domingo, 13 de maio de 2012

Sporting quê?! Só conheço o de Portugal


Em Alvalade  instalou-se o clima de festa, pedido no princípio da semana. Os adeptos foram mais do que em 2003, na abertura oficial do complexo Alvalade XXI. E todos pediam o mesmo: a vitória sobre o homónimo do Norte.
Primeiro, porque tem surgido uma piada, e sim eu chamo-lhe piada, de que o Braga ultrapassou o Sporting  como o terceiro grande em Portugal.
Segundo, o facto de nos terem “roubado” o acesso a Champions motivou o adepto verde e branco de uma sede de vitória. Como quem diz: “fica aqui o recado, para a próxima a história é outra”
E foi. Existiu, durante todo o jogo, muito Sporting e pouco Braga.

\

Ricky estava inspirado, marcou três e não fossem as maõzinhas de Quim, que por três vezes ajudaram os bracarenses, tínhamos hoje visto goleada.
Mas apenas pode fazer três, deixando todos os adeptos esquecer certos “falhanços” do holandês e cheios de esperança para a final da Taça. E quem diz final da Taça diz também a próxima temporada. Temos ponta de lança!
O “Lobo”, que no dia que chegou a Lisboa disse que faria 23 golos este ano, não só cumpriu, como ultrapassou a sua profecia.

Os nossos centrais portaram-se bem. Estando Polga e Onyewu fora do encontro foi a vez do Carriço e Xandão fazerem dupla. Só se portaram mal uma vez, que resultou no primeiro golo do Braga. Depois lá foi de penalty, não fez muito estrago uma vez que o Sporting soube dominar sempre o jogo.

A um minuto do fim, Tiago, o nosso 3º guarda-redes, recebeu uma espécie de homenagem para a despedida. Entra em jogo para dizer adeus aos adeptos de tantos anos. Mais um homem “da casa” que ficará no clube depois de acabada a carreira (falou-se que iria ser adjunto).
Facto que se tem vindo, cada vez mais, a verificar no Sporting, e ainda bem. É óptimo ter estes adeptos à frente dos destinos do clube! Nota-se que se impõem os valores de que sempre se orgulharam os sportinguistas. Para quem é adepto, isto é como pão com mel!

Leonardo Jardim elogiou o ambiente do estádio por parte dos sportinguistas: "Não esperava uma manifestação tão calorosa ao Sporting. Normalmente, em Portugal, quando a equipa está a perder, os adeptos não aparecem". Mas o sportinguista é tudo menos normal, só pede garra, e com garra lá ganhámos, um 3-2 merecido, as contas estão fechadas e já não há mais nada a fazer. 

Fica aqui uma certeza, para o ano há mais. E muito mais Sporting.


7 comentários:

  1. Muito bom. O jogo e o texto. Parabéns ao Sporting, pelo título dos juniores e por tantos sentimentos positivos que me deram ao longo da época. Não ganhámos nada mas creio que ganhámos muito sportinguismo. E ainda falta a maior festa do futebol português, a Taça no Jamor!

    SL

    ResponderEliminar
  2. O campeonato acabou, as contas estão feitas. Olhando para a classificação, não consigo deixar de pensar em muitos pontos que perdemos de forma injustificável e em muitos mais que nos foram escamoteados pelo "sistema". O "sistema" é um misto de corrupção, compadrio e muita incompetência, a mesma que ontem inventou um penalti. Para a ano que vem o "sistema" mantêm-se, pelo que se queremos mais, teremos que jogar muito mais, eu espero que assim venha a ser e com poucas mexidas na equipa vejo capacidade para o fazermos.
    Ainda vamos à festa da Taça que a jogar como ontem, parece estar no papo.
    Parabéns aos juniores, parabéns à malta do hóquei que subiu à primeira divisão, parabéns ao futsal que ainda está na corrida e ao futebol de praia que já faz estragos no mundialito, e às senhoras campeãs do atletismo e parabéns a todos as outros centenas de atletas, das dezenas de modalidades que durante esta época lutaram pelas nossas cores...Por falar nisso, acho que não nos devemos permitir sequer uma frase, um pensamento ou um gesto para argumentar quem é o verdadeiro Sporting, quem é que faz ou não parte dos "grandes", está à vista. O nosso passado, o nosso presente e os nosso futuro fala por nós!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos mesmo que nao existam muitas mexidas na equipa. Patricio,Polga, Andre Santos e, talvez, Matias são as únicas saídas em vista. Deus queira que Matias fique, quanto ao R.Patricio está na altura de ir para outros sítios, com muita pena de todos nós certamente. Agora é que eles estavam a entrar no ritmo e a ser uma verdadeira equipa. Vamos esperar pelo Verão para ver se preservamos os nossos leões todos!
      Será que vem Hugo Vieira?

      Eliminar
  3. Belo post. Para um clube ser Grande tem de para além dos títulos do futebol ser também ecléctico (não é preciso ser Enorme como o Sporting que tem 34 (!) modalidades e 11 mil (!) atletas). O Belenenses, o Guimarães e até o Boavista são maiores que o Braguinha. O Braga funciona como o porto B. É conjuntural. Para o ano fica atrás do Guimarâes...S.Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso não esquecer que o "Braguinha" é forte no atletismo feminino, no futebol junior, volei feminino...e não me parece nada que vá ficar atrás do Guimarães!
      SL

      Eliminar
  4. Belo post. Para um clube ser Grande tem de para além dos títulos do futebol ser também ecléctico (não é preciso ser Enorme como o Sporting que tem 34 (!) modalidades e 11 mil (!) atletas). O Belenenses, o Guimarães e até o Boavista são maiores que o Braguinha (que nem 1 (um!) campeonato que seja tem. É grande em quê matraquilhos? O Braga funciona como o porto B. É conjuntural. Para o ano fica atrás do Guimarâes...Cumprimentos.

    ResponderEliminar