domingo, 16 de janeiro de 2011

Catita, pá!

Este jogo foi uma vigarice. Mal começa e três falta seguidas sobre o Vukcevic, culminadas com um tackle por trás. Nada, nenhum cartão amarelo. Se não sabíamos ficámos a saber o que nos esperava.

Começámos a perder o meio campo. O Maniche no seu melhor, nem atrás, nem à frente, e sempre a passo. Até que levamos um golo de chouriço. Tudo nos acontece. O Patrício parece um pouco mal batido.

Custa a reagir, até que o Valdés pega na equipa. O guarda-redes do Paços de Ferreira parece que defende tudo, umas vezes com mérito outras porque lhe acertam com a bola. Até que defende para a frente uma bola rematada pelo Valdês e o Liedson fez-nos lembrar o que já foi. Mas não passa muito tempo sem que o árbitro Catita explique, para quem não tinha percebido, ao que vinha. Um dos pénalties mais ridículos que me foi dado ver marcar. Vamos a perder para o intervalo.

Na segunda parte continuam as dificuldades em pressionar o adversário. O Salomão começa a aparecer e explode finalmente quando o Valdés lhe faz um passe notável. O nosso treinador, que é como uma pedra, tira o Maniche e, em vez de meter o Zapater (que ninguém percebeu, depois do jogo com o Braga, como é que não foi titular), mete o inconsequente Saleiro.

O jogo fica partido. Passámos a ter ainda mais dificuldades em controlar o meio campo. O Valdés, o nosso mais perigoso avançado, tem que recuar.

O árbitro Catita continua a brilhar. Não marca um pénalti evidente por falta sobre o Saleiro. Não expulsa, com segundo amarelo, um jogador do Paços de Ferreira depois de uma entrada violenta sobre o Liedsosn, mas mostra o amarelo quando Liedson faz o mesmo.

Os jogadores do Sporting já tinham dado o berro quando o Paços de Ferreira marca o terceiro. Só aí é que o nosso treinador mete o Zapater, recolocando o Valdês mais à frente outra vez. Entra também o Grimi. A história repete-se, agora como farsa.

E o jogo não podia acabar sem mais um caso catita. Quando o João Pereira se ia a isolar o Catita marca um livre por um falta que aconteceu dois passes antes, não dando a lei da vantagem. A falta de vergonha deve ser levada até ao fim. Ou muito me engano ou vamos ter mais um catita árbitro português a internacional.

Jogámos mal? Jogámos. Perdemos por causa disso? Não sei. O árbitro foi uma vergonha? Foi. Vai ser penalizado por isso? Não. Vai a internacional? Vai. Porque é que continuamos a ver jogos destes? Não sei.

3 comentários:

  1. Pior que este penalty só mesmo aquele que nos marcaram quando o Polga pára o jogador adversario a 3m da grande área, ou o famoso penalty do "atraso" do Polga ao Stoikovic.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Monteiro
    Depois de ler algumas das suas crónicas sinto-me na obrigação de lhe dizer que fiquei fã. Aprecio a escrita e a ironia com que faz os seus comentários.
    Em relação ao jogo, não foi a nossa pior exibição (é triste dizer isto), mas foi sem dúvida um resultado miserável.
    Temo que os próximos tempos não sejam fáceis para os Sportinguistas, o treinador pode ser boa pessoa, mas é fraquito, a instabilidade actual não ajuda a encontrar soluções para um plantel que também é fraquito, talvez dos mais fracos dos últimos tempos, e pior do que isso, com o estado actual das coisas, já nem podemos dizer que "para o ano é que é".
    Mas, escondida atrás da crise vem sempre a oportunidade... De fazer mais e melhor, de inovar, de encontrar "fora da caixa" soluções diferentes para os problemas actuais. Eu acredito que é possível, ou como dizia o outro: "Yes, we can!!" e acrescento eu: "Garantidamente... Quase de certeza... :-)"
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro RVaz,

    Obrigado pelo comentário. Vamos ver se, depois de despedirmos o treinador (que com este não vamos lá), comecem a acontecer coisas positivas. Eu ando com vontade de as escrever. Não me dão é oportunidade para isso.

    SL

    ResponderEliminar