quarta-feira, 9 de março de 2011

O matulão

Só quem não jogou futebol na rua é que não sabe o que isso é. Em todas as equipas há pelo menos um jogador que, por ser o mais feio e o mais matulão, distribui fruta por tudo o que se mexe. Esse jogador é fundamental quando se joga com a equipa da rua ou da escola rivais. Não só bate nos outros como, supostamente, nos defende quando os outros nos querem bater.

Mas, na rua, as coisas complicam-se. Do outro lado há sempre outro matulão também, que tem as mesmas funções do nosso. Eu, que tinha a mania de fazer umas fintas, acabava sempre por apanhar. O matulão da minha equipa quando me vinha defender já tinha apanhado e das que tinha apanhado já não me livrava.

Enfim, o matulão acabava por ser contraproducente. Como não se vingavam nele, vingavam-se em nós, os mais franzinos e habilidosos. Sem árbitro, o número de rasteiras, pontapés e chapadas de um lado e do outro, apesar de tudo, tende a equiparar-se. Sem árbitro, faz-se justiça.

No futebol actual, com árbitro, o matulão da equipa mais forte age com toda a impunidade. É que, com árbitro, o matulão da outra equipa não pode retaliar. O futebol de hoje presta-se a todas as cobardias.

O Javi Garcia goza do estatuto de matulão do Benfica. Como é do Benfica, os árbitros não o põem na rua. Como é do Benfica, os árbitros não permitem que o matulão da equipa adversária bata nos outros jogadores do Benfica.

Até que um dia…

2 comentários:

  1. É claro que já perdeu algum tempo a ver as imagens que circulam e onde se mostra - claramente! - a agressão do Javi.

    Enquanto Benfica e Sporting estiverem mais preocupados nas suas guerrinhas privativas do que a olharem quem deviam, é o FCP que ganha, ou não será? (Assim de repente vem-me à memória, só nesta época quantos jogadores dos dois clubes de Lx que jogam no FCP.

    Atentamente


    Alberto de Carteado Malheiro

    ResponderEliminar
  2. Caro Alberto Carteado Malheiro,

    Eu até acredito em si. O problema é que pior do que fazer negócios com o Porto é fazê-los om o Benfica. Não me esqueço de algumas coisas como a final da Taça da Liga.

    Cumprimentos e volte sempre.

    ResponderEliminar