quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Leis gerais, bosão de Higgs e vitórias com o coração

Não vi o jogo de ontem, contra o Gil Vicente. Como sempre costumo dizer, não ver um jogo deixa-nos muito mais à vontade para falar sobre ele, sem as limitações da factualidade, da realidade nua e crua. Há sempre quem diga, quem pergunte: como é que se pode falar de uma realidade que se desconhece? O bosão de Higgs foi observado em 2015, mas a sua existência e características tinham sido antecipadas há muitos, muitos anos, pelo tal de Higgs. Há leis gerais que regem o universo, na física como no futebol. É necessário estar atento e compreender os padrões para dele se obterem leis gerais que nos permitam compreender o universo. 

Os jogos do Sporting seguem um padrão. Não há uma única equipa que tenha jogado bem contra nós. Ou porque se preocupam de mais connosco ou porque nós nos preocupamos de mais com eles, a verdade é que ninguém joga nada, raspas, contra nós. Não, não estou a dizer que jogamos bem; estou a dizer que asseguramos sempre que os outros jogam mal. Ontem, o Gil Vicente marcou um golo no único remate que fez à nossa baliza. Há uma componente de “karma” que obedece a qualquer coisa errada que fizemos no passado e se reflete sempre no presente. Há também a componente que obedece a uma lei geral: não permitimos oportunidades de golo ao adversário. Podemos dizer que isso não é necessariamente jogar bem. Para o Rúben Amorim também não é condição suficiente, mas é condição necessária. 

A compreensão desta lei geral permitiu-me continuar calmo e tranquilo a bebericar um brandy quando um dos meus amigos de jantar me anunciava que estávamos a perder por um a zero a dez minutos do fim. Disse-lhe para estar tranquilo que íamos ganhar. Como é que sabia? Não jogar com nenhum avançado fixo obriga os centrais a andar a correr de um lado para o outro à procura das marcações. Os centrais do nosso campeonato não têm vida para isso e, tarde ou cedo, dão o berro. Os golos do Sporting são resultado desse estoiro com direito a pirotecnia e tudo. Alguém acredita que no início do jogo a triangulação na lateral que dá o primeiro golo acontecia? Alguém acredita que no início do jogo o Sporar ganhava a bola dividida com o central depois de uma correria que dá o segundo golo? Alguém acredita que no início do jogo o jogador do Gil Vicente recebia mal a bola e não tinha pernas para a recuperar ou impedir a progressão e o central deixava fazer o que deixou ao Pedro Gonçalves no terceiro golo? 

O Rúben Amorim assegurou o que sempre assegura, que os adversários poucas ou nenhumas oportunidades conseguem. Assegurou o que também assegura sempre que necessário, que no final muda tudo como se tudo ficasse na mesma e vamos a eles como tarzões. Os jogos, aqueles que nos enchem a alma e nunca nos esquecemos, ganham-se com o coração e coração é coisa que não nos falta. O problema, o verdadeiro problema é que existe uma lei geral que nos impede de, no fim, vencer. O Sporting é a equipa do campeonato que menos faltas faz e a que tem mais cartões amarelos. Esta lei não é sequer como o bosão de Higgs, observamo-la desde sempre e ano após anos, quaisquer que sejam os presidentes, os treinadores ou os jogadores. Contra esta lei geral é que o Rúben Amorim, como antes o Paulo Bento ou o Leonardo Jardim, nada pode. 

12 comentários:

  1. Caro Rui,

    Também não vi o jogo e fui-me deitar quando estava empatado. Qualquer coisa de manhã me dizia que tínhamos ganho. Mesmo assim, foi surpeendente ver 3-1.

    Ao que parecer, ganhámos a jogar mal e contra 14. Pois assim é que tem de ser! É isto mesmo, não saiam deste registo!

    O xôr árbitro estreou-se a apitar um grande. Aos 30 segundos, já estava a mostrar o quanto sabe da poda e quão bem havia estudado o evangelho.

    O VAR também não esteve mal. O empurrão ao Sporar na área não passou no intensómetro, ficou uns quantos Pascais abaixo do limiar. Já o amarelo por simulação estava na mão do árbitro ainda o homem não tinha acabado de cair.

    Mas ontem não deu. Até havia festa na catedral de S. Domingos de Benfica ou Carnide ou lá o que é, mas não chegou para a senha da refeição social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Está tudo dito no que disse. É preciso ganhar neste registo, a jogar contra 14, mal e porcamente, porque não há outra forma com estas arbitragens, e mesmo assim ganhar. O resto, as táticas e tretas, é para enganar meninos.

      SL

      Eliminar
  2. É tudo isso. Deixam-nos andar ali a curtir durante uns jogos e quando a malta se começa a entusiasmar, pumba toma lá disto e não digas que vais daqui.
    Não sejam queixinhas e joguem à bola, dizem eles.
    É esta a nossa sina !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francis,

      Pouco a pouco, vão-nos fazendo a folha. Quando perderemos, os sportinguistas vão engolir as balelas do costume. Os jogadores não sei o quê, a tática não sei que mais. Ao lado o Porto joga pontapé para a frente e ganha.

      SL

      Eliminar
    2. Ou então quando a falta de qualidade acabar por vir ao de cima...

      Acham mesmo que esta equipa tem qualidade para lutar pelo título? Por causa de 4 vitórias, nenhuma delas contra equipas do top 8 da época passada? É que o Sporting já tinha feito 12 pontos nestes mesmos jogos na época passada...

      Eu até acho que o plantel é melhor do que o da época passada (o que não era difícil). Mas ver nele material para mais do que um 3º lugar parece-me completamente irrealista. Com ou sem árbitros.

      Eliminar
    3. Caro Pedro,

      Deve ser muito novo, só pode. Desde quando é que a qualidade dos jogadores decidiram campeonatos em Portugal? Vi equipas incríveis do Sporting com Balakov, Figo, Naybet e por aí fora perder campeonatos contra pernetas do Porto. Acha que as equipas do Sporting que ganharam os dois últimos campeonatos eram melhores do que as anteriores que andaram vinte anos a perdê-los.

      Na época passada, o Porto e o Benfica tinham equipas ridículas e treinadores ridículos. Sendo o Lage tão bom como o pintaram, como é que ainda não arranjou clube, mesmo com o Mendes a agente? O Sérgio Conceição antes de chegar ao Porto tinha ganho o quê e aonde? Tinha vindo do Barcelona ou do Real Madrid?

      Ainda não vi a equipa do Benfica e não posso falar. Relativamente ao Porto já vi. O Sporting tem tão boa equipa como o Porto. Não se gosta do Coates? e o Mbemba é melhor? Não se gosta do Porro? E o Manafá é melhor? Não se gosta do Nuno Mendes? E o Zaidu é melhor? Não se gosta do Palhinha? E o Sérgio Conceição ou o Uribe são melhores. Podíamos estar aqui o dia todo.

      SL

      Eliminar
  3. Eu comecei a ver o jogo aos 80 minutos, por isso reclamo desde já o estatuto de talismã da equipa :) :)
    Como não vi o que se passou antes, estou igualmente acreditado para discorrer sobre o que terá sido: Entrámos com um GR, 5 Defesas e 5 Médios -- 2 deles defensivos. É a estratégia da azeitona, primero há que cansá-la, só depois, como muito bem diz, os defesas adversários começam a estabanar e é então que vale a pena entrar a cavalaria para a agarrar.
    Dito isto, viva o Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não sei, não! Eu não vi, mas aos 80 minutos vaticinei a vitória.

      O jogo deve ter sido mais do mesmo. Os do Gil Vicente lá atrás e os do Sporting a moer. A coisa foi andando até sofrermos o golo. Depois caímos-lhes em cima e até o Sporar parecia um ponta-de-lança como deve ser.

      Dito isto também, viva o Sporting e o resto são tretas.

      SL

      Eliminar
  4. Eu reclamo o titulo de talismã por omissão. Desisti aos 80 min. Como costuma dizer isto não é patinagem artistica, mas aqueles 80 min foram um bocadinho maus demais. Não sei se os cansámos ou simplesmente lhes provocámos um ataque de sonolência.

    Se calhar agora não era má ideia que o nosso Frederico não perdesse a embalagem de ganhou a seguir ao jogo com o Porto. É verdade que não dará a mesma visibilidade , mas convinha ir denunciando estes artistas que nos vão calhando em sorte (?).
    E este imberbe aos 10 min já tinha mostrado ao que vinha.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Toda a razão. É nas alturas que se ganha que se criticam os árbitros. Aos 30 segundos temos o primeiro amarelo por uma falta daquelas? Vamos continuar a ser a equipa com menos faltas e mais cartões amarelos?

      SL

      Eliminar
  5. Ja tinha percebido o esquema de Amorim, cansar os adversários e nos últimos 10 minutos pum! O Sporting é o time da virada dos brasileiros, da remontada dos espanhois.

    Quando alguém diz que este Sporting não tem qualidade para chegar ao título é porque não viu o Benfica de Trapattoni e Mantorras:
    SL

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Sim, depois daquela equipa do Trpattoni ganhar o campeonato, a equipa do Sporting deve ter aspirações a ganhar a Liga dos Campeões mesmo sem nela participar.

      SL

      Eliminar