resultados mais atentamente que, provavelmente, muitos de nós...

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Há coisas que não têm que ver com o futebol. Pode-se jogar o melhor futebol do Mundo e ganhar a todas as equipas; o que não se pode é recuperar pontos a todas equipas numa só jornada. Mesmo assim, agradeço a referência e a preocupação com a classificação do Sporting.

      Eliminar
    4. Não me preocupo com a classificação do Sporting. Incclusivamente, já disse a amigos, que por acaso até são sportinguistas, que não duvido que venham a lutar pelo terceiro lugar, dada a pobreza do campeonato português, basta ver um guimarães-marítimo para perceber a pobreza do futebol nacional.

      Mais, muitas das equipas cujo objectivo é a manutenção, por mais pontos que levem agora de avanço, deixam de ser competitivas depois dos objjectivos atingidos e até me palpita que o rio ave será um desses casos.

      E sim, acompanho blogs sportinguistas, como faço em relação a outros clubes e até a outros países. E não, não peço desculpa por isso, ou não quer dizer que vos dê mais importância que acho que a têm, a de um rival, independentemente de aqui ou ali deixar uma ou outra bicada.

      Se tiverem problemas com isso, avisem que arrumo a trouxa e vou espreitar outras ideias noutros lados.

      Eliminar
  4. Bem, em teoria até podia recuperar pontos a todas as equipas.
    Era "apenas" necessário que em todos os outros jogos existissem empates :-)

    Abraço e continuação de vitorias leoninas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esta minha matemática já deu o que tinha a dar.

      SL

      Eliminar
  5. Ao B Cool (se o rui Monteiro não se importar)

    Vocês (lampiões) preocupam-se tanto com o grande Sporting, mas têm um complexo de inferioridade cada vez maior com os andrades. Eles antes dos jogos , depois dos jogos (durante os jogos ganham-vos), dizem o que querem humilham-vos e vocês estão preocupados com quem? O Sporting, eh,e,eh,eh.
    Tem sido mas fácil, nos últimos anos o Sporting ganhar Taças e Supertaças aos andrades (desde o Otávio e então no tempo do PB foi sempre a andar, mesmo com o sistema e jogando contra 14!) e até Campeonatos a eles que vocês! Só por uma razão, nós estando bem ou mal , não temos o complexos: nem em relação a eles ou a vocês, pelo contrário o slb intuiu inferioridade ante o Fcp. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,
      Quando temos na estrutura da sad e do futebol muitos não-benfiquistas e tricolores é normal que os valores benfiquistas se percam e se assumam comportamentos que nada têm a ver com a nossa gloriosa história. SB

      Eliminar