segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sem direito a “bar aberto”

Marcámos dois golos de bola parada. É assim que se desbloqueiam jogos contra equipas como o Boavista. Os campeonatos também se ganham assim. As equipas adversárias têm de nos temer nestes lances. Não se podem sentir confortáveis quando aliviam as bolas ou fazem faltas. Têm de pensar duas vezes.

O primeiro foi uma entrada com a força toda do Ewerton ao primeiro poste. A determinação e a qualidade do cabeceamento, parecendo que não, ajudam. Estou farto de ver remates com o cocuruto da cabeça e de olhos fechados para as nuvens. O segundo foi uma seca do Ruiz, como se diz no bilhar. Percebendo que o guarda-redes se fazia para o lado da barreira, fez tabelar a bola na cabeça de um jogador do Boavista, entrando no lado contrário. Só os predestinados são capazes de habilidades destas.

 A segunda parte foi para esquecer. O Jorge Jesus decretou serviços mínimos e a rapaziada cumpriu. Podia ter cumprido com menos zelo. Nos primeiros vinte minutos limitámo-nos a ver jogar. É verdade que o árbitro não marcava faltas sobre o Slimani quando se jogava mais comprido. É verdade também que com o Teo a capacidade de pressão sobre a defesa e de segurar a bola se reduz. Com a entrada do Mané as coisas melhoraram. O rapaz é trapalhão, mas corre. Só por isso contrasta com o Teo.

Este fim-de-semana as arbitragens nos jogos dos nossos adversários funcionaram em regime de “bar aberto”. No caso do Benfica percebe-se bem. É a devolução de uma cortesia. Também se servem em “bar aberto” no Museu Cosme Damião e no Museu da Cerveja. Com o Porto é o regresso aos anos oitenta e a locais recomendáveis como o Calor da Noite e quejandos. Nós estamos invejosos. Parecendo que não, ganhar os jogos só pelo mérito é muito mais difícil. Ganhar apesar dos árbitros, é mais difícil ainda.

19 comentários:

  1. meu caro, estou aqui para resolver as tuas confusões.

    no paços-benfica?

    bom, começamos logo pelo lance que dá o empate ao paços, em que diogo jota faz falta sobre andré almeida antes de partir para o golo.

    depois o penalty - em que o jonas é efectivamente tocado, como as imagens provam. pode mesmo assim ter sido insuficiente... mas longe do escândalo que alguns querem artificalmente criar.

    e no início da segunda parte, também vos convém esquecer que o jonas sofreu outro penalty - este bem mais claro, mas que a sport-tv, ainda e sempre amiga dos do norte, prefere não repetir.

    quanto ao sporting: tem 10 penalties a favor no campeonato, 3 deles injustificados: na jornada 3 porque não houve falta, na 9 por haver offside e na 22 por ser fora da área.

    e falam vocês em penalties. têm 10, o benfica 6 e o porto 2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilhante dedução, vamos à frente nos pontos, nos penaltis,nas expulsões, nos amarelos, nos sumarissimos, nos offsides, nos lançamentos laterais provavelmente nas faltas marcadas e não marcadas e na jornada 4, 7 e 13 marcamos golos na sequência de cantos mal assinalados, também neste índice lideramos destacados.

      Mas podemos concluir que o Jonas foi tocado mas pode ter sido insuficiente e houve outros lances que a malvada da televisão não mostrou, por exemplo de Guimarães, do Nacional, do Estoril etc...

      Nem Pedro Guerra faria tão brilhante avaliação, parabéns lampião, volta sempre para partilhar essa visão fantástica e não precisas de trazer vouchers.

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Se bem compreendi, o raciocínio é o seguinte. O árbitro assinalou mal o penalty a favor do Benfica, mas quem foi beneficiado foi o Paços de Ferreira, porque ainda lhe tinha de ser marcado outro que os malandros da SporTv não mostraram. No fim, no fim, quem foi beneficiado pela marcação do penalty contra o Paços de Ferreira foi o Sporting.

      Acho que percebi tudo.

      Eliminar
    3. O Goebbels também já vos paga para vomitarem aqui a vossa propaganda nazi-lampiónica?

      Eliminar
    4. Surreal, o André Almeida projecta-se sobre o adversário para travar a jogada, por inépcia congénita, falha,
      e devia ser marcada falta a favor do infractor???...
      Não admira que achem que o Vitória tenha trazido o bom futebol de volta...
      After all, we've always been at war with Eurasia

      Eliminar
  2. Dá para meter isto no Facebook, juntamente com os comunicados do Bruno de Carvalho? Este tipo de baboseiras são bem do tipo das que o Bruno de Carvalho "subscreve por baixo" (como diria o "cérebro"):-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um avençado parvalhão. Volta prá casota, animal.

      Eliminar
    2. A tua inteligência não dá para mais? :-) Parece coisa do Facebook, pá! :-) Não me digas que queres um "like"!

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Não tenho Facebook. Não sou uma pessoa normal.

      Eliminar
  3. Ó Rui perdoe a intromissão mas isto começa a ficar mal frequentado.Faça como o pai do outro diga-lhes que é tarde e já não se servem refeições...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não vou fazer queixa à GNR. Os blogues benfiquistas devem ser um tanto ou quanto enfadonhos pelos vistos.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Ontem foi um jogo tranquilo, valeu a pena a poupança na 5a feira. Ver que as bolas paradas começam a resultar são excelentes notícias. Para além de mostrarem que os rapazes até treinam, é de facto assim que (também) se decidem campeonatos.

    Permita-me também destacar o facto de termos hoje muito mais alternativas que há meio campeonato atrás, sobretudo na defesa.

    Quanto aos adversários na luta pelo título confesso que só vi os resumos. Eu até tento compreender que os árbitros não lhes marquem grandes penalidades claras (como em Guimarães a uns e na Madeira a outros, por exemplo). Pode ter acontecido o árbitro estar a olhar para uma miúda gira na bancada nesses exactos momentos (logo por azar em ambas as situações foram dois momentos no mesmo jogo). Agora terem a certeza que vêem coisas que simplesmente não aconteceram é de facto extraordinário.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Gosto destes jogos. Gosto dos jogos em que ganhamos de lances de bola parada. Ganham-se mais jogos assim do que com elevada nota artística.

      De facto, deve haver uma rapariga engraçada que deve andar de estádio em estádio a atazanar os árbitros. Aliás, o Porto apostou muito nisso durante épocas a fio. Essas raparigas não só distraem os árbitros, impedindo-os de ver o que se passa, como também lhes causam alucinações, permitindo-lhes ver o que não se vê.

      SL

      Eliminar
  5. O Sporting continua na frente o que, a uma jornada do derby, pode revelar-se extremamente importante. Se o campeonato continuar assim equilibrado o campeão só vai ser revelado nas últimas jornadas da época! Emoção até ao final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esperemos que seja assim como diz. As encomendas são umas a seguir às outras.

      SL

      Eliminar
  6. Nem vou discutir outras questões, estaríamos metidos num parafuso sem-fim, mas em relação ao penalti a favor do Benfica, expliquem-me lá a razão que vos leva a jurar que não foi penalti:

    - foi fora da área?
    - não há contacto do defesa do Paços com o pé do Jonas?
    - o Jonas recusou-se a saltar mais de meio metro em altura?
    - simplesmente porque não convinha?
    - porque faz parte da táctica desta época andar numa guerrilha permanente (se já deu resultados a favor do Porto, pode ser que agora...)?
    ou há mais alguma razão que me esteja a escapar?
    carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HHá uma que esqueceste de mencionar e que o árbitro, onde está (nas imagens só se vêem as meias e botas pretas), vê perfeitamente: antes de saltar, ainda antes dos jogadores do Paços terem "fechado" a passagem da bola, Jonas arrasta o pé esquerdo cerca de maio metro e só depois forma o salto, pé esquerdo a apoiar e direito a saltar - o contacto com o pé do adversário acontece com Jonas já em queda...

      Sobre o penalti não assinalado a favor do Paços, o avançado é tocado na perna, à altura dos gémeos, pelo joelho esquerdo (repito, esquerdo) do defesa e, com isso, desequilibrado - o árbitro está, uma vez mais por trás do lance, pelo que não marcou porque não quis!

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Nós falamos de restauração e vocês respondem com penalties. Existe uma associação entre as duas coisas? Nunca me ocorreria tal.

      Eliminar
  7. Mas será que não existe 1 (um) único lampião que seja capaz de dizer que não foi penálti, que foram beneficiados naquele lance, ponto final? Off Topic: Rui Monteiro, aproveito para o aconselhar a passar pelo blogue com quem é que joga o Sporting http://comquemsporting.blogspot.pt/ para ver certos comportamentos, posicionamentos e imagens. A não perder! PS- Não tenho nada a ver com o blogue, se não como leitor, mas acho pertinente esta temática. SL

    ResponderEliminar