sábado, 19 de setembro de 2015

Jogar a feijões

Para as equipas portuguesas, os jogos das competições europeias não passam de jogos-treino. No caso da Liga Europa, trata-se de jogos-treino mal pagos. Desportivamente, estes jogos pouco ou nada valem. As equipas procuram valorizar os jogos, para não desmobilizarem os adeptos e, pelo caminho, arrecadarem alguns trocados. Agora, mesmo a feijões, ninguém gosta de perder.

Perdemos contra o Lokomotiv de Moscovo. Nada de especial. O que preocupa não é a derrota. O que preocupa é a exibição. Se se quiser ser mais fino na análise, o que preocupa é a tremedeira permanente da defesa. Quando a defesa está permanente em estado de pânico, a culpa não é, não pode ser, só dos jogadores desse sector, nomeadamente dos centrais. Os centrais são as vítimas, os seus erros são mais o sintoma do que a doença.

A equipa defende mal. Joga muito avançada e não reage com rapidez à perda de bola. Os avançados não pressionam a saída da bola da defesa contrária. O meio-campo protege mal, sobretudo a zona central da defesa. Quando assim é, basta uma perda de bola, dois ou três toques e estão os avançados no um-contra-um com os defesas. Uma hesitação dos defesas ou uma boa decisão dos avançados e o golo acontece.

O Jorge Jesus, ao que se diz para aí, tem uma táctica marada de organizar a defesa. Exige jogadores inteligentes, como se diz para aí também. Não se organiza uma equipa, no futebol ou em qualquer organização, em função de conceitos abstractos. É necessários articular as funções a desempenhar em qualquer modelo com as competências dos seus protagonistas.

Se as competências não são adequadas há duas hipóteses: ou se muda o modelo ou se mudam os protagonistas. No Benfica era possível mudar os protagonistas sempre que necessário. Havia dinheiro para tudo. No Sporting não. Resta ajustar o modelo às competências dos jogadores.

Há uma terceira hipótese, mais aparente do que real. Os jogadores podem melhorar as suas competências, aprendendo. Só que isso leva tempo. Tempo no futebol é coisa que não abunda. Resta – quase sempre – ao treinador aprender com os seus próprios erros e mudar. O Marco Silva demorou uma eternidade a mudar. Esperemos que o Jorge Jesus aprenda mais depressa.

6 comentários:

  1. "Perdemos contra o Lokomotiv de Moscovo. Nada de especial. " - este é o grau de exigência de alguns sportinguistas. Está tudo dito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não pode escolher as frases ao acaso. Qualquer afirmação tem um contexto. Aquela frase só faz sentido nesse contexto, isto é, articulada com o que se diz antes e depois.

      Eliminar
  2. Por acaso o MS, corrigiu a defesa alta relativamente depressa... O problema foi que mesmo após baixar as linhas os cepos (Sarr e Mauricio) continuaram... Ou seja, não chegou mudar o modelo, teria tb de mudar de protagonistas para a correção ficar completa. Veremos como vai JJ proceder... Mas suspeito que casmurro como é, ainda vamos ter mts dissabores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com o William Carvalho mais posicional e com a entrada do Ewerton a equipa estabilizou. Deixou de ser tão espectacular a atacar, mas expôs-se menos na defesa.

      O resultado na segunda volta do campeonato foi evidente: jogo menos interessante do Sporting, menos golos sofridos e menos pontos perdidos. O crime contra o bom futebol compensa.

      SL

      Eliminar
  3. TODO O CLUBE QUE DESVALORIZA UMA COMPETIÇÃO EUROPEIA, NÃO PODE SER CONSIDERADO GRANDE. PARA ALÉM DISSO TODO O ADEPTO QUE CONCORDA EM RODAR JOGADORES NESSAS MESMAS COMPETIÇÕES É TAMBÉM ADEPTO COM MENTALIDADE DE CLUBE PEQUENO, PARA QUEM TANTO FAZ PERDER COMO GANHAR. Depois de ver que o Sporting desprezou a liga europa, por mim esta época não acompanharei mais o futebol do sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não se enerve. Todas as equipas dizem que todos os jogos são para ganhar e todas as competições são para ganhar. Sabem que não pode ser.

      O Sporting sabe que não tem equipa para todas as frentes. No ano passado, andámos entretidos na Liga dos Campeões e o resultado foi, nessa fase, perderemos pontos estúpidos para o campeonato. Concluída a participação europeia, a equipa perdeu menos pontos para o campeonato e ganhou a Taça de Portugal.

      Como disse noutro comentários, o Sporting não tem equipa para todas as frentes que está envolvido. É necessário fazer opções.

      SL

      Eliminar