segunda-feira, 1 de abril de 2013

A dúvida

A responsabilidade desta vitória contra o Braga ou é do Peseiro ou do Presidente. Nós sabemos, são onze de cada lado, a bola é redonda e, no fim, o Peseiro perde. O que não sabíamos é que acontecia com dez também. O Presidente talvez dê sorte. Talvez precisássemos de um Presidente assim; com o pé quente.

Não vi a primeira parte. Entrei no carro e o Wolfswinkel marcou. Não tinha chegado à auto-estrada e um Elderson qualquer já se tinha enganado por uma vez. O Wolfswinkel nem me deixou chegar às portagens. Não deu para descansar, todavia. Deixámo-nos empatar.

Entrei no Flávio, pejado de adeptos do Braga, com as dúvidas do costume. As dúvidas passaram a certezas com a bandalheira habitual. A expulsão do Joãozinho não foi a cereja em cima do bolo. Foi o bolo em cima da cereja. Ou vêm os russos, os do KGB, ou nada feito. A dos passarinhos é pouco. Esgotámos há muito as alegorias possíveis, mesmo com vernáculo pelo meio. As coisas não se endireitam assim. A falta de vergonha não tem limites.

Com dez as coisas não correram tão mal quanto isso. Fiquei na dúvida se foi por o Rojo ter passado para a esquerda ou por, simplesmente, ter deixado o centro da defesa para quem saber: o Dier. Este, sim, é um grande jogador. Não engana. A entrada do Bruma também ajudou. Se dúvidas existem, basta comparar o desempenho dele com o do Jéffren.

Estava assim o bolo em cima da cereja quando o Wolfswinkel a tirou debaixo do bolo e a colocou onde devia estar. Começou tudo numa corrida alucinante do Bruma. Obrigou os defesas do Braga a correrem atrás dele para um lado. Esperou três quartos de hora pela chegada dos seus colegas para lhes passar a bola e assim se concretizar o terceiro golo numa jogada magnífica. Vamos ter saudades do Wolfswinkel.

15 comentários:

  1. Não deixou de ser irónico e saboroso ao mesmo tempo , ver o super dragão num esforço inglório, a tentar ajudar a resolver o jogo e a não conseguir. Chapada de luva branca!

    Quanto ao jogo em si, parece que começamos a ter futebol, é pena termos esperado quase até ao fim da época para começar a praticá-lo, mas temos futuro. Com 4/5 reforços de peso, podemos mesmo depositar esperanças nestes jogadores.

    Não sei se Jesualdo fica ou não, nem gosto muito dele, mas começa-se a ver trabalho e tenho curiosidade em ver o que vai ele conseguir tirar dali.

    PS; Gostei de ver o Bruno no banco. Festejou como qualquer um de nós festeja e fê-lo em frente aos jogadores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Com o Jesualdo as coisas melhoraram. Mesmo com as adversidades todas a equipa nunca se foi abaixo. Não gosto muito dele, mas o pior que se podia fazer era entregar a equipa a outro amador qualquer.

      SL

      Eliminar
  2. Eu tinha pedido mentiras novas, mas não era preciso exagerar: O árbitro mentiu como sempre mas isso não foi desta vez suficiente para nos derrotar, (aquele penálti sobre o Capel e a expulsão do Joãozinho, nem ao Paixão lembrariam, uma vergonha); a nossa defesa continua pejada de anjinhos, a novidade é que a dos outros também; foi certamente mentira ver o Martins a jogar e a ter sido dos melhores enquanto lhe durou a fraca pilha; é aldrabice tirar o Dier de onde melhor joga, na defesa, o melhor é colocar o puto lá trás o colocar juízo nas cabeçorras do Llori e do Rojo. Por fim, e esta só mesmo de um de abril, não é que o Wolfswinkel marcou três?
    O céu é o limite e neste momento fica ali pelo quintolugarzinho.
    sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      As mentiras foram as mesmas. Fico na minha. A diferença esteve no Peseiro, que é uma mentira habitual.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Viva,

    Jogar contra o Peseiro oferece garantias que mais nenhum treinador oferece, mas a verdade é que vi, pela primeira vez esta época o Sporting fazer uma excelente 1a parte.

    Na 1a parte, vi duas equipas jogar para ganhar, num grande espectáculo, com o Sporting a dominar mas o Braga sempre perigoso (e a marcar), com uma excelente arbitragem.

    Na 2a parte inverteram-se os papéis: Braga domina, Sporting perigoso (sem marcar), arbitragem à Portuguesa. O espectáculo não se estragou muito, porque o Sporting não deixou (manteve-se sempre perigoso) e o Braga teve o azar habitual do Peseiro.

    Transformou-se o que podia ser uma vitória moral numa vitória a sério. Viva o dia das mentiras!

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Pelo que me disseram e ouvi do relato, fizemos uma excelente primeira parte. O que me surpreendeu foi a nossa resposta a jogar com dez. Estivemos sempre bem e controlámos mais o jogo. Depois tivemos aquilo que um grande equipa deve ter que é "killer instinct".

      SL

      Eliminar
  4. A "passarada" a que o BdC se referia era à presença de António Rola, ex-árbitro, assessor para assuntos de arbitragem da SAD do Benfica, comentador sobre a matéria na Benfica TV, no estádio do Rio Maior, no derby das B...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não percebi a ironia. Mas continuo na minha. Não se vai lá assim. Não é uma questão de opinião. Já tentámos dessa forma e não deu nada. Vamos ver se o BdC sabe tratar deste assunto de outra forma.

      SL

      Eliminar
    2. Hmmm...
      Sabe que uma rola é um pássaro, não sabe?
      Pronto.

      Eliminar
  5. Grande comentario Rui!

    Sabes, hoje fiquei pasmado, com o tempo de antena que se dedicou ao Sporting, por todo o lado.
    Espantoso, que mesmo um clube moribundo, a meio da tabela, a jogar com meia equipa B, consiga concentrar tantas atenções.

    Mais estranho ainda, que a avaliar pelo meu circulo de amigos e colegas, quem mais fala nem têm sido os proprios sportinguistas. Quem mais ouço, tentar diminutir a vitoria (sofrida) de ontem, são os benfiquistas, que de forma nervosa apressam-se a relembrar que o lobo holandes está de partida no final da epoca.

    Compreendo os eventuais traumas, de quem o ano passado viu o titulo fugir após 5 pontos de vantagem, ou quem sofreu por ver o maior rival celebrar mais um campeonato, no seu proprio estadio de luzes apagadas, e relvado encharcado não dos aspersores, mas sim dos litros de azia derramada.

    Melhor fariam os de vermelho, se aproveitassem esta oportunidade de ouro, para celebrar o campeonato em pleno covil dragão. Com um calendario ultra-favoravel, com todo o trabalho de bastidores feito a tempo e horas, todo este receio é dificil de explicar.

    Mas como futebol é feito destas pequenas tragi-comedias (que o diga o Peseiro) e como a psique manda mais que o corpo, não me admirava nada que estes fantasmas que tanto assombram as mentes encarnadas, começassem a ganhar forma lá pela jornada 26 e na jornada 29, vergassem em definitivo os tais 6 milhoes de pessoas a um destino fatidico que não lhes sai da cabeça.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro NPR,

      Somos um grande clube. Podemos ganhar pouco, mas somos notícia. Mexemos com muita gente. Esse é que é o nosso maior potencial e activo. Esperemos que o BdC o saiba mobilizar.

      SL

      Eliminar
  6. Ganhem mas é ao Benfica.

    Saudações de um portista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro portista,

      A malta do Benfica não nada a dormir. Já nos mandaram uma passarada no jogo das equipas B. Quando forem os A, aparecem as aves de rapina.

      Um abraço

      Eliminar
  7. Pobres e mal agradecidos, para o ano ainda ides chorar pelo prof. mas enfim o bloggers é que percebem de bola.

    ResponderEliminar