segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A falta do homem do leme



O jogo no Dragão foi mais ou menos como seria de esperar. A pressão dos homens de azul, aqui e ali, e a constante pressão dos de amarelo. Quanto a nós, tal como também seria de esperar, continuou a ver-se um futebol insuficiente e pouco produtivo, poucas oportunidades de golos e alguma inabilidade, a malta desorganizada e sem mecanismos, uma quase total ausência de ideias colectivas, disfarçada pelo pontual brio e pela solidariedade de (alguns)  jogadores (até se viu o Carrilho a defender!?!). No seu todo, não remaram o suficiente para ultrapassar as pequenas vagas criadas pelos adversários nem para contrariar a forte corrente do Sousa.

Mas o que acho que se deve realçar é o facto de não se ter dado muito pela falta de um verdadeiro timoneiro-mor, o que só quer dizer que provavelmente os rumos por ele traçados ou não existiam ou não eram particularmente importantes para a habitual navegação da equipa. Possivelmente, aquela malta já está habituada a andar à deriva e, por isso, até nem esteve mal de todo. Tal como a traineira japonesa que arrastada pelo tsunami atravessou sem tripulação e sem capitão todo o Pacífico, mesmo gastando nisso alguns meses, aposto que esta equipa era capaz de, mesmo indo assim à deriva, fazer melhor do que comandada como até agora. Era deixar o oceano ir fazendo as coisas (estou a falar em termos geográficos e não do "nosso" Oceano, naturalmente) que se calhar o resultado final seria o mesmo. A esse propósito, ainda bem que não fomos goleados, o Oceano não o merecia, e ainda bem que não goleamos (salvo seja) pois senão o Godinho/Duque/Freitas ainda punham o Oceano ao leme e ele também não merecia (já) tal coisa.


Agora, vamos aguardar pela próxima decisão desta nossa troika. Se por acaso correr bem, aposto que será graças a eles. Se correr mal, será graças a outra coisa ou pessoa qualquer. Normalmente o mexilhão é quem se lixa nesta coisa de avaliações da troika mas o mais natural é que essa pessoa seja o próximo timoneiro-mor a contratar brevemente. Que seja um comandante bravo, experiente e habituado à borrasca é o que espero. Entretanto, os depauperados cofres do almirantado de Alvalade vão continuar a pagar salários a dois comandantes apeados em doca seca, enquanto não encontram o terceiro "felizardo"... e nós, cientes de que há mais marés do que marinheiros, vamos sonhando em chegar a bom porto. Quanto aos nossos jogadores, grumetes ou velhos lobos do mar, que vão continuando a polir os bronzes para a recepção do novo comandante.

Vivó Sporting!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro A. Trindade,

    Só quem passou metade da sua vida em luta diária com qualquer dos cincos oceanos e muitos mais mares menores, compreenderá a verdadeira essência do seu post e toda a sua formidável dimensão. Está tudo certo e no devido lugar.
    O meu forte aplauso. Pena que a sua voz talvez não chegue a ser ouvida por quem a devia ouvir e meditar em tudo o que pretendeu significar.

    Vivó Sporting!

    ResponderEliminar
  3. Caro Álamo
    Diz o provérbio que «vozes de burro não chegam ao Céu» e eu, de "cascos" bem assentes na terra, sei que não estou aqui para fazer chegar a minha voz longe, ou alto.
    Basta-me chegar a alguns.
    Fico especialmente grato pelo seu apreço, principalmente por ter conseguido não deslustrar com as minhas metáforas baratas a nobre arte da marinharia, arte essa que o meu caro parece bem conhecer.
    Abraços e bons ventos.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro A. Trindade,
    Gostei do seu post.
    Muito kiducho.
    Props.
    (mas também detectei o cinismo inerente...)
    Mas vamos ao que interessa: Capel na esquerda, Carrillo na direita, Labyad a 10. Esse é o "leme" que precisamos....


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já foi experimentado. Já foi tudo experimentado. Dá ideia que o Sá Pinto andava pelos blogs e ia seguindo as sugestões da malta. Só faltou o Patrício a ponta de lança e o Ricky na baliza. Resultaria? Parece-me que, comparativamente, o Rui tem melhor jogo de pés, e como é um rapaz alto pode ser que facturasse alguns de cabeça.

      Eliminar
    2. Obrigado
      Paulo Catarino
      gostei particularmente do "kiducho".

      Obrigado
      Leão Prejudicado
      pela análise fria e crua mas pergunto: e não se pode jogar com o Patrício a ponta de lança e o Boeck na baliza e o Ricky na equipa B?

      Eliminar