quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nós e os nossos adversários

Os nossos adversários são só isso mesmo: adversários. Ser-se do Sporting é ser-se contra o Porto e o Benfica. A nossa identidade constroi-se por oposição a eles. Mas também se forma por nós próprios. Quando ganhamos ao Porto ou ao Benfica, ficamos felizes porque ganhamos e não, simplesmente, porque qualquer um deles perde. Ficamos mais felizes por termos ganho a qualquer um deles do que a qualquer outro clube. Mas ficamos sobretudo felizes porque ganhamos.

Isto serve para dizer que só somos do Sporting porque outros são de outro clube qualquer. Sem eles, não tinha sentido afirmarmo-nos como sportinguistas. Eles têm que existir para sermos o que somos.

Devemos respeitar os adversários sejam eles quais forem. Mesmo que eles não nos respeitem. Se assim for, é porque também não têm respeito por si próprios. É que sem nós eles também não têm razão de existir.

2 comentários:

  1. Excelente pequeno texto. É assim que fazemos a diferença frente a outros clubismos fanáticos.

    ResponderEliminar
  2. Caro RL,

    Depois do texto que escrevi sobre o Sousa Tavares,um pouco mais rispido do que o costume, recebi vários comentários mais intolerantes. Procurei ser pedagógico e explicar que os nossos adversários não são mais do que isso. Só fazemos sentido, nós e eles,todos juntos.

    SL

    ResponderEliminar