quarta-feira, 20 de abril de 2011

Freitas Lobo, o grande comentador de patinagem artística

Vivi a minha infância e adolescência numa cidade do interior de Portugal. Eram os tempos da televisão a preto e branco e das transmissões da Eurovisão. Não havendo grandes alternativas, passava os serões com o meu pai a ver essas transmissões. Não eram muito variadas. Eram, a maior parte do tempo, de patinagem artística.

O meu pai transformou-se, à custa de tantas horas a ver patinagem artística, num especialista. Comentava com um ar sabedor a amplitude de um “axel” ou de um “lutz” como se de um treinador da antiga União Soviética se tratasse. Na infância, apreciava os bate-cus. Com o aparecimento da Katarina Witt, passei a levar este desporto muito mais a sério.

Isto, parecendo que não, tem tudo a ver com o jogo contra o Porto. Os comentários parecem os do meu pai. O Porto teve mais posse de bola. O Porto rematou mais e com mais perigo. O Falcão foi o melhor jogador em campo. O Porto leva 35 pontos de vantagem. O Porto é muito melhor equipa. O Porto tem dois dos melhores avançados da Europa. E por aí fora.

Face a estes comentários, o futebol deve passar a ser como a patinagem artística. Cada equipa entra à vez em campo. Primeiro faz os exercícios obrigatórios. Recebe a nota artística e a nota técnica. Volta ao relvado para os exercícios livres. Recebe novas notas técnica e artística. No fim faz-se a média e já está: a equipa que tiver a melhor classificação ganha.

Mas, enquanto assim não for, o que contam são os golos. Estás a perceber ò Freitas Lobo! E por esse critério, que é o que conta, o Porto não foi assim tão superior. É que se tivesse sido tão superior como dizem não precisava dos favores do Soares Dias para ganhar o jogo.

7 comentários:

  1. Depois de ler este texto não resisto a dizer que isto devia ser publicado em todos os blogues afectos ao SCP e não só ! Porque ele, o texto, induz-nos no ambiente de uma transmissão acrítica e, como não há mais para dizer diz-se isso mesmo: trivialidades.
    Gostava de escrever assim, mas como não sei delicio-me com "notas" deste blogue intelectual e verdadeiro sobre o futebol e o nosso clube.
    Continuem
    SL Jose C. Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está alguém que pensa (e escreve) exactamente aquilo que eu penso e que tenho andado a dizer aos meus amigos nos ultimos dias...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caros leitores,

    Muito obrigado pelas palavras amigas. A nossa opinião publicada analisa os jogos em função dos resultados e sem ter em consideração a arbitragem. Assim têm sempre razão e continuam a branquear esta completa falta de vergonha dos árbitros.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Rui, deixe-me dar-lhe os parabéns. É bom que esteja pelo menos aqui, mas é pena que não esteja numa tribuna maior. Já há algum tempo que acompanho este blogue, mas decidi-me agora deixar-lhe estes votos não só pela argúcia da análise, mas sobretudo pela mescla com o humor.

    ResponderEliminar
  5. Caro Politikos,

    Obrigado pelas palavras simpáticas e volte sempre.

    ResponderEliminar