terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Depois do jogo, os prognósticos

1. O Sporting depois de perder o Rinaudo tem revelado muito mais dificuldades. O Carriço até se tem portado melhor do que esperava. Só que, quando se quer pressionar mais à frente e circular a bola mais depressa, sabe a pouco.

2. Num primeiro momento, os adversários foram surpreendidas pelo jogo do Sporting. Estavam mal habituadas do passado e algumas deles até pensaram que podiam continuar a vir a Alvalade fazer umas flores. Depois, pouco a pouco, foram aprendendo. Sem o Rinaudo, basta ficar lá atrás e esperar.

3. O jogo do Sporting foi ficando mais estereotipado. As opções não são muitas e as mudanças tácticas não podem, por isso, ser muitas também. Anteontem, a saída do Capel e a colocação do Ínsua na frente resultaram. É preciso ir surpreendendo os adversários. De outra forma, há momentos do jogo em que estamos a chover no molhado.

4. Jogar em 4x3x3 não pressupõe que os extremos joguem pelas linhas exclusivamente. Pelo exemplo do Ínsua contra a Académica, pode ser que o Capel perceba que muitas vezes a forma mais eficaz de chegar ao golo é ir pelo caminho mais fácil, que é em linha recta para a baliza. De vez em quando, é preciso experimentar a colocação de mais um ponta-de-lança. Dependemos excessivamente do Wolfswinkel. Se fosse o Jardel, muito bem. Não sendo, é preciso ir pensando noutras alternativas tácticas, sobretudo quando os adversários se fecham lá atrás.

5. O penalty contra a Académica é por demais evidente. É evidente na televisão e no estádio. O árbitro não marcou e estamos habituados a isso. O típico árbitro português tem características muito singulares. Faz o que convém a quem mais convém. Quando passa a comentador de arbitragem não perde estas singularidades. Ontem no campo, hoje nos estúdios de rádio e televisão ou nos jornais. O ridículo mata quase sempre. Só não mata na arbitragem. Não só não mata, como degrada a percepção colectiva que temos da justiça.

7 comentários:

  1. Brilhante artigo, que aplaudo!...
    Inteligente, lúcido, realista... Mas a manta de Domingos é tão curta... Temos que perdoar a exasperante teimosia em Pereirinha, as falhas de Wolf,os olhos no chão de Capel e as limitações de Carriço! Não há "pano" para outra indumentária. Que na 5ª feira seja melhor e suficiente...
    SL

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo. Mais uma prosa brilhante.

    Domingos tem feito milagres, com o curto plantel disponível que tem. Mas mesmo assim, sem a roubalheira dos filhos da puta, tínhamos mais pontos. Pelo menos 3 (golos anulados contra olhanense e marítimo), até ao máximo de 7 (penalties contra olhanense, marítimo e académica). Em qualquer caso a tabela era bem diferente, não era?

    ResponderEliminar
  3. Rui Bosta recompensado pela roubalheira: Nomeado para o PF-Porco de amanhã.

    Acabaram as eleições, a pouca vergonha voltou.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Monteiro
    A experiência diz-nos que quanto melhor estamos, mais nos roubam. Ainda me lembro do fantástico futebol que jogávamos com o Mirko Jozic que cansado de tanta roubalheira acabou por desistir e retirar-se para o bem mais calmo e limpo futebol croata. (Para os mais jovens deixo link: http://craqueseflopsleoninos.blogspot.com/2009/09/4-treinador-mirko-jozic.html).
    Não deixa por isso de ser um elogio ao nosso futebol as crescentes e frenéticas movimentações dos "pequenos seres" que mandam nesta fantochada a que chamam "futebol português".
    Ou então, se não quisermos ver as coisas com bonomia, talvez também nós, Sporting Clube de PORTUGAL, estejamos a mais neste "futebol português" e seja hora de seguir o conselho do primeiro-ministro e imigrar para outras paragens.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Álamo,

    O Wolfswinkel tem tido uma eficácia absolutamente extraordinária. No jogo da Académica não correu bem. Mas nunca pode correr sempre bem. Agora, em média, a eficácia, repito, é extraordinária. Não esquecer que ainda por cima, não jogou os primeiros jogos da época e já leva os golos que leva.

    Quanto ao resto, o mais de acordo possível.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Leão Verde,

    Em condições normais não estávamos seguramente a seis pontos da frente. O Porto tem jogado pouco. O Benfica não tem jogado melhor. O Sporting, em termos de exibições, ainda se vai safando. Chega-se a esta altura e está-se à distância que se está.

    Em Portugal, não basta ser melhor. Não é só no futebol.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro A. Trindade,

    O ano em que mais nos roubaram foi exactamente esse do Mirko Jozic. Jogámos o melhor futebol que me lembro (só comparável com a segunda época do Robson). Foram roubos atrás de roubos. Foi a época da famosa azia do Coroado, agora grande comentador de arbitragem.

    De facto o nosso destino é a emigração. Só depois disso é que os nossos melhores jogadores ganharam alguma coisa.

    SL

    ResponderEliminar