quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Levantar a cabeça, seguir em frente, dignidade e parvoíces do género

O Benfica perdeu com o Atlético de Madrid. Não vi o jogo mas imagino. Lutou, mereceu, andou lá perto, mas perdeu. É sempre assim que se escreve mais uma batalha épica na Liga dos Campeões. Passaram à fase seguinte. Ainda bem. Esperemos que o desígnio europeu do Benfica encha a cabeça do Rui Vitória e dos jogadores por muitos e bons tempos.

O Porto perdeu com o Chelsea. Também não vi o jogo mas imagino a ladainha do costume para justificar o resultado. Não passaram à fase seguinte. Mau, muito mau. Podem definitivamente virar-se para o campeonato nacional. Esperemos que se convençam que podem vencer a Liga Europa.

Nós já tínhamos o discurso alinhavado para justificarmos a saída da Liga Europa. Contra o Lokomotiv, o Jorge Jesus meteu um ou outro mais jeitoso, apostando tudo no empate ou numa derrota honrosa. A entrada do Montero mais não visava do que garantir que em circunstância alguma ganhávamos o jogo. O que não desejávamos aconteceu. Agora, não sabemos com é que saímos deste entretém da Liga Europa. O ideal seria empatarmos com o Besiktas, depois de um qualquer gamanço ao melhor estilo internacional. Precisamos de acabar com esta farsa e concentrarmo-nos no Campeonato Nacional.

No fim do dia, todas as equipas portuguesas serão eliminadas. Umas por umas razões, outras por outras. Todas acabam com a converseta da cabeça levantada e por aí adiante. É uma outra forma de dizer que “para o ano há mais” sem dar parte de fraco. As competições europeias só aproveitam ao Carlos Daniel, ao Paulo Bento e a outros futeboleiros do género. Ninguém, como eles, consegue dar ares de aparente densidade a uma discussão sobre o inevitável.

3 comentários:

  1. Caro Rui,

    Essencialmente é isto mesmo que os Portugueses fazem nas competições da UEFA: esperar uma eliminação de cabeça levantada. Pelo caminho ganham muito dinheiro e, com sorte, algum prestígio. Gostemos ou não, quer um quer outro apenas se ganham na Champions (excepto se se conseguir ganhar a Liga Europa, missão quase impossível).

    Nesse sentido o Benfica está num caminho melhor que Porto (e talvez Sporting): vai ganhar mais dinheiro e vai apanhar um daqueles tubarões que facilitam a vida ao Carlos Daniel e ao Paulo Bento. A única coisa a evitar é levar uma cabazada (o Paulo Bento deve dominar esse assunto). Já o Porto (e talvez Sporting) podem estar pior. Mais jogos, menos dinheiro e quem sabe uma eliminação por uma equipa que até parece acessível.

    Posto isto estou consigo no essencial: venha de lá esse empate, de preferência com um golo à Tondela, i.e. com a mão e em fora de jogo. Seria mais fácil se fosse o Vítor Pereira a nomear o árbitro mas a esperança é a última a morrer.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Meus Caros,

    Concordo com quase tudo. Mas um pouco de dignidade e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Ganhar(mos!) sem comprometer a equipa e as ambições internas terá forçosamente que ser o objectivo.

    ResponderEliminar
  3. Sobre os fruteiros, pouco a dizer: perderam bem, sem discussão. Apenas uma questão: será que a Doyen vai deixar cair o excelente Lopetegui? Espero bem que não...

    As lamparinas deixaram-me uma sensação dúbia: nem triste, nem contente, antes pelo contrário. (mas que bicho lhes mordeu, aí pelos 70 minutos, que passaram a andar de motorizada, enquanto os morcões espanhois continuavam ao pé coxinho?)

    ResponderEliminar