terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A ilusão dos reforços

Nestas coisas do futebol é muito fácil passar de bestial a besta, e vice-versa. Há pouco mais de 10 dias a conversa sobre o Sporting alternava entre dois discursos tão contraditórios como deslocados da realidade: (1) que apenas ganhávamos à custa das arbitragens e (2) que era absurdo não termos apostado mais na Liga Europa.

Uma semana depois o discurso é outro: esta equipa não dá para tudo. É um facto. E tem um corolário: precisamos de reforços.

Até agora recebemos três reforços de inverno. Começando pelo mais fácil, Schelotto. Não conheço e portanto tenho pouco a dizer. Ainda assim, tenho dificuldades em perceber o que motiva um internacional Italiano de 26 anos a vir para o Sporting. Para mim ou lhe disseram que vinha passar umas férias porreiras ou ele se entusiasmou sabendo que por aqui até o Ruiz faz de extremo rápido. Veremos o que nos traz, sem dúvida que joga em posições onde precisamos de melhorar. No entanto, não acho que seja por aqui que se vai ganhar o campeonato.

Zeegelaar conheço um pouco melhor, ao que parece substitui o Jonathan. Não vejo que seja uma substituição com grande impacto este ano. Acho que o Jefferson é um jogador com mercado e estamos a acautelar essa possibilidade. Parece-me bem, mas não deve acrescentar muito no curto-prazo.

Posto isto chegamos a Bruno César. É difícil perceber a contratação de um patinho feio dos vizinhos, mas sinceramente acho que, deste lote, é o jogador que pode fazer alguma diferença este ano. Falta-nos poder de fogo, falta um médio que remate e marque golos. Ele pode ser isso. Não sabemos se vai ser. 

Não me quero repetir com posts anteriores, mas uma coisa vejo como provável: quando a minha grande esperança em termos de reforços é o Bruno César resta-me desejar a todos um Bom Natal e pedir ao Pai Natal para não deixar o Lopetegui e o Rui Vitória fugir. 

7 comentários:

  1. Felizmente que de futebol tu percebes exactamente aquilo que escreveste com sentido, nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Schelotto é de facto uma situação estranha, internacional Italiano de 26 anos sem clube até Janeiro...

      Eliminar
    2. É essa a piada do futebol: nem é preciso perceber do assunto para se escreverem coisas, com ou sem sentido. Acontece pessoas que se dizem entendidas a escreverem e dizerem coisas sem sentido algum. Não creio que seja o meu caso: não crio a ilusão de ser um perito na matéria. Mas de vez em quando apetece-me escrever sobre o assunto.

      Eliminar
  2. Concordo integralmente...

    Seria interessante o atlético vir comprar jogadores a portugal (ex. gaitan) e o porto manter tudo igual, sem reforço..

    Mantendo o rui da natação, o benfica ficava em quarto, nós disputávamos o título com o fcp até final.

    Quem sabe com um reforço tipo Krpan não passamos a ficar com 60 % de hipóteses de ganhar o título.

    Cumprimentos,
    Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      As nossas hipóteses de ganhar o campeonato não devem ser muitas. Agora que elas aumentam quando o Rui Vitória e o Lopetegui se mantém a treinar os rivais, lá isso acho que aumentam.

      SL

      Eliminar
  3. Caro João,

    Nós somos dos sportinguistas antigos. Como se costuma dizer, "são muito anos a virar frangos". Escrevemos várias vezes que a equipa não é tão boa como se andava a dizer. Escrevemos várias vezes que as alternativas eram poucas e não tínhamos equipa para tantas competições. Escrevemos que a Taça UEFA era um logro. Nem para ganhar uns cobres serve.

    Confio no Jesus, mas confio ainda mais no Rui Vitória e no Lopetegui. Os três em conjunto ainda nos vão dar o título. Os reforços mal não fazem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Os reforços não devem fazer mal mas este ano o mais importante é que fique tudo na mesma. Só isso já quer dizer muito: estamos bem melhor que no passado.

      SL,

      Eliminar