terça-feira, 23 de outubro de 2012

Momento de sublimação

(farto desta sodomia colectiva a que nos sujeitam os nossos dirigentes, optei hoje por sublimar. A definição de sublimação dada por Freud em 1914, pode ser assim interpretada: é um processo que  consiste no facto de a pulsão se dirigir para um outro objectivo, distante da satisfação sexual; o que é acentuado aqui é o desvio que se distancia do sexual. Segundo William Stern, em Psicologia Geral, o conceito de sublimação significa que a energia total disponível para a vida impulsiva, quando não pode descarregar-se num dado campo da acção impulsiva, procura outra saída, ou melhor, é orientada para outra saída, etc, etc.)

Assim,  em Manchester, feitos de "restos" e "cacos" que outros não quiseram (a começar pelo treinador),  perderam como os "outros" mas jogaram bem e mostraram mais raça do que os "outros". O "outros" de que aqui falo, é o tal objecto «da satisfação sexual» , o «campo da acção impulsiva» de que me tento afastar, por outras palavras, o SCP.
E, vá lá imaginar-se, estes rapazes de verde vestidos, e ainda por cima Sporting de “qualquer coisa”, mostraram-se briosos e lutadores.
Consegui com eles alguns minutos de alegria sublimada.
Curiosamente, dizem que este verde era o equipamento original do dito clube (ou próximo disso, segundo os especialistas que o propuseram) mas que, num assomo premonitório de clientelismo, viram mais ganhos em mudar para o vermelho, "arsenalista" segundo eles, e serem simultaneamente grandes amigos dos azuis
Estão onde estão, para lá do colorido, também por mérito próprio. Comeram o pão que o diabo amassou, até penaram na segunda divisão, mas agora, novos ricos, já arriscam de novo o verde. 
Por isso, e apenas por isso e por aqueles minutos, parabéns para eles.

(Quanto aos "outros" vejam este álbum de glórias: 

4 comentários:

  1. Na quinta feira não sei se alguém vai receber os parabens...
    o que é certo é que estes fazem pela vida..já outros...

    eulevezinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Pois é, esse link lembra-nos que o treinador em causa foi despedido depois de ficar em 3º, a 4 pontos do 1º, e finalista da UEFA. Outro treinador que conseguiu resultados razoáveis (com 3 segundos lugares, dois deles a 1 e 4 pontos do primeiro) também não servia e foi para a seleção. Mas a história é mais longo, outro também foi despedido quando ia em 1º para fazer carreira de campeão no norte...
    Também a lista das maiores compras diz muito, em 25! nomes apenas Jardel, João Pinto e Dusher se revelaram craques. Depois deles os melhores são os intermitentes Matias e Ismailov e no meio daquela desgraça até o Wolf tem de ser destacado...
    Isto é o Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Como ex-sócio do Sporting, desde a saída do Domingos, não por ser seu apoiante, mas pelo erro de gestão e imagem para o Clube que foi, permito-me acrescentar este outro Sporting, tem um orçamento de 15 milhões para a época, já realizou na Champions 10 milhões de entrar nesta fase, mais 1 milhão pela vitória que já teve. A acrescentar o bolo das transmissões. Como é que eles conseguem equilibrar contas, e nós com tanta inteligência e sumidades não o conseguimos?

    ResponderEliminar
  4. De facto o trabalho do Expresso faz-nos pensar.

    Faz-nos ver como o clube funciona bem melhor quando os Presidentes estão próximos do futebol - Dias da Cunha e Soares Franco. Faz-nos ver que antes da chegada de Bettencourt o clube estava a melhorar francamente, quer na vertente financeira, quer desportiva. E faz-nos ver que depois foi o descalabro, que continua.

    Para o futuro é urgente mudar. É urgente restituir o modelo em que o treinador manda na equipa, sob orientação do Presidente (sem haver uma série de malta no caminho a ganhar comissões e partilhar opiniões). E é urgente ter um bom presidente, está mais que visto que este não serve.

    SL
    João

    ResponderEliminar