domingo, 13 de dezembro de 2015

Para já, estão perdoados!

Depois de na quinta-feira andarmos a brincar à Europa dos pequeninos, esperava-se mais um daqueles jogos com o credo na boca até ao fim. Pior do que um erro é somar-lhe outro. Os primeiros minutos demonstraram que os receios tinham razão de ser. Até ao golo, o jogo decorreu, como de costume, em modo emperrado. Tudo muito devagar e aos soluços.

Finalmente, marcámos um golo a partir de um lance de bola parada. A jogada estava estudada, mas a representação foi trapalhona. O Gélson Martins desmarcou-se, o Esgaio bloqueou a parte de fora da barreira, mas o Ruiz ainda demorou uma eternidade a passar bola. A sorte foi que os jogadores do Moreirense são lentos de raciocínio e quando raciocinam fazem-no todos ao mesmo tempo, chocando uns com os outros. O Gélson Martins, que não tem culpa da azelhice alheia, meteu a bola lá dentro.

Preparei-me para um daqueles jogos sofrido em que acabamos a ganhar por um a zero. Fui completamente surpreendido por um momento Adrien. Fui eu e os jogadores do Moreirense. Há momentos, raros, em que o Adrien faz uma jogada que está para além das suas capacidades e do seu discernimento. Hoje sacou uma dessas e o Aquilani marcou um penalty em corrida.

A segunda parte estava escrita. Preparava-me para quarenta e cinco minutos de aborrecimento. Dois a zero nos tempos que correm é uma goleada. Só que aconteceu o que estamos cansados de ver. De repente, uma bola perdida na área encontra-se com o Slimani e o rapaz vai terraplenando os adversários que lhe vão aparecendo pela frente. Em desespero, os adversários fazem uma dupla placagem. No futebol estes lances dão origem a penalty, no râguebi também.

O Jorge Jesus teve que explicar ao Teo e ao Adrien que o Slimani não pode andar a arrancar penalties a torto e a direito sem ter oportunidade de marcar um. O Slimani rematou, o guarda-redes defendeu, e, na recarga, acabou por meter a bola lá dentro ao seu melhor estilo, isto é, sem estilo nenhum.

Demos o jogo por concluído. O Moreirense por dever de ofício tentou mais alguma coisa. Foi metendo uns rapazes rápidos e buliçosos. Os resultados foram poucos ou nenhuns. Melhores resultados teve uma paragem cerebral do Naldo, que, num lance sem perigo nenhum, resolveu oferecer um penalty. Ninguém me tira da cabeça que estava tudo combinado com o Jorge Jesus. Ele sabia que na próxima quarta-feira ia para o banco. Assim vai na mesma e há uma boa razão para isso. Não satisfeito com um disparate, o Naldo, na sequência de um canto a nosso favor, faz outro e, no contra-ataque, valeu-nos o Patrício. Também me pareceu um lance combinado. Em todos os jogos é sempre necessário demonstrar que o Patrício é o melhor guarda-redes do campeonato e um dos melhores do Mundo.

Não há grande moral deste jogo e da sua história. Antes assim. Assim é que é normal. Um jogo sem grande esforço, com a dedicação indispensável e a glória possível. Quarta-feira há mais.

16 comentários:

  1. O Rui Monteiro hole está em versão ... "mauzinho". Não que não lhe sobrem razões, mas...versão mauzinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Os jogadores foram competentes. Fizeram o que lhe era pedido. Ganharam e tornaram o jogo fácil. Nesta fase, o que importa é ganhar.

      SL

      Eliminar
  2. O que eu me ri com o seu post meu amigo! Muito obrigado!...

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Gostei especialmente desta parte: "acabou por meter a bola lá dentro ao seu melhor estilo, isto é, sem estilo nenhum".
    Slimani em poucas palavras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Slimani é assim mesmo. Não importa o estilo. Importa é pô-la lá dentro. Nisso não pode contrstar mais com o Montero.

      SL

      Eliminar
  4. Muito bom! Sempre a melhor forma de "debriefing" da jornada leonina

    ResponderEliminar
  5. Crónica deliciosa. Mais uma. Nem sei que parte destacar. Foi rir do princípio ao fim.
    A piada ao Adrien é engraçada, mas acho que um bocado injusta. Ele faz falta e muita. Não por acaso, Jesus nunca prescinde dele (mas às vezes prescinde de William e/ou de J. Mário).
    Que a nossa equipa esteja tão inspirada na próxima 4ª feira como o Rui esteve nesta crónica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Adrien não esteve mal. Esteve muito bem no segundo golo. Agora, antes de primeiro golo fartou-se de perder bolas perigosas.

      SL

      Eliminar
  6. Vá lá... O Adrien não está a merecer os remoques. Certo, fez mais um "passe de rotura" (obrigado Freitas Lobo!) para os adversários, mas é ele que tem dado ânimo à malta. SL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Adrien esteve bem. Agora, como diz, acaba sempre por perder umas bolas que lembram ao diabo, sobretudo em zonas perigosas.

      SL

      Eliminar
  7. Meu caro, ontem o Adrien até dava uma sova no Rocky.
    É o jogador em melhor forma e de longe! Desde Carlos Manuel, que o futebol português não tinha uma locomotiva desta qualidade.
    Só lhe falta o bigode.

    SL
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Essa é boa. O rapaz está em boa forma. O problema é durar pouco e perder bolas quando não deve.

      SL

      Eliminar
  8. Caro Rui, eu acho que todo o joso foi combinado para lhe permitir escrever uma das melhores crónicas deste blog :)
    O penalty do Slimani só podia ser assim, de forma a fazer justiça ao empenho e espírito competitivo do Slimani:
    1 - o Slimani não quer ser beneficiado com golos de penalty na corrida título de melhor marcador
    2 - só o Slimani podia chegar aquela recarga primeiro que toda a gente, excluindo o Bryan que, em câmara lenta, deve ter apanhado um cagaço de todo o tamanho quando se viu prestes a ser "albardoado" por um TGV!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com os pés, para o Slimani, nunca há saída limpa.

      SL

      Eliminar