domingo, 30 de outubro de 2011

Vencer a irritação

Acabei a semana de trabalho irritado. Passei o fim-de-semana irritado com a perspectiva de voltar amanhã ao que me irritou. Fui, portanto, irritado ver o jogo contra o Feirense. O Flávio fecha ao Domingo, o que me obrigou a ir ver o jogo no café do outro lado da rua. O café é pequeno e barulhento, o que também não ajuda nada quem está irritado.

O jogo começou irritante. Na primeira reposição de bola, o Feirense já estava a queimar tempo. Faltas e mais faltas para parar o jogo. O árbitro, em vez de mostrar amarelos, a chamar os jogadores e a dizer-lhes que aquela era a última vez. Depois deste espectáculo, dá dez segundos de descontos.

Se não fossem os estarolas dos comentadores, a primeira parte só tinha esta triste história. Mas o penalty sobre o Elias e os comentários salvaram-nos. O Freitas Lobo, arguto como sempre, começou por afirmar que o Elias já ia em queda. A seguir, disseram que o jogador do Feirense foi bem intencionado à bola. A muito custo sempre acabaram por ver que houve falta. Nunca tiraram a conclusão devida e a palavra “penalty” nunca foi pronunciada.

A segunda parte começou na mesma, com os jogadores do Feirense a darem pau. A impunidade era tanta que quando um foi expulso todos ficaram indignados e com razão: se o árbitro manda dar pau, não se compreende porque razão não se continua à paulada até ao fim. O Domingos acordou e procurou descomplicar o que tinha complicado desde o início. Entrou o Carrillo e depois o Jéffren.

Os do Feirense continuam na mesma e fazem penalty. Mesmo a ganharmos por um a zero, o jogo continuou irritante. O Schaars, farto daquilo tudo, acabou com ele à paulada, mas na bola. Nesse golo gostei de várias coisas. Da insistência do Onyewu, um rapaz grandote do Feirense ainda o tentou pressionar, só que com aquele há pouco a fazer, do remate do Schaars e da reacção do guarda-redes, que dez minutos depois da bola entrar lembrou-se de ainda tentar a defesa (terá pensado que, mesmo em situações desesperadas como aquela, lhe ficava mal ficar a olhar para a bola).

Regresso a casa. Como uma arrozada de peixe. Estava excelente. Sinto-me mais calmo. O campeonato é assim mesmo. Todos os jogos são para ganhar, irritantes ou não.

21 comentários:

  1. Exactamente. Na 1ª parte a muito custo lá admitiram que era falta. Sem dizer que por ser dentro da área era penalty.
    A 1ª parte foi chata. Oferecemos 10 lançamentos laterais aos gajos, e cada 1 demorava 1 minuto para ser efectuado.

    ResponderEliminar
  2. Com a atitude e o tipo de jogo do Feirense era difícil fazer melhor. Salve-se a vitória e os 3 pontos. É importante ganhar quando não se joga bem.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Mais uma grande crónica! Também eu estava irritado! Vi o jogo num café onde não se ouvia o som do jogo ( de calhar até foi melhor), os planos da transmissão do jogo eram sempre mt afastados, de tal maneira que, sem som e com uma imagem tão distante, nem me apercebi que o Jeffren tinha saído magoado!

    ResponderEliminar
  4. Devo confessar que também estive irritado. Os motivos não são de agora e o Flávio, no meu caso, não teve culpa pois costumo ficar em casa a cantarolar o "só eu sei..." enquanto espreito por uma pala a net ou ouço (clandestinamente) a rádio. A culpa também não foi dos sistemáticos ou ocasionais caceteiros do Feirense que fazem o que podem e como podem. Nem mesmo as gralhas do sr árbitro me chegaram a irritar, estou habituado a outro grau de "erros" e de outro nível de árbitros e do futuro espero... ainda pior... mas com mais habilidade.
    Para mim irritante é, não acima de tudo mas igualmente frustrante, o nível dos comentadores, seja na tv ou na rádio e independentemente da estação, TSF ou RDP, SIC ou TVI; Outono ou Inverno. Não refiro sequer o "canal do oliveirinha" porque isso era o mesmo que esperar ver o jornal A Bola sem uma primeira página do SLB.
    Irritam-me porque, de um modo geral, e como quero crer que é gente séria, demonstram uma fraca percepção visual, um forte estrabismo, grandes momentos de distracção, provavelmente fruto de alguma dislexia infantil mal resolvida, um discurso objectivamente subjectivo e uma argumentação tão idónea com a de uma agência de corretagem falida por maus investimentos na bolsa.
    Ou isso, ou não são sérios, o que, como já disse, não quero crer.
    Outra hipótese é estarem também eles a começar a ficar irritados e, nesse caso, espero que essa irritação não passe nem com uma "arrozada de peixe".
    Enfim, qualquer dia temos que ver os jogos na Aljazeera ou ouvir os relatos da Rádio Moscovo para termos alguma imparcialidade.
    SL
    A. Trindade

    ResponderEliminar
  5. Sou-te sincero, se depois de um dia irritante e de um jogo irritante me pusessem uma arrozada de peixe à mesa, ainda ficava mais irritado :p

    Em relação ao jogo, foi "sofrido", mas demos a volta. O campeonato faz-se destes jogos que custam a ganhar, mas que sabem bem.

    Vamos para a 11ª e espero daqui a uns meses estar a dizer que vamos para a última que é a da consagração!

    SL

    ResponderEliminar
  6. ao ler esta cronica fez m lembrar o meu fim de semana tb e forma como vi o jogo com os meus detalhes ao k s passou comigo. E so mesmo a vitoria fez km k eu sentisse melhor. SL

    ResponderEliminar
  7. Caro João,

    O jogo foi completamente condicionado pela complcência do árbitro perante o anti-jogo do Feirense. Os comentários dizem tudo sobre o que vai nas "cabecinhas" de quem comenta os jogos, sobretudo do inefável Freitas Lobo, esse exemplo de imparcialidade e errudição futebolística.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Karl,

    A certa altura deixei de ver o Jéffren e foi tudo. Como também só via grandes planos, não percebi nada. Ver jogos em que o adversário dá paulada o tempo todo com a complacência do árbitro é qualquer coisa que deixa um santo com os cabelos em pé.

    SL

    SL

    ResponderEliminar
  9. Caro A. Trindade,

    É mesmo isso: "qualquer dia temos que ver os jogos na Aljazeera ou ouvir os relatos da Rádio Moscovo para termos alguma imparcialidade". Acabei de ouvir os comentários do Pedro Henriques. De facto a falta de vergonha não tem fim. Se tiver tempo, vou voltar a isto esta semana.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Antunes,

    Estes jogos são decisivos. Ganhar jogos que começam a ser condicionados desde o primeiro minuto é fundamental. Depois de uma sessão de paulada na primeira parte, nenhum jogador do Feirense ainda tinha qualquer amarelo.

    Se tivesse comido o arroz de peixe não dria isso. Fala de inveja.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo,

    O Sporting está transformado num Lexotan.

    SL

    ResponderEliminar
  12. É evidente que esperar tanto tempo pela marcação do primeiro golo dá um enore enervamento.
    O Sporting não jogou bem. Mas é preciso contar com este tipo de adversario:anti fair-play, astuto, manhoso, sem saber jogar bem à bola e a dar pancada velha. E depois aquelas miseráveis declarações no final. Pode-se ser pequeno mas honrado. Foi isso que o Feirense não soube ser.
    Mas nestes jogos contra "blocos baixos" e sempre muita gente a defender o Sporting tem que fazer como Carrillo fez, pelo menos uma vez, na 2ª parte, atirando fora da área e procurando surpreender. Temos óptimos rematadores e não os podemos desperdiçar: Domingos deve dizer isso aos jogadores. Rematar de fora da área três ou quatro vezes num jogo destes é manifestamente pouco.
    Depois falharam-se muitos passes na zona do meio campo. Elias pareceu alheado e Matias não rende a jogar encostado à direita. Porque é obrigatório jogar com os dois? Logo de inicio Domingos fazia a opção por um e punha Carrillo a jogar. Assim não.Entregamos 45 minutos de mão beijada, sem acertar tacticamente.
    Ainda relativamente à saida de Jefferson achei tudo aquilo muito estranho. Estava eu muito concentradao a ver se o Sporting fazia o terceiro e numa jogada pela direita um possivel entendimento entre João Pereira e Jefferson não resultou, por maior lentidão deste ultimo. Pareceu-me que João Pereira lhe terá dito alguma coisa menos boa. Mas seria isso razão para sair para o balneário a correr que nem uma maluca? Nunca na minha vida presenciei tal coisa.Inadmissivel. Espero bem estar enganado. Mas se não estiver só peço ao Domingos e restante directoria do futebol para resolver o assunto no foro interno. Não deixem os senhores da comunicação social entrarem . Eles são um perigo e peritos na destabilização.
    Temos de ter este ano um balneário forte e acho que Domingos pode consegui-lo. Não gostei de ver o que se está a passar com Rodriguez. Os diferendos entre ele, o Peru e Domingos têm de se resolver dentro do Clube. se o Sporting entendia que ele não estava em condições de jogar teria de accionar todos os meios para que isso acontecesse.
    Aqui na cidade onde moro, é tudo mau e falso em termos futebolisticos Mas situações destas não poderiam acontecer. Neste campo ainda temos muito a aprender com eles (mas talvez só nisso).

    ResponderEliminar
  13. O condicionamento continua. Existe um mundo futebolês onde o Sporting é beneficiado pelas arbitragens, onde os nossos adversários mostram sempre têmpera e raça, indo à luta com vontade de ganhar. Onde os árbitros deixam jogar aplicando critérios modernos de arbitragem (permitindo que atentados à integridade física passem sem consequências). Onde os jogos do Sporting são sempre resolvidos por casos de arbitragem e não pela competência e empenho que os jogadores demonstram.

    Temos de manter distância intelectual da imprensa e dos reinventores da história e dos jogos. Eles que tentem moldar o mundo e os resultados à sua ideia da realidade, que nós responderemos com união e clareza: o Sporting tem praticado o melhor futebol no país, e continua a ter de vencer com arbitragens más e desrespeitosas.

    ResponderEliminar
  14. Caro Rui,
    Delícia de post. Gostei e espero que o "gajo" que te irrita seja do Braga. Semore te irrita menos e tem a semana toda para não pensar só em dar-te cabo do juízo.
    Mas, no meio de todas as tuas agruras, tens um "lexotan" que se chama Sporting. Estás mal?!... E se não tivesses?!...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Um árbitro nojento, mas que mesmo assim não conseguiu impedir a nossa vitória. Mais um treinador (já é o 2º esta época) a falar sobre ter sido roubado contra nós, quando foi precisamente o contrário. Domingos deu boa resposta.

    Dá para ver que temos um grupo unido e que quando o jogo corre menos bem a uns, os outros estão lá para ajudar.

    Matias não pode ser desperdiçado na direita.

    Espero que a lesão do Jeffren não seja nada de especial.

    Carriço fez um jogo do tamanho do Onyewu.

    ResponderEliminar
  16. A melhor do Freitas foi: "O Elias fez 3 coisas ao mesmo tempo: uma recepção, uma finta e um auto-passe".

    Pela lógica, qq finta é um autopasse. Aliás, cada toque na bola num drible é um autopasse.

    ResponderEliminar
  17. Caro Fernando Sousa,

    Estou de acordo consigo em tudo. Deviamos ter rematado mais de fora da área, até para obrigarmos a defesa deles a sair à bola. Deviamos ter começado com o Carrillo e não a dar-lhes 45 minutos de avanço. Depois,tudo foi condiconado pelo anti-jogo e a atitude complacente do árbitro. Houve um lance em que os jogadores do Feirense fizeram duas faltas para amarelo e nenhum foi mostrado. O ridículo foi mesmo quando m jogador do Feirense dominou a bola com o braço e foi marcada falata do Carriço.

    SL

    ResponderEliminar
  18. reflexivoleonino,

    Temos que continuar a desmascarar tanta falta de honestidade intelectual. A ver se escrveo qualquer coisa sobre isso.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Caro Álamo,

    Há um livro engraçado do Nick Hornby em que conta a sua vida em função dos jogos do Arsenal. De facto, o futebol influencia-nos mais do que julgamos. Há coisa importantes na vida que nos lembramos porque foi excatamente nesse dia ou nessa semana que o Sporting fez qualquer coisa de notável.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Caro Mike Portugal,

    O Carriço melhorou, mas, quanto a mim, continua a não chegar. Quem me enche mesmo as medidas é o Onyewu. Por ali é não passa nada. Os do Feirense nem sequer lançava bolas alatas para aquele lado. Insistiram sempre em bolas altas, de pontapés de baliza ou do guarda-redes, pelo lado do Carriço.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Caro ricardex,

    Sem o Freitas Loboo que seria de nós? O que seria, enfim, do futebol? Se ninguém nos expilca um autopasse que o faça o Freitas Lobo.

    SL

    ResponderEliminar