quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Crónica de um relato anunciado

Não vi o jogo do Benfica contra o Lyon mas recebi o relato. Foi como se o tivesse visto. 

Antes do jogo, o entusiasmo: o Zenit tinha perdido e abria-se um caminho radioso para o Benfica afirmar a sua dimensão europeia. Com o primeiro golo, os factos começam a enganar-se e a não condizer com a realidade. “Não se percebe, uma equipa com a capacidade da do Benfica quando chega a estes jogos europeus parece entrar numa realidade paralela”, afirma um comentador. 

Depois de um ciclista francês testar a caixa de velocidades contra a defesa do Benfica, acontece o segundo golo e suspeita-se que a realidade tenha acabado de bater à porta. Apesar dos nabos dos defesas e do guarda-redes ameaçarem dar buraco, os jogadores do Lyon ganham quase todos os ressaltos e disparam em contra-ataques sucessivos deixando um dos comentadores em desespero. O desespero dá lugar à esperança quando finalmente falham um passe e o Benfica recupera a bola: “Eles também falham! Eles também falham!”, rejubila o comentador. 

A segunda parte inicia-se com os franceses em ritmo de treino e os jogadores do Benfica a cheirar a bola. De repente, chouriçada para a frente e golo do Benfica. Volta o entusiasmo, não pela vitória, mas pelo empate que deixaria tudo como dantes. Os franceses aborrecem-se com a desfeita e decidem voltar a jogar a sério cinco minutos e marcam novamente. “Está difícil o Benfica chegar à Europa”, lamenta um comentador, entrando em falso e denunciando-se, para logo em seguida vir outro em socorro e rematar a conversa, afirmando: “Este jogo prova que o Benfica não aposta na Europa”. Porque, se apostasse, a Europa render-se-ia aos pés do André Almeida, digo eu e mais não digo.

4 comentários:

  1. É preciso não ter puto de vergonha para se falar da participação de outros clubes na Liga dos campeões quando se é adepto dum clubeco deprimente... O zbording quando chegou à supertaça este ano também encontrou uma realidade paralela. Foram só cinco, certo? Actualmente está difícil ao zbording chegar à próxima eliminatória da taça de Portugal, certo? E da taça da Liga? também não está fácil, certo? E no campeonato, está difícil ao zbording chegar ao 3º lugarzito, certo? E na Liga Europa? Fdsse, aqui confesso que nem sei como andam, tal é a mediocridade... Esta realidade prova que o zbording não aposta no futebol... só se forem os juvenis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Em condições normais, apagaria o seu comentário ou na melhor das hipóteses ficaria sem resposta. Mas aproveito sempre todas as oportunidades, mesmo as mais absurdas, para fazer pedagogia.

      Muitas coisas nos diferenciam seguramente. Algumas são evidentes no seu comentário. Recorro ao meu nome, não trunco o nome dos outros e nem o nome do clube dos outros. Meu caro Rui Montado o seu Benfica também é o Benfica para mim.

      A diferença entre os clubes não está no desempenho, está na bazófia. O Benfica tem dimensão europeia, é o que nos dizem todos os dias, e se não tem agora vai ter não tarda nada. Com uma comunicação social sem qualquer sentido crítico, vão-se repetindo os slogans de campanha de tal forma que até os benfiquistas acreditam. Este texto é menos sobre o Benfica e mais sobre esses slogans e os comentadores que os propagam. Não espero que compreenda, porque para o compreender não se podia chamar Rui Montado.

      Não sou dos que gosta de ganhar jogando sozinho. O Sporting não tem sentido sem o Benfica e o Porto, como o contrário também é verdade. Há quem goste de competir sozinho e arranje um campeonato só para ele: o nosso campeonato nacional. Quando compete com outros a sério, dá no que dá, 17 jogos e 13 derrotas, um desempenho ao nível de qualquer Astana ou Bate Borisov.

      Eliminar
    2. Ó Montado:
      (respiro fundo, duas vezes e começo, finalmente a teclar):
      Olha, não sei como dizer isto de forma que possas entender, mas sempre vou tentar:
      Pelo que posso depreender das tuas palavras, tudo se centra em perder ou ganhar! Tás a seguir?

      É por isso que comparas a desgraça do Sporting com a, não menos desgraça, do Benfica só que a níveis diferentes! Eu explico o que quero dizer com níveis:
      o Sporting perde sobretudo cá dentro, porque mal vai lá fora, e o Benfica perde lá fora porque, e entende bem isto, não volto a explicar, o não deixam perder cá dentro. Acontece que se se conseguir perpetuar esta situação, está tudo bem para, e desculpa a boquita lateral, para o "estado lampiónico", uma vez que mantém o topo da tabela nacional, com tudo de bom que isso traz, e, lá fora, que se lixe.
      Se conseguires abarcar este raciocínio, para a próxima, dou a lição seguinte! Não te esqueças de fazer os trabalhos de casa e, como dizia Fernando Peça: "Pense menino, pense"!

      Eliminar
  2. È a realidade nua e crua,o tal Benfica europeu é para o dia do São Nunca. Porque? Não é preciso ser catedrático para perceber. Quando um clube gasta 14 milhões de euros em escritórios de advogados percebe-se que a nível interno joga noutro tabuleiro que não o das consagradas 4 linhas.
    Lá fora nas provas da UEFA, PUMBA! TRAMBULHÃO!
    - Ontem uma jogada na grande área do Lyon, cá era penalti para o Benfica -
    É o que dá : alunos habituados a facilidades chumbam ou tem más notas nos exames finais.

    João Balaia

    ResponderEliminar