quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sousa Tavares: baba, ranho e lágrimas de crocodilo

Cumprindo o ritual da manhã, desfolhei “A Bola” enquanto tomava café no Flávio, por baixo de minha casa. Deparei-me, como é normal às terças-feiras, com uma enorme mancha de texto escrita pelo Sousa Tavares. Apesar de tudo estes textos têm uma enorme vantagem sobre o Equador. Não são tão autobiográficos e todos juntos não permitem calçar uma cama ou qualquer outro móvel perneta do mesmo género. O ego está todo lá na mesma e a escrita enfadonha também.

Sousa Tavares está indignadíssimo com o Villas-Boas e chora baba e ranho. Considera que só alguém com uma total falta de carácter é que pode aceitar uma proposta como a do Chelsea, nos termos em que esta foi feita. Para ele, um homem, um homem com h maiúsculo, não tem preço e não se vende.

Se percebo bem este raciocínio, um homem, minúsculo, é aquele que se vende a outros contra o interesse do FCP. É que nunca vi o mesmo raciocínio aplicado ao contrário. Nunca vi, ao Sousa Tavares ou a outros adeptos do FCP, a mesma indignação quando o Pinto da Costa contrata treinadores nas mesmas circunstâncias (de repente, penso no Jesualdo Ferreira ou na tentativa de contratar Jorge Jesus na época passada) ou contrata jogadores que se encontram em negociações com outros clubes só para os prejudicar. Tudo isto sempre foi creditado à enorme visão e capacidade gestionária do Pinto da Costa. Nada foi apontado ao seu carácter ou à sua falta de “fair play”. Nada foi apontado ao carácter dos jogadores e treinadores que assim vieram para o FCP.

Resta-me verter umas lágrimas de crocodilo. São de crocodilo mas não deixam de ser lágrimas; coisa que nem isso os do FCP alguma vez fizeram por nós. De facto, Villas-Boas fez algo que considero inaceitável. Deixar um clube contra a vontade do seu Presidente, depois de fazer juras de amor eterno, e deixá-lo neste “timing”, sem grandes hipótese desse seu clube do coração poder encontrar a melhor solução, apesar das fanfarronadas habituais do Pinto da Costa há bocado.

3 comentários:

  1. E o facto de Sousa Tavares escrever para a ABOLA, também não é, por isso, algo contra-natura e que revela falta de carácter e que desvirtua, totalmente os (supostos) valores do FCP?

    Esse senhor é nojo. E o pior é que ainda há quem o leia e que siga o que ele escreve e diz.
    (não é critica para ti, porque tu lês e sabes avaliar criticamente o que ele escreve)

    ResponderEliminar
  2. É como a "fina ironia" do PdC: outro que dissesse o que ele diz, era insultado de cima a baixo.

    E o que há de papalvos a acreditarem que a sucessão do AVB estava já a ser planeada há algum tempo?

    ResponderEliminar
  3. Caros leitores,

    O Sousa Tavares e os restantes adeptos do FCP são nossos adversários. Só faz sentido ser-se do Sporting se outros forem de outras equipas. Assim, o Sousa Tavares pode, em minha opinião, não escrever grande coisa, mas não é nosso inimigo.

    SL

    ResponderEliminar