quarta-feira, 27 de outubro de 2010

His name is…

… Abel. O Abel é um excelente rapaz. Basta olhar-lhe para a cara. Simpatizamos logo com ele. É o genro que todos nós escolheríamos. Imaginamo-nos, com ele, a lavar o carro ao sábado ou a passear ao domingo de fato de treino de tactel no shopping.

O que não o imaginamos é como herói do nosso clube. Podia ser um herói improvável. Acontece, às vezes. Por exemplo, o Acosta tinha cara de um responsável funcionário de meia-idade das finanças e não deixou de ser um dos meus heróis por isso. Mas o Acosta marcava golos (sobretudo quando o Secretário se distraia). O Abel não é assim.

O Abel é um jogador mediano, mas esforçado, que, por uma série de coincidências e de alinhamentos dos astros, acabou no Sporting (até chegou a ser convocado para os treinos da selecção). Ele próprio sabe isso. Ele próprio não aspiraria nesta altura a muito mais do que regressar às origens no seu querido Penafiel, onde se reformaria do futebol e abriria uma loja de material desportivo. Talvez viesse a ser, quem sabe, treinador do Paredes, do Lousada ou assim.

Mas não. O Abel, hoje, é um dos jogadores mais importantes do nosso Sporting. Marca as bolas paradas. Marcou, no último jogo, um golo decisivo contra o último classificado. Este estatuto do Abel é a mais sublime ironia do nosso Sporting actual. Representa, na perfeição, o buraco em que nos metemos.

4 comentários:

  1. O "herói" que marcou o golo a vitória ao último classificado a 1 minuto do fim. Ao que este clube chegou.

    ResponderEliminar
  2. O bom povo costumava dizer que um Skoda era um carro para toda a vida - é que, depois de sermos donos de um, nunca mais nos conseguíamos livrar dele.

    O nosso plantel está repleto de Skodas… O Abel, apesar de bom genro, é um deles, uma espécie de utilitário pouco… útil.

    Mas, segundo o Record, com ele em campo este ano, é sempre vitória certa. Enfim, se não confiarmos em mais nada ou ninguém, confiemos, então, no nosso … Abel… E não será este Caim a atirar-lhe a primeira pedra.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Caros Anónimo e Júlio Pereira,

    Também não serei eu a atirar a primeira pedra, ainda para mais quando ele já marca golos e tudo. Agora, nem nós nem o Abel merecemos isto.

    SL

    ResponderEliminar