segunda-feira, 5 de outubro de 2020

É a nossa hora!

Há momentos mágicos. São raros, muito raros. Depois de receção atabalhoada de um defesa do Portimonense, o Nuno Mendes rouba-lhe a bola e passa-o por dentro, passa a bola por um lado e vai buscá-la pelo outro ao defesa seguinte, desequilibra-se, parece que se vai estatelar, recupera e enfia-lhe um toque de calcanhar que deixa o terceiro defesa com um torcicolo e encosta-a para a baliza com o seu pior pé, deixando o guarda-redes de cócoras. Depois de ver isto, se um adepto do Sporting ainda continuar a falar que o Matheus qualquer coisa, o Coates não sei o quê, ou o Vietto não sei que mais, então não sabe o que vê e não merece ver o que viu com a camisola do seu clube. 

O Rúben Amorim disse o que tinha a dizer nas conferências de imprensa, quer depois do jogo com o Lask Linz, quer na que antecedeu este do Portimonense. Imaginem se fosse o Jorge Jesus, o Peseiro ou o Silas? Temos treinador e uma equipa, repito, uma equipa. Percebe-se a mobilização dos jogadores nos momentos que antecedem o jogo, nos festejos dos golos, na forma como apoiam o colega depois de um carrinho desesperado ou de um desarme. A única dúvida é se estamos com a equipa e com eles ou não. Não, não há cá Varandas, nem Vianas ou salvadores da pátria. O Sporting somos nós e mais ninguém. Esta é uma coisa que temos de resolver connosco mesmos. 

O jogo de ontem foi mais um belo exemplo do que nos espera. Marcámos o primeiro, o segundo e preparava-se uma cabazada. Não aconteceu por nenhuma mudança tática. Não aconteceu pelas razões do costume. Passou a valer tudo: cotoveladas, entradas por trás, faltas atrás de faltas, agarrões. Amarelos? Nem vê-los! Do outro lado, qualquer toque, qualquer encosto, falta. Foi assim que o Portimonense equilibrou o jogo e o seu treinador ainda tem a distinta lata de falar em perdas de tempo. Vamos deixar que batam impunemente nos nossos, no Nuno Mendes, no Tiago Tomás, no Matheus Nunes, no Pedro Gonçalves, no Porro, no Nuno Santos, no Vietto? A resposta é nossa e vamo-nos deixar de tretas: somos do Sporting ou não somos, apoiamos e protegemos os nossos ou preferimos o cinismo nas redes sociais.

12 comentários:

  1. Meu caro,

    Só há uma coisa a dizer: Sporting. O resto não interessa nada.

    Abraço verde e branco (do coração).

    JGreg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado. Começam-me a irritar os sportinguistas. Não são capazes de apreciar o que vêem. Não são capazes de se empolgar a ver um jogo. Tudo os irrita. Quando começa o jogo os da camisola do leão rampante são os nossos, bolas!

      SL

      Eliminar
  2. Mais nada!
    Sem brunismos ou croquetismos! Já me começa a meter nojo o estado a que chegámos onde até quando ganhamos e vamos postar uma posta, lá está, num qualquer blog ou página, somos ofendidos á boca cheia por um gajo qualquer que odeia por odiar, mais do que ama o nosso grande e imortal clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      É tudo a brincar ao engraçadinho. A quantidade se sportinguistas de parvos que anda por aí é assustadora. Vejam o Nuno Mendes e apreciem. Se tudo lhe correr bem, como espero, vamos ver este golo mais vezes, como vemos o primeiro golo do Ronaldo pela equipa do Sporting contra o Moreirense. Está-se sempre a fazer história e deixam a história passar-lhes ao lado.

      SL

      Eliminar
  3. Amigo Rui Monteiro:
    Mais uma vez um post assertivo e na linha do no nosso raciocínio sportinguista. Eu,quanto ao Sporting, sou como aquele pai que descompõe o filho em casa, mas não gosta que os de fora digam mal dele.
    Sou assim, fui sempre assim, como a canção da Gabriela. Já sou velho demais para mudar.
    Também vi o mesmo jogo.E o mais interessante é que o famigerado vídeo árbitro da Sport TV, escolhe sempre as jogadas a seu belo prazer vermelhusco e não com independência. As entradas para amarelo na primeira parte dos jogadores adversários não as viu, só viu as do Sporting.É aqui que vejo que não há comunicação no Sporting, nem poder institucional para mudar o rumo.Como escrevi aqui há dias, não basta ter uma boa equipa em Portugal para se ganhar campeonatos, infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado. A SportTV é uma vergonha. Mete-me impressão como é que a nossa direção não toma medidas. A narrativas dos jogos é completamente condicionada pelos comentários e por essas análises. Durante o jogo, o relato foi uma náusea. Depois de mais uma pantufada, o comentário foi "quem anda à chuva, molha-se". Que vergonha.

      SL

      Eliminar
  4. É sempre um prazer vir até este cantinho ler do nosso Sporting. Obrigado por este post, é um aplauso sentido. É isto mesmo.
    (Dos treinadores: não podia estar mais de acordo. Quanta diferença. Temos homem.)
    SL, Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      A raiva é tanta ao Varandas que vamos acabar por deitar fora o menino com a água do banho. Eu acredito no treinador sobretudo porque tem carisma e capacidade de mobilização dos jogadores. Com uma equipa de miúdos está a fazer milagres. É preciso apoiá-lo ou acham que existe melhor ao virar da esquina? O preço interessava antes de ser contratado, depois de contratado não interessa mais, é o nosso treinador e isso chega!

      SL

      Eliminar
  5. e então porque é que o panilas ou o filho do fadista ou até o ruben mourinho ( parece aqueles amadores que só sabe cantar ou entoar uma unica canção )não partem a louça na imprensa e estão calados que nem ratos ? o que se passou em portimão foi uma vergonha , e nos jogos com as equipas pequenas vai ser sempre assim ou pior , se alguem do SCP não puser o assunto na ordem do dia .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Toda a razão. Não se compreende como é que a direção não faz nada para proteger o seu treinador e os seus jogadores. Vão-se queixar quando perdermos? Depois Inês é morta. Outra coisa é também ver os sportinguistas permanentemente a comer galados com a testa, como agora se diz, a partir das narrativas dos nossos adversários só porque têm raiva ao Varandas. O Varandas sai como os outros saíram. O que fica é o Sporting e o Sporting somos nós!

      SL

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    Dei comigo a ver o jogo e a pensar algo de parecido. É impossível não se simpatizar com esta equipa do Sporting. Muitos jogadores jovens, muitos deles da nossa academia, vários Portugueses e com poucas vedetas. Não, não acredito que sejam capazes de ganhar o campeonato, sobretudo pela forma como são tratados em campo e fora dele, pelos adversários e pelos próprios sportinguistas. A nós compete-nos apoiar, deixar as guerras com o Presidente e seus amigalhaços para outras núpcias, e dar o máximo de força a quem não tem culpa nenhuma.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Chama-se lucidez ao que escreveu. É deixar a guerra para o Presidente e para quem o acompanha, e apoiar a equipa e o treinador. Andamos sempre a pedir aposta na formação. Agora temos uns miúdos com vontade e uns graúdos que os enquadram bem, como o Coates e o Neto (quem é o sportinguista que não gosta do Coates?), e parecemos sempre cães com pulgas. Os jogadores não têm culpa nenhuma, como diz.

      SL

      Eliminar