sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cristiano Ronaldo contra os Vencidos da Vida

Percebe-se o interesse mediático na suposta rivalidade entre o Messi e o Ronaldo. É assim em quase todos os desportos e não há razão para que no futebol assim não seja também.

São dois jogadores com uma qualidade muito acima dos demais. São ambos excepcionais, mas excepcionais em coisas um pouco diferentes. Ninguém é capaz como o Messi de se meter numa cabina telefónica e sair de lá com a bola. Mas também ninguém é capaz de rematar da mesma forma que o Ronaldo. O primeiro é baixote e fisicamente meio mal acabado. O segundo é um portento da natureza em termos físicos.

Não sei qual deles é o melhor. Na dúvida o melhor é o meu, o Ronaldo.

Estranhamente, em Portugal, o Ronaldo não é muito apreciado. Na imprensa elogiam-no contrariados, como se fosse uma concessão. Há dias assisti a um bocado de um jogo aborrecido do Real Madrid contra uma equipa que me esquece o nome. O Diamantino, na qualidade de comentador, passou o tempo todo salientar com grande deleite todos os falhanços do Ronaldo. Acabou a elogiar o Ozil e a forma como marcou um golo, por comparação com a suposta incapacidade do Ronaldo de fazer o mesmo.

Quando essa comparação é suscitada, aparece sempre alguém com ar de grande imparcialidade a dizer que o Messi é melhor. Chegaram mesmo a afirmar que prejudicava a Selecção Nacional. Ninguém parece perceber o que o Mourinho e o Ferguson perceberam. A melhor forma de o pôr a jogar para a equipa é pôr a equipa a jogar para ele.

Pode ser a famosa piolheira nacional tão bem expressa pelo Fialho de Almeida e pela geração dos Vencidos da Vida; recentemente glosada pelo Vasco Pulido Valente e outros que tais. Mas é mais do que isso. É pura parcialidade. Imaginem que o Ronaldo tinha vindo do Benfica. Diriam o mesmo dele?

Um dia, em Alvalade, marcou-nos um golo pelo Manchester United. Pediu-nos desculpa. Agradeceu-nos. Se já não era, nesse momento passou a ser, para nós, o melhor jogador do mundo.

5 comentários:

  1. Por falar em Real Madrid, aqui está algo de interessante http://bombanovisconde.blogspot.com/2011/04/as-eleicoes-do-sporting-la-real-madrid.html

    ResponderEliminar
  2. "Um dia, em Alvalade, marcou-nos um golo pelo Manchester United. Pediu-nos desculpa. Agradeceu-nos."

    Ao contrário do Figo que, quando o Inter marcou em Alvalade, foi o primeiro jogador dos italianos a saltar do banco, eufórico.

    Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos Fonseca,

    É por essas e por outras que aprecio ainda mais o Cristiano Ronaldo. O Figo sempre foi um "pesetero". Tem é uma máquina de propaganda magnífica. À conta disso, apesar de ter sido muito menos jogador que o Cristiano Ronaldo, é quase consensual em Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  4. "Imaginem que o Ronaldo tinha vindo do Benfica. Diriam o mesmo dele?"...... É que nem precisa de ser português!!!!! É só reparar nos comentários que fazem do Tio Maria!!!!

    ResponderEliminar
  5. Cara Maria,

    Ainda bem que concorda comigo.

    SL

    ResponderEliminar