domingo, 2 de outubro de 2011

Os adeptos têm a palavra

Acordei mal disposto. Este Verão de S. Martinho, com mais de trinta graus em Braga, deixa qualquer um zonzo. Interpretei esta disposição como maus augúrios. Se não gostasse da minha gata, ainda lhe revolvia as entranhas para os confirmar.

Ainda pensei que os augúrios não tinham razão de ser quando o Capel marcou, logo a abrir, o primeiro golo. Gostei particularmente de ver o central do Guimarães tão preocupado com a desmarcação do Wolfswinkel que nem deu conta que o Capel estava isolado.

Mas o Bruno Paixão estava em campo e, por isso, os augúrios tinham razão de ser. Aos vinte minutos, estávamos a jogar com dez. Até ao final da primeira parte não se notou. Ainda fomos nós a criar as melhores oportunidades. Na segunda parte resolvemos dar um massacre defensivo ao Guimarães. Cheguei a ter pena deles: nem uma oportunidade de golo para amostra.

Não sei o que se pode dizer mais. Assim as coisas não podem continuar. Como não sou adepto de qualquer tipo de violência e a justiça desportiva não funciona, resta-nos recorrer aos tribunais civis. O Sporting não o pode fazer, mas os seus adeptos podem. O Abrantes Mendes levantou essa hipótese durante a campanha. Vale a pena pensar nela.

13 comentários:

  1. Boa sugestão,

    eu gostava de ver o Abrantes Mendes tão activo como o foi na campanha eleitoral, para com os interesses do Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Que dualidade de critérios incrível! Aceitava-se um amarelo na entrada do Rinaudo, mas ver depois o Barrientos pisar o Carrillo e o Nuno Assis, já com amarelo, abalroar o Carriço e não ver cartões para eles... é inacreditável!

    A segunda parte foi um festival de defesa, mas aqueles toscos nem uma chance conseguiram criar! O Capitão América e o aquele gajo que anda a papar a Bruna Polga limparam tudinho, fantástico!

    Eles andam assustados e já tentam tudo, mas continuamos a ganhar. Na próxima jornada, ou nos deixam jogar com 11 e ganhamos mais descansados, ou então vai ser uma roubalheira de proporções épicas.

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo Reixa,

    Está na altura de mostrar a vergonha que isto é. Está na altura de fazer pagar os árbitros pela forma como nos desrespeitam colectivamente.

    Eu gostva de ter visto um bom jogo de futebol. O árbitro fez o favor de não nos deixar ver um jogo de futebol. Foi uma coisa parecida, mas jogo de fuebol é que não foi. Os jogos de futebol decidem-se pelos jogadores.

    SL

    ResponderEliminar
  4. O sr. dr. Juíz Abrantes Mendes é assim a modos que um MRPP: só aparece nas campanhas eleitorais!...
    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Mus,

    A do Nuno Assis foi de ir às lágrimas. Aliás, a preocupação do árbitro em ir distribuindo amarelos sem acertar nos que já tinham o primeiro, foi de ir às lágrimas. Muito engraçado foi o critério dos amarelos aos lateriais do Guimraães. Qualquer uma das falatas era para amarelo. O árbitro sou lhes deu amerelo por acumulação de faltas.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro Álamo,

    A responsabilidade não é só dele. Também é nossa. Penso que seria muito interessante pensarmos colectivamente neesta hipótese. Seria, no mínimo, um acto de cidadania responsável.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Monteiro,

    Que tipo de acção poderia ser tomada?

    SL

    ResponderEliminar
  8. O que se passou hoje em Guimarães foi apenas mais um capítulo da vergonha que anda o "futebol" português. Não é bem o futebol, mas sim o que se passa à volta. Eu temi pelo jogo de hoje, não pelo Guimarães, mas sim por um penalti inventado, um golo em fora-de-jogo, ou mais uma ou duas expulsões... enfim, quem não conhece Bruno Paixão? Uma carreira de não sei quantos anos ao melhor nível da incompetência.

    Depois deste jogo, ao Bruno Paixão só lhe digo isto:

    http://www.youtube.com/watch?v=mHl9l2KgmWk&feature=related

    Quanto a nós... somos bravos! Parabéns aos leões, que depois de 45 minutos de desgaste a jogar assim contra a Lazio, hoje aguentaram mais 70.

    ResponderEliminar
  9. reflexivoleonino,

    Esta ideia não é original. Foi veiculada pelo Abrantes Mendes que é juíz.

    Se na nossa vida particular, a atitude de uma pessoa ou um conjunto de pessoas é permenente desrepeitosa e nos causa danos morais e materiais, posso sempre interpor uma acção.

    Por exemplo, admito que pudesse ser algo apresentado por um conjunto de adeptos. Aliás, há um conjunto de notáveis sportinguitas que têm um percurso profissional nesta área muito importante e mais do que eu ou outros podem equacionar a possibilidade de uma acção como esta, independentemente dela envolver um número de adeptos mais ou menos significativo. é que nós somos o Sporting e o sporting somos nós. Os danos morais são causados, antes de mais, a nós, adeptos.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caro Jorge Antunes,

    Também temi que a coisa fosse pior. O facto de a expulsão ter sido muito cedo e dos jogadores do Sporting se terem mantido muito frios, talvez tenha evitado que a coisa descambasse para algo muito pior.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Concordo totalmente contigo Rui, não nos deixaram ver um bom jogo de futebol, senti isso após a expulsão, tive vontade de desligar a TV.

    Esta expulsão foi mais do que previsível e isso enoja ainda mais. Aqui neste blog falou-se nisso durante a semana, aliás de um modo geral era quase um dado adquirido que não acabaríamos com os 11.

    O jogadores do Sporting tiveram cabeça fria , muita... também eles saberiam o que lhes esperava.

    ResponderEliminar
  12. O bom de termos sido apitados pelo Bruno Paixão é que agora, segundos os critérios de nomeação, ele não nos pode apitar tão cedo.

    ResponderEliminar
  13. Mau, mau, quem é que anda a papar a Bruna Polga? É um dos novos? E o Polga não diz nada?

    ResponderEliminar