quarta-feira, 16 de março de 2011

O meu voto por um treinador

Não tenho nada contra a vinda dos Russos. Desde que não transformem Alcochete numa base de mísseis, por mim, tudo bem. Que a coisa mete uma certa confusão, lá isso mete. Por falar em meter, eles metem 20 milhões, mas ainda ninguém explicou onde é que vai buscar os 30 que faltam.

Também não percebo como é que funcionários bancários e advogados que trabalham para a banca vão negociar com essa mesma banca. Os únicos que podem negociar com os bancos são os que competentemente lhes explicarem que não têm nada a perder.

Como nada da conversa que para aí anda me convence, troco tudo pelo nome do treinador. Precisamos de um treinador competente e o resto são balelas. De um treinador que saiba dispor tacticamente bem os jogadores. Que tenha experiência de colocar os jogadores a jogar com a intensidade que se vê nas competições europeias e nos principais campeonatos europeus. Quem arranjar um treinador desses é que merece o voto.

Evitem-nos a triste conversa: (i) da contratação de ex-jogadores para desempenhar cargos que ninguém entende; (ii) dos fundos sem fundo num país falido; (iii) da integração da filosofia de jogo desde as camadas jovens até aos seniores; (iv) das varridelas no plantel. Num clube de futebol manda o Presidente e, no campo, o treinador. Todos os outros obedecem a quem devem: ao Presidente ou ao treinador.

8 comentários:

  1. Não sei onde foste arranjar a ideia que os russos só vão colocar 20 milhões e o Sporting 30 milhões. Este fundo é excelente negócio para o Sporting porque os investidores só tem direito 40% das mais valias e o Sporting 60%. Mas eles é que avançam com os 50 milhões. Viva Bdc

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro Rodrigues,

    Primeiro, não tenho nada contra ou a favor da candidatura do BC. Também não sei onde fui buscar esta. Li nos jornais como toda a gente. Mas um fundo só o é depois de devidamente aprovado pela entidade competnte. Se for em Portugal, a CMVM dirá como é que ele será constituído.

    Mas não me custa nem me deixa de custar que os Russos metam os 50 M€. Admitamos que são a Santa Casa da Mesericórdia e que esperam somente uma remuneração de 5% do capital investido. Como o Sporting fica com 60% das mais valias, o fundo tinha que render líquido ao ano 6,25 M€.

    Se o BC arranjar um treinador que ponha a equipa a jogar o que deve e que, por essa via, garanta sistematicamente uma mais valia na venda de jogadores do Sporting anual desse montante, não tenho nada contra.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Pois, caro Rui, mas o seu post inicia-se com uma inverdade: a Sporting, SAD não é investidora no Fundo, pelo que a preocupação relacionada com a liquidez necessária à sua participação é desnecessária.

    E não percebo a referência aos 5% de rentabilidade. Nenhuma das informações até agora mencionadas refere tal.

    Aliás, como o Fundo será exclusivamente composto por capital 100% russo (capital alheio), inicialmente, e depois por jogadores adquiridos com esse capital, os próprios moldes do Fundo impedem qualquer rentabilidade no findar da primeira época, dado que os jogadores contratados, como é sabido, terão de "permanecer pelo menos duas épocas no clube".


    No entanto, concordo consigo quando menciona a CMVM. Os mecanismos e funcionalismos do Fundo terão primeiro de passar pela Comissão. Quando tal acontecer ficaremos a saber tudo.

    Este Fundo, até agora o único razoavelmente conhecido, é ouro para o nosso clube. As suas características são particularmente vantajosas.

    Saudações Leoninas

    ps - a minha preocupação, e como tenho todos (modesto, eu sei)os conhecimentos técnicos para construir uma análise rigorosa, é perceber a contabilização dos tais 40 milhões de euros que Godinho planeia investir na próxima época. Ele refere que os 40 milhões não serão dívida, mas eu tenho dificuldade em compreender como tal será realizado. A não ser que representem uma doação do BES ou do BCP.

    ResponderEliminar
  4. Caro Daniel,

    Provavelmente estou engano. Não estou a mentir. Enganei-me possivelmente. O Record não é propriamente o Finantial Times.

    Agora a questão é sempre a mesma qualquer que seja o montante. Quem investe exige retorno do que investe. O mínino dos mínimos que qualquer investidor pode exigir são 5% (isto sou eu a dizer, não li em lado nenhum). Sendo assim, as contas são 6,25 M5 ao ano de mais valias. Podem não ser todos os anos. Em média tem que ser assim.

    Agora, a discussão sobre fundos aborrece-me. Para discutir esses assunto já tenho o trabalho. Quando venho para casa quero discutir futebol.

    O problema das candidaturas, do BC ou GL, é que não falam de futebol e é disso que precisamos de falar. Para se votar em consciência é preciso que nos definam no mínimo o perfil do treinador. Para mim, o perfil foi o que indiquei. De preferência, também gostava que me indicassem a necessidade de contratar três jogadores de referência: um central, um médio e um ponta de lança.

    Andar com conversas sobre fundos e varridelas de balneário e contratações de ex-jogadores não serve para nada.

    Desculpe este tom paternalista.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Penso que os próximos dias serão prolíficos na produção (realista ou não, não sei, admito) de notícias exclusivamente relacionadas com a equipa. Treinadores, jogadores, etc.

    Sobre o Fundo, e para concluir, não há, pelo menos assumido publicamente, qualquer rentabilidade garantida. Existe, isso sim, a obrigatoriedade na divisão (os tais 60%/40%) das mais-valias decorrentes da venda de activos adquiridos pelo Fundo.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. N perceberam nada mas querem enganar quem?
    Os jogadores sao comprados pela sporting champions e depois transferidos para o SCP ! A comunicação social está a descredibilizar o trabalho de BdC.
    É um fundo independente do sporting n precisa de 6 meses de molho! Estou a ver que ainda há muitos sportinguistas inocentes, Vou pesquisar o trabalho de BdC, tanto da Fundação aragao pinto como na dedicação ao sporting nestes ultimos anos! Ele é um tipo como nós, só que muito mais transparente e honesto!

    ResponderEliminar
  7. Fernando Teixeira de Sousa16 de março de 2011 às 15:15

    Mesmo com a aparente facilidade em referirem nomes de treinadores (ou mesmo pessoas que possam vir a chefiar o departamento de futebol) acho que a maioria dos candidatos não se tem preocupado muito com uma prospecção realista, competente e eficaz na busca de resultados para o futuro do Sporting.
    E assim os sócios desanimam mesmo antes do acto eleitoral. Era preferivel que as candidaturas ouvissem as bases mais atentas e depois pudessem fazer o seu anuncio.Assim ao irem a jogo sem trunfos de vitoria os candidatos perfilam-se por aparecerem diante dos socios como mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Caros leitores,

    Estou com o Fernando Teixeira de Sousa. Menos trunfos eleitorais avulso e mais competência e realismo a definir uma política desportiva. No mandato passado gastámos mais de 30M€ em jogadores e temos o que temos.

    SL

    ResponderEliminar