sábado, 8 de junho de 2019

Propaganda


O século XIX foi o século dos jornais. Os jornais (entre outras plataformas – é assim que se diz agora) foram, e ainda são, uma oportunidade para o manejo da opinião pública. Nada disto é novo.

A semana passada, o Liverpool marcou um golo logo no primeiro minuto de grande penalidade. Ninguém teve dúvidas relativamente à bola cortada com o braço, um lance na esquina da grande área. Uma semana antes, Herrera tinha ajeitado a bola com o braço antes de servir condignamente Soares para o primeiro golo do Porto. À exceção de alguns jogadores do Sporting, ninguém viu o lance (ver ensaio sobre a cegueira de José Saramago). Comentadores televisivos incluídos. Diz que nem o Herrera sentiu a bola no braço, num caso de dormência ainda não devidamente estudado. O facto de o lance não ser na esquina da grande área deve ter feito toda a diferença.

Em sequência da recondução de Abel no banco do Braga, Salvador teve que dar uns retoques nas suas últimas afirmações sobre uma alegada péssima recta final de campeonato, entre outras péssimas rectas mais ou menos intermédias e algumas curvas mal engendradas. A culpa, obviamente, é do Sporting.

O jornal record de 02/06/19, num cantinho da capa cujo naming há muito foi adjudicado ao Benfica, mostrava um Salvador sentado numa poltrona com a legenda “Sporting foi beneficiado todo o ano”. A capa foi-me enviada por um amigo (supostamente) do Braga. Respondi: o silêncio sobre o Benfica e o Porto é esclarecedor. Ele enviou-me o PDF do jornal. Lá dentro, de facto, a poltrona falava de outros clubes mas o destaque (da poltrona e do Jornal) era sempre dado a um Sporting levado ao colo, não se sabe bem por quem, talvez por Mustafá e Carvalho. O jornal, tanto na chamada de capa como no título interior expunha a imagem da poltrona e de Salvador, mas as referências eram sempre direcionadas para o Sporting. Interessante, mas nada de novo.

Nada de novo, numa semana em que as capas dos jornais desportivos (e não só) anunciavam que a seleção nacional iria ser Félix no jogo contra a Suíça. Com feito, tivemos alguma Félixidade e, sobretudo, muito Ronaldo. Mas o que salta à vista desarmada foi a forma estruturada como quase todos os meios de comunicação anunciaram o advento Félix e a forma como este abana a cabeleira para não tapar as borbulhas. O que se passou depois, bem, isso pouco importa e o Rui conta-nos a história tim tim por tim tim, o importante é controlar a agenda mediática, controlando assim a opinião pública, o resto se não aconteceu podia ter acontecido. Ou aconteceu mesmo, mas nós não estávamos atentos.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Acredito meu caro (ou cara?), será pelo 4 lugar do Braguinha ou pela magnífica exibição do Félix com a Suiça??

      Eliminar
  2. Caro amigo,

    Desde Joseph Goebbels que os jornais não brilhavam tanto. Foi para fazer pandã com a grande exibição do piscinas. Por falar em advento, por onde anda Svilar, esse grande guarda redes de classe mundial - mais uma construção Goebbls - ???

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Svilar é um grande exemplo dos tempos que correm.
      Assim é fácil fazer pandã.

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Algumas "notícias" são mais de pasquins do que de jornais desportivos. Por isso os deixei de comprar (não os deixei de folhear ou ler) há vários anos.
    J.Oliveira. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Os pasquins alimentam a narrativa. Assim se fazem campeões todos os dias.

      SL

      Eliminar
  4. Quem joga hoje? Não interessa é ver a capa do Record.

    Paulo Horta
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      É tudo uma questão de namimg e de prioridades.

      SL

      Eliminar
  5. A capa de hoje do record é sintomática, hoje joga a selecção, mas o que é que isso interessa, a prioridade é outra. Já ontem foi noticiado que o presidente do A.Madrid disse, passo a citar: "Fantástico. Não o vi jogar, mas disseram-me que é muito bom". Eheheh. Pensei que melhorassem com a saída do Farinha, que agora é funcionário do Benfica, mas piorou com a subida de Bernardo Ribeiro. O que vale é que meu não levam um cêntimo que seja. E, não sei porquê mas, hoje tenho um feeling que, mais uma vez o jogador Cristiano Ronaldo se vai juntar ao fenómeno/putomaravilha/estratosférico/360milhões. Será ele e mais dez incluindo o razoável CR7. Não podemos emigrar todos...
    PS - Isto não é nada contra o jovem (tem apenas a ver com alguma cs) tem talento, parece ser um bom rapaz e se for humilde e trabalhador, terá um futuro risonho.
    J.OLiveira. SL

    ResponderEliminar
  6. Meu caro,

    como referi acima é tudo uma questão de namimg e de prioridades.Desejo-lhe Felixidades, claro...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Eheheh, estranha-se e depois entranha-se, já escrevia Pessoa, eheheeh.
    J.Oliveira. SL

    ResponderEliminar