segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Desabafo

No ultimo post vi-me impossibilitado, por razões técnicas, de responder a um comentário. Se calhar foi melhor assim porque algumas coisas não merecem mesmo resposta. Mas isso não me impediu de reflectir pois, apesar de tudo , existo bem para lá da internet.
Sou de Sporting há algumas décadas. Comecei de pequenino e por iniciativa própria, durante muitos anos fui mesmo o único sportinguista da família. Não cheguei lá pelo futebol mas  sim pelo hóquei patins, o que interessa é que cheguei. Cheguei e fiquei, quase sempre em minoria.
Ao longo da minha vida fui encontrando gente boa e má de todos os tamanhos, feitios, géneros, ideologias e clubes. Mas, felizmente, foi-me sempre possível encontrar nessas  multidões gente boa e, dentre eles, um grande número de sportinguistas. Foi até nascendo em mim uma espécie de sensor sportinguista: “este(a) tem pinta de ser sportinguista” e, invariavelmente,  acertava.  Foi desse modo instintivo, inconsciente, casual que cheguei aos dias de hoje e me vejo agora rodeado por uma família quase inteiramente sportinguista e por um grupo de grandes amigos quase todos sportinguistas,  aparentemente sem nada ter feito por isso. Também tenho dos outros e também são bons, mas agora quero falar dos sportinguistas. Foi também essa “insustentável leveza” de ser sportinguista que me trouxe até este blogue, julgo.
Esse género de pessoa,” o sportinguista”, sempre se destingiu aos meus olhos como um ser tolerante, dialogante e capaz da autocrítica, mesmo que só entre os seus. Mais emotivo ou mais racional, mais sério ou mais cínico, mas sempre capaz de amar o seu clube apesar das derrotas, e de querer mais, apesar das vitórias. Capaz muitas vezes de apreciar as suas equipas quando via  que estas, mesmo não ganhando, faziam por isso.  Capaz de ver para lá das “vitórias a todo o custo”, orgulhoso de não ver nunca o seu clube metido nas "roubalheiras" do sistema. Secretamente brioso, mesmo que dorido, de ver os jovens formados pelo seu clube a brilharem por todo o lado. Saber ganhar e saber perder, persistente, sério, justo, são para mim a essência do adepto sportinguista. Os dirigentes vão passando, os jogadores vão mudando, os treinadores quase nem aquecem os lugares, quem  faz portanto o Sporting são estes adeptos. São os adeptos que ano atrás de ano vão acreditando, vão apoiando, vão amando mesmo que criticando. O Sporting são eles.
Felizmente continuo a ver, aqui e noutros sítios, que a maioria dos adeptos do Sporting que fazem este clube existir e elevar-se para lá da sua realidade, que quase sempre o tem feito ser maior do que os resultados desportivos, se mantêm fieis a essa postura. Mas há outros, e se o novo estilo de sportinguista é o estilo caceteiro, deselegante, injurioso, cobardemente escondido atrás do anonimato, incapaz da autocrítica, de rir de si próprio, de ver para lá do seu umbigo e de aceitar opiniões diversas, então começo a pensar que estou como o Sá Pinto e «este não é o meu Sporting».
Para já, foi só um desabafo.

6 comentários:

  1. Caro A. Trindade,

    Foi assim que senti o conteúdo do post anterior:

    "estilo caceteiro, deselegante, injurioso". Derrotista acrescentaria. E que não respeita a verdade uma vez que, tendo o miúdo a idade que tem não é Sportinguista por ver o Sporting ganhar muitas vezes, fazendo pouco sentido o titulo e a escolha da música.

    Já conhecia o vídeo do Maisfutebol, lá apresentado como "viral". Provavelmente no passado já cometi o mesmo erro, talvez pelos mesmos motivos, que têm a ver com os maus resultados. Talvez, não sei.

    Concordo inteiramente consigo quando afirma que saber ganhar e saber perder, persistente, sério, justo, são a essência do adepto sportinguista. ~Esta forma de chacota não me parece que se enquadre neste espírito.

    SL


    ResponderEliminar
  2. Caro A.Trindade, concordo inteiramente consigo e com a sua definição de sportinguista. Percebi que o seu último post era uma brincadeira e não mais do que isso. Há pessoas que vêm maldade em tudo!
    Felizmente, pelo que vejo à minha volta, a maioria dos adeptos leoninos continua a ser justa, inteligente e com capacidade de autocrítica. Não desanime e continue com o seu estilo.
    SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro,

    A blogosfera é um mundo estranho. Podia aqui teorizar sobre a estranheza desse mundo. Sou capaz de encontrar até uma explicação sociológica para ele. Só que não vale a pena. Há quem confunda delicadeza com falta de firmeza. Sendo assim, eliminam-se os comentários parvos e bola para a frente (esta do “bola para a frente” dá um post).

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Quem não tem sentido de humor não deveria frequentar um blog que tem no título o nome de um jogador que andou à pêra com o actual treinador. Tudo isto é o Sporting, inclusive o facto de não jogarmos a ponta de um chavelho já vai para dois anos e ainda estarmos todos vivos, e leões.
    (este comentário foi escrito de acordo com as normas do novo acordo "este blog também é lido por crianças)

    ResponderEliminar
  5. Costumava dizer que era do Sporting por coração (primeiro) e pela razão. A diferença entre nós e os outros era enorme. Essa diferença atual é bem pequena. Continuo a ser do Sporting por coração, mas cada vez menos pela razão.

    ResponderEliminar
  6. O SPORTING É O NOSSO GRANDE HUMOR !

    ResponderEliminar