segunda-feira, 10 de março de 2014

Bater records

Não vale a pena fazer mais diagnóstico. Não vale a pena mais qualificativos para o árbitro de ontem e para a arbitragem em geral. Depois do jogo de ontem, resta-nos fazer uma pergunta: o que é que se pode fazer para se acabar com a bandalheira? Quanto a mim, nada.

Já tivemos melhores equipas e jogámos melhor futebol que os adversários e perdemos (assim de repente, lembro-me da equipa do Robson e do Queiroz e a do Peseiro). Já nos indignámos até às lágrimas (assim de repente, lembro-me do luto) e fomos roubados na mesma. Já protestámos todos os jogos que era possível protestar (assim de repente, lembro-me ainda da Taça de Liga ou das apitadelas do Capela e do Duarte Gomes) e continuámos a ser roubados.

Podíamos fazer o que o Porto fez e continua a fazer e o Benfica está a fazer melhor do que ninguém, no que respeita às diferentes formas de controlo do poder do futebol português. Não é fácil. Demora anos. E nenhum sportinguista que se preze quer ganhar assim. Por isso, resta-nos ir batendo os recordes mundiais de golos anulados e quejandos.

15 comentários:

  1. Ou isso ou desistir, que é isso que "eles" querem.
    E estão cada vez mais perto, pois como diz o Adrien: "Temos vindo a contrariar, mas em todos os jogos é difícil."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O que começo é não ter pachorra para ir ver um jogo. E só me desloco ao café e uma ou outra vez, quando vêm a Braga, ao Estádio.

      Se tivesse ido a Setúbal não sei como é que de lá sairia.

      SL

      Eliminar
    2. Pois eu explico:

      Se, após o penalty do Setúbal ou o fim do jogo, me tivessem puxado para invadir o campo eu tinha ido. Se visse que exista um movimento global de atirar coisas contra os árbitros e forçar uma entrada em força no campo, eu tinha ido. Naquele momento, perante tudo o que foi aquele jogo, eu tinha ido.

      Porra, eu não sou assim...

      (e foi uma noite muito mal dormida e de grande revolta; ainda mais quando tens uma viagem de carro de quase 1 hora onde te vais recordando do que são estes últimos 30 anos de futebol e que sabes o porquê destas arbitragens; é demais!)

      Eliminar
  2. Desistir NUNCA! Isso é o que eles querem. Só me dão mais força (depois de passada a frustração e o sentimento de impotência perante a roubalheira) para continuar a apoiar as equipas e o Clube! Lutar para que esta situação mude, da forma que cada um puder, é a obrigação de cada sportinguista. Desistir NUNCA!

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, a solução está em Alcochete.

    Formamos extremos, formamos guarda-redes, formamos centrais, formamos trincos, formamos tudo. Está na altura de começarmos a formar árbitros.

    SL,
    _ov

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Ora nem mais. É isso que nos tem faltado. Agora não é na academia que se forma os árbitros. É no Calor da Noite e noutros sítios assim.

      SL

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ah, e nos tempos de Robson, Queiroz e Peseiro, por manifesta infelicidade nossa, a nota artística andava em baixa. O valor especulativo da coisa trama-nos sempre.

    SL,
    _ov

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui,

    Pertinente a questão que coloca. Ao contrário dos outros comentadores eu discordo. Acho que temos de desistir. É a única coisa que podemos fazer.

    Acho que temos de desistir da Taça da Liga. Acho que temos de desistir de pedir bilhetes para os nossos adeptos nos jogos fora de casa. E desistir de vender os nossos direitos televisivos, por exemplo. Talvez até desistir de formar jogadores, que fazem da nossa selecção uma das melhores do mundo.

    Bem sei que estas sugestões destroem valor. Mas de que nos vale receber milhões da televisão ou da Taça da Liga se esses milhões de nada servem investidos em jogadores ou treinadores? Para quê fazer os nossos adeptos pagar para ver uma farsa e alimentar o cofre dos outros?

    Penso que cenários deste tipo fariam muito mais pelo futebol do que muitas conferências de imprensa a dizer basta...

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não excluo um cenário desses. Devia ser bem estudado. Pode ser total ou parcialmente. É que o objetivo de um clube de futebol é ganhar jogos e títulos. Se isso nos está vedado, não sei para que existe.

      SL

      Eliminar
  7. O record de roubalheira foi no tempo de Mirko Josic. Tinhamos uma equipa fabulosa. Os que este ano compraram o campeonato em leilão, interrogo-me quantos realmente ganharam dentro de campo. A mentira dura e dura. Um futebol de merda num país de merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com o Mirko Josic jogámos o melhor futebol de sempre. Não me esqueço de uma arbitragem vergonhosa do Vítor Pereira nas antas que acabámos derrotados por 3 a 2.

      SL

      Eliminar
    2. Bastava um sopro à entrada da área e o "sportinguista" apitava. Lá vinha o Doriva...

      E em Chaves, que até deu lugar à azia do Coroado?

      E logo na 1ª jornada em Coimbra, um golo anulado ao Edmilson que daria a vitória, por suposto fora de jogo, mas que as imagens revelam existir um jogador da Académica mesmo perto do fiscal de linha, a colocar o Edmilson em jogo?

      Esse ano foi demais...

      Eliminar
    3. É verdade, todos nos lembramos, mas o problema é que quando vinha o Doriva começávamos a dizer "ai que ele vai marcar". Isso também é preciso mudar, ter espírito para se nos roubarem um golo marcar dois, e ainda arranjar um voluntário que dê um apertão ao árbitro, mesmo sabendo que vai apanhar uns jogos de suspensão. Deixemo-nos de ser anjinhos, ou então vamos jogar para os campeonatos amadores.

      Eliminar