terça-feira, 14 de junho de 2011

Sobre os Rumores das “Unhas” que Aí Vêm: Parte II – Das Verdades Virtuais às Redes Sociais e… ao Eça, outra vez…

A loucura pelo futebol em Portugal fez crescer e, sobretudo, engordar a máquina de comunicação social desportiva. O problema é que, mesmo nas fases mais agitadas do mercado futebolístico, não existem rumores suficientes para saciar toda a sua fome por novidades… Três jornais desportivos diários, uma situação praticamente sem paralelo ao nível internacional… Jornais generalistas, na grande maioria, com amplos cadernos desportivos… Principais televisões, em canal aberto ou na TV por cabo, quase todas com a sua secção desportiva, com diversas intervenções diárias, com programas de debate no mínimo semanais… Há mesmo canais dedicados exclusivamente ao desporto e, em particular, ao futebol… Nas principais rádios portuguesas, a situação é idêntica…
Ainda assim, a vida dos jornalistas desportivos não tem sido fácil nos anos mais recentes. A globalização do mercado futebolístico trouxe consigo uma dificuldade crescente para acompanharem todas as movimentações dos principais clubes. Muitos têm que recorrer à imaginação para ganhar o seu pão… Para eles, tal como para Albert Einstein, “a imaginação é mais importante que o conhecimento”… A notável escola de fantasistas do Record, entre os desportivos, posteriormente seguida, entre os generalistas, pelo Correio da Manhã ou DN, leva a bola de ouro pela sua prodigiosa criatividade … Quem não se recorda de “manchetes” tão épicas como “Feito, Lizandro Lopez na Luz por 5 anos ", condimentada em baixo por "Maxi Lopez já assiste ao Benfica- Beira Mar e assina por 5 anos e meio” (30 de Janeiro 2004)… Ou, então, ainda melhor, a memorável ”Benfica equaciona adquirir Totti e Sávio” (15 de Agosto de 1999) – para, depois, afinal, aparecer o Tote…
Todavia, nos últimos tempos, as novas tecnologias e, em particular, as redes sociais geraram uma oportunidade quase única. Com as redes sociais, os jornalistas desportivos passam a dispor de fontes de rumores praticamente inesgotáveis, bastando para o efeito ir observando o seu monitor de computador … São sites nacionais e internacionais constantemente actualizados sobre os últimos rumores de transferências… São os sites oficiais dos clubes onde estes divulgam os movimentos do mercado… É o site da CMVM em actualização contínua… São os bloggers ou seus comentadores que vão registando os rumores mais recentes… São fóruns (fora) de apoio a clubes onde os participantes vão divulgando alguns rumores de que têm conhecimento pessoal por terem estado com um determinado dirigente no mesmo baptizado, casamento, ou casa de passe … São os twitts das mais diversas origens que anunciam transferências em vias de concretização de e para o nosso clube…
As redes sociais são, cada vez mais, as fontes preferidas dos órgãos de comunicação social desportiva… De um momento para o outro, um membro dessas redes sociais apanha e revela um rumor de uma possível contratação, num instante outro traduz seja para que língua for, mais uns minutos e um outro diz que também teve conhecimento por intermédio de uma segunda fonte, rapidamente outro arranja maneira de entrar noutra rede social para procurar indícios que confirmem a veracidade do rumor e, em menos de dez minutos, outros sacam referências do jogador, imagens, estatísticas, streams para os seus próximos jogos… Num ápice, mistura-se tudo, mete-se no micro-ondas da net… et voila – notícias prontinhas a servir pela comunicação social do dia seguinte, ainda quentes e sem qualquer tipo de tempero…
Voltando ao genial Eça e tal como ele escrevia há 140 anos, grande parte da imprensa desportiva portuguesa ainda “trabalha d'este modo: informando-se;—é o termo technico. Uma vez informado, o jornalista considera-se instruido. Desde que tem a informação recebida tem o jornal feito. O que elle vos escreve hoje—notae-o bem—é o que vós lhes dissestes hontem. O jornal não é uma fonte de critica, de analyse, de investigação. O jornal é o barril de transporte das idéas em circulação, das soluções previamente recebidas e approvadas pelo consenso publico. O jornalista é o aguadeiro submisso e fiel da opinião. Não a dirige, não a corrige, não a modifica, não a tempera. O unico serviço que lhe faz é este: transporta-a dos centros publicos aos domicilios particulares. O publico é a nascente, é o veio, é o manancial; a imprensa periodica é simplesmente — o cano”.

4 comentários:

  1. Ora nem mais...excelente post.

    A verdade é que basta ir ao twitter e colocar um rumor...e colocar algo que o suporte...dps é ver a noticia nos CM ou Record.
    Este será o futuro da CS portuguesa?
    Se é...qq um pode ser jornalista...e todos podemos acertar numa contratação...para já SAD Sporting 1 Comunicação Social 0 com a contratação do Rick V.

    Questão? será que alguem já acertou o próximo....eu sei quem é...talvez twito :)

    ResponderEliminar
  2. Excelente post.

    Bem pensado, bem escrito, um feliz espelho da realidade periódica desportiva em Portugal.
    E a citação final de Eça ... uma delícia !...
    Que eu me atreveria a corrigir, com a convicção de que Eça não me levaria a mal:
    "... a imprensa periódica é simplesmente o cano..." de esgoto !!!...
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Juanguevara,

    Obrigado pelas amáveis palavras. Se se confirmar a aquisição de Rinaudo, será a primeira, tanto quanto me recordo, a ter sido detectada em primeira mão via Twitter (salvo erro, no Fórum do Sporting). No caso do Ricky estivemos bem e apanhamos toda a gente de surpresa. Por momentos, quase tive saudades do Sousa Cintra que, na sua primeira fase, levava consigo para as mesas de negociações - por exemplo, no caso da fracassada contratação de Darko Pancev - um jornalista da A Bola (salvo erro, o Manuel António)... Depois a coisa melhorou - não havia twitters, mas houve FAXs... Os benfiquistas sabem do que estou a falar... Saudações leoninas!

    Caro Álamo,

    Agradeço também as simpáticas palavras. E concordo consigo que essa era a intenção do grande Eça... Que não a terá escrito porque, como lhe era habitual, quis dar o prazer aos leitores de saborearem melhor a sua tradicional malícia... Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  4. Dass... q o Eça dava erros comó c*r*lh*...

    :P

    ResponderEliminar