sábado, 28 de julho de 2012

Isto promete

Este ano promete. Sobre isso tenho poucas dúvidas. O Sporting é capaz de ter uma das melhores equipas dos últimos vinte anos. Os árbitros vão ter trabalho árduo pela frente.

O jogo contra o Saint Etienne foi promissor. Um bocado perros de início. Depois as coisas começaram a correr melhor. A bola, cá atrás, parece ter menos picos. Também não há grandes ataques de ansiedades se ela não sai à primeira. Roda-se sem a perder à procura da melhor aberta. Sempre que o adversário perde a bola mais atrás, há uma grande preocupação em se partir rapidamente para o ataque. Este ano os adversários vão pagar bem caro qualquer erro no meio-campo.

No ataque as coisas ainda não estão tão bem. Existe uma maior preocupação em atacar também pela zona central. Gostei de ver as movimentações dos jogadores do meio-campo para as costas da defesa. As bolas paradas é que não parecem estar treinadas. Reina uma certa anarquia.

Agora, o que faltou em sistematização, sobrou em brilhantismo individual. O Capel, o Carrillo e Wolfswinkel parecem estar com a corda toda. Muita atenção ao Carrillo. O rapaz, no ano passado, tinha deixado um cheirinho do que era capaz. Este ano, ganhou cabedal, explicaram-lhe que não precisa de estar sempre a inventar e que, quando a bola está no outro lado do ataque, é bom que venha finalizar ao centro.

Acabo como comecei: isto promete. Só falta saber como é que vão ser geridas as saídas. Temos cinco centrais. Depois de ter borregado a saída do Xandão, era bem pensado despachar o Carriço. Só que não deve haver nenhuma equipa no Mundo que o queira.

14 comentários:

  1. Não vi o jogo atentamente, isto de ser adepto também merece uma pré-época, temos que ir entrando aos poucos.
    Não obstante, parece-me que, como de costume, estamos perante uma ajuizada análise.
    Quanto ao Carriço, é de não perder as esperanças, há sempre o Deportivo da Corunha.
    Avanço mais algumas provocações: o Pereirinha não quererá dar uma perninha no futsal? E o Rinaudo e Gelson já sabem que agora também já temos equipa de rugby?
    Já o Pranjic não me parece uma boa aposta para a defesa, é melhor avançar o homem que para dar trouxada lá para trás parece-me que estamos bem servidos, como diz o meu amigo, de "porteiros de discoteca".
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Pranjic ou bate em alguém ou sai (também pode ir para frente, é verdade). O rapaz Rojo também não me parceu bom de assoar, como se diz. Dá ideia de ser amigo do seu amigo.

      Os dois trincos também são umas simpatias em pessoa. Um rapaz do Saint Etienne ainda ficou chateado e lhe trerem tentado arrancar uma perna. Passou-lhe logo.

      Falta um avançado. Isso é que faz falta. Não que o WW tenha jogado mal, muito pelo contrário. Até bateu num adversário e tudo.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Daniel sem duvido é o elo mais fraco da defesa neste momento. Temo no entanto devido a ser da Academia e um dos capitães que alguém faça um disparate, renove com o moço e mande embora Xandão ou o Capitão América. Tenho pena de ser cruel com o rapaz, parece ser boa pessoa (e pelo que me contam ele é mesmo Sportinguista) mas ao contrario do Patrício não evoluiu minimamente na sua posição! Continua a ser central de equipa de meio da tabela, de um Beira-Mar ou Vitoria de Setúbal (e mesmo assim...). Parecia que a médio-defensivo é que era mas agora com Gelson nem ai tem hipóteses (aliás pelos vistos até parece que Sá vai apostar num duplo-pivot com Elias e Schaars). Vendam-no ou então renovem e emprestem-no, já que Khalid é só por 2 anos e nenhum da equipa B parece se tornar melhor central que Carriço no futuro para além de Ilori.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro David Fernandes,

      Qualquer jogador, mas mesmo qualquer um, pode ser melhor do que o Carriço. Também espero que não mandem embora o Onyewu ou o Xandão para ficarmos com aquela ave rara.

      SL

      Eliminar
    2. Pois é...também concordo consigo mas pelos visto é mesmo a ave rara e o seu ar sofredor que ficam. Começaram por aí a aparecer umas noticias (que não se confirmem...) que querem despachar o Onyewu.

      Eliminar
  3. ó tansos, o xandão é um jogador emprestado

    ResponderEliminar
  4. O Carriço jogou bem na última época, e por isso tem mercado. O Valência e clubes ingleses têm querido "comprá-lo". Mais do que ter ou não lugar na equipa (não tem), tem tido um a pré-época onde quase tudo lhe sai mal.S.L.

    ResponderEliminar
  5. Gosto mto de ler os posts aqui do blog mas este ... nao concordo nada ... somos sem duvida muito mais fracos que os outros 2(ou 3) ... talvez o plantel nao seja assim tao inferior(mas tb acho q o é) mas a "direccao" eh ... enfim ... sem palavras :(

    Tenho pena de ver o clube que sempre gostei cada vez mais se aproximar de um belém do q do porto :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      Não tenho a mesma opinião. Acho que temos um plantel de valia igual ao do Porto e do Benfica. Sobre o do Benfica não tenho qualquer dúvida. O do Porto, então se sair o Hulk, não tenho dúvida nenhuma. Não troco nenhum jogador do meio-campo do Porto por nenhum do Sporting.

      SL

      Eliminar
  6. Pois sr. Anónimo, já sabemos que só os jogadores de lamps e andrades é que são bons, os nossos não passam de amostras de jogadores. isto é de tal forma que agora até no braguinha qualquer jogador é melhor que qualquer jogador nosso... Haja paciência para alguns adeptos tão fraquinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Boavida,

      No Sporting somos assim. Não há nenhum mal nisso.

      SL

      Eliminar
  7. Se Boavida,

    Infelizmente se olharmos para as ultimas classificações do campeonato é mesmo essa a conclusão que tiramos ... e prefiro ser um adepto fraquinho do que fazer lembrar a maioria dos meus amigos lampis que parece que têm palas e só vêm vermelho ah frente :/

    De qualquer forma todos temos direito ah nossa opiniao e como bons portugueses todos somos belos treinadores de bancada :)

    Já agora acho que o grande problema do sporting são as pessoas que "mandam" ... conselhos leoninos e uma continuidade impreesionante.

    Também acho que somos um clube único em PT em termos de adeptos porque mesmo com resultados desportivos nem sempre muito agradáveis continuamos a apoiar e ir ao estádio ... mais um ano em que gasto uma data de euros para ter o meu lugar garantido :)

    Goncalo Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gonçalo Martins,

      O Sporting tem uma oligarquia que irrita. Nisso estamos de acordo. Quanto ao resto não. Mas, como diz, somos todos bons trainadores de bancada.

      SL

      Eliminar