sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Seleção nacional sem nacionalismo

Sem nacionalismo desmedido e independentemente de não ser fã do "Engenheiro" Fernando Santos, parece-me justo reconhecer que esta convocatória da seleção mostra duas coisas muito importantes:
1) As escolhas parecem baseadas numa análise mais ou menos objetiva do desempenho dos jogadores e não numa muito subjetiva mistura entre o desempenho futebolístico do jogador e a opinião pessoal do treinador sobre a sua personalidade
2) Tirando a paradigmática situação do ponta-de-lança, o trabalho foi simplificado: há mais ou menos dois jogadores para cada posição e não andou a inventar "polivalentes" para abrir lugares para chamar quem dá jeito.

Naturalmente fico contente da seleção ter seis jogadores do Sporting, mesmo que reconheça que apenas três deles (já) parecem ter o nível que precisamos se queremos lutar para ser campeões da Europa.

Com isto espero que tenha sucesso, o que está longe de ser garantido. É que esta equipa tem lacunas que não desaparecem apenas com bom senso.

SL 

3 comentários:

  1. Caro João,

    A convocatória é sensata. Às vezes é o mais difícil. Como dizia o Descartes, a sensatez é a coisa mais bem distribuída do mundo. Cada um de nós considera sempre que é mais sensato do que os outros. Seja como for, o Paulo Bento não era sensato.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro João
    Com ou sem nacionalismos, esta convocatória é bem mais aquilo que somos. A realidade pode ser pobre e triste e não deixar espaço aos sonhos de alguns empresários mas neste caso é melhor não inventar. Escolher os melhores é justiça elementar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Senhor,

    Eu era para aqui lavrar opinião acerca do texto em apreço.

    Mas os ilustres comentadores que me precederam disseram tudo, tirando-me as palavras da boca.

    Apenas sublinharei duas palavras (uma de cada comentário): sensatez e justiça. Tão arredadas que têm andado deste país...


    Respeitosamente,

    Gonçalo Mendes Ramires
    (a caminho de Penafiel que de Santa Irineia até lá, é um pulinho)

    ResponderEliminar