sábado, 22 de outubro de 2016

O jogo que vale uma época

Na época anterior, o jogo contra o Tondela valeu-nos a perda do campeonato. Devia ter servido de aviso. Este era o jogo da época. Não era o jogo contra o Dortmund. Vamo-nos entretendo a meio da semana com jogos que não interessam a ninguém. O Jorge Jesus tem de rodar a equipa na Liga dos Campeões. É nesses jogos, a brincar, que devem jogar os cromos que contratámos.

O jogo foi penoso desde o primeiro momento. Os jogadores do Sporting jogaram devagar e devagarinho. Jogaram ao ritmo do Brasileirão. Até por essa razão o Elias não tem desculpas. Não existe nenhum problema de adaptação. Não joga nada, mesmo a passo. Não ataca nem defende e tem o defeito irritante de falhar passes a dois-três metros dos colegas. É o nosso regresso ao passado em Brideshead.

Depois da primeira parte a passo de caracol, imaginei que alguma coisa mudasse na segunda. Ainda acreditei, quando entrou o Castaignos, que iríamos apostar na biqueirada para a frente e na disputa das bolas na área. Nada disso aconteceu. Só nos últimos minutos é que percebemos que, se não temos pernas nem jeito para levar a bola até à área em progressão, o melhor é bombeá-la directamente para lá. Criámos mais oportunidades assim nos últimos minutos do que durante o resto do jogo.

Quando o Bruno César é o nosso melhor defesa esquerdo, a melhor alternativa para substituir o Adrien e o que melhor pode jogar em apoio ao ponta-de-lança, está praticamente tudo dito sobre o desvario das aquisições e do planeamento da época. É que, entendamo-nos, o Bruno César nem sequer é propriamente um grande jogador. Foi o que se pode arranjar para dar algumas alternativas ao treinador a meio da época passada.

O cansaço acumula-se, a desconfiança instala-se, os adeptos desesperam. Vamos ver se o Jorge Jesus é capaz de travar este caminho para o abismo. Já vimos este filme várias vezes. Acreditamos que desta é diferente. Mas a história repete-se. Estamos mal? Estamos. Ainda poderemos ficar pior? Podemos. Quando é que se sabe se batemos no fundo? Não se sabe. Há sempre mais fundo para além do fundo.

16 comentários:

  1. Agapito,

    Não sei se reparaste mas este post falava de futebol,não das tuas preferências sexuais!

    Rui,

    Isto está muito mas mesmo muito complicado. JM e Slimani fazem muita falta e termos estado até á ultima para os ver sair e contratar substitutos só veio agravar ainda mais as dificuldades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Fazem muita falta, de facto. Também faz falta o JJ perceber que não podemos estar em todas as frentes e em algumas circunstâncias temos de ter um plano B. Hoje foi evidente.

      SL

      Eliminar
  2. É triste,mas nada que não fosse de prever,a pior coisa que nos aconteceu foi o jogo de madrid,e a soberba de jesus após esse jogo,com jesus vamos ganhar "bola"vejam as épocas do carnide com jesus,existe aqui um padrão...é triste mas ainda nao batemos no fundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A Liga dos Campeões iludiu-nos, embora me pareça uma ilusão estúpida. Com o Real Madrid e o Dortmund alguém no seu perfeito juízo achava que o Sporting passava à fase seguinte?

      SL

      Eliminar
    2. É pá o problema é que neste Sporting há pouca gente no seu perfeito juizo...

      Eliminar
  3. Rui, para além do jogo, é também assustador o seu último período: "Há sempre mais fundo para além do fundo". No fim de ler a frase, dei por mim como se tivesse acabado de chocar contra um muro.
    Já passou tempo demais desde fim de Agosto, agora temos de efectuar uma rápida reengenharia de processos, das estruturas de organização (será que existe organização?), dos sistemas de informação (internos e externos), motivação e retomada dos valores Sporting.
    Não tenhamos medo, aprendamos, analisemos e copiemos o que de bom o Rui Victória tem feito e faz no outro lado da 2ª Circular. Neste momento - resultados, resultados!!
    Por fim, Presidente, Treinador e Director Comunicação devem fechar a boca.
    Desculpe usurpar e vir incomodar o seu espaço.
    CF Bernardino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Precisamos de realismo. Falhámos nas contratações, mas é com estes jogadores que vamos ter de jogar. Em primeiro lugar, temos de poupar os melhores para o campeonato. No campeonato, temos de ser realistas. Se não se consegue jogar como no ano passado, têm que se encontrar alternativas tácticas.

      SL

      Eliminar
  4. Em relação ao Elias, claramente um a menos, fica a questão se Meli ou até Esgaio adaptado não fariam melhor... E quando digo melhor é só correr um bocadinho mais que este cromo e dar linhas de passe ou transportar a bola. A certa altura era o Coates a fazer a ligação defesa-ataque. Onde isto já chegou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Qualquer um faria melhor. Fazer pior é que é difícil. Não consigo compreender a passividade do JJ. Ele sabe isto melhor do que nós.

      SL

      Eliminar
  5. O PLANTEL TEM 4 OU CINCO JOGADORES NUCLEARES. O RESTO É DE FACTO MEDIANIA. CONFORME EXPRIMI HÁ TEMPOS ESTE SPORTING ESTÁ ÓRFÃO DE SLIMANI E AGORA TAMBÉM DE ADRIAN. MAS PERDOEM-ME A EXTRAPOLAÇÃO MAS, NÃO OBSTANTE ESTE PLANTEL PARECER LIMITADO NA QUALIDADE E OS NOVOS JOGADORES PARECEREM UM FLOP, O QUE NÃO FARIA LEONARDO JARDIM COM ELE?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esse é que é o grande problema. O Sporting só tem 4-5 jogadores como deve ser. Só que, de ano para ano,o plantel não ganha qualidade. Este plantel é pior do que o doa no passado que por sua vez era pior do que o do Marco Silva. Não se compreende.

      SL

      Eliminar
  6. Dois jogos consecutivos em que o Mestre da táctica falha redondamente.
    Elias, Zeegelaar e André/Markovic valem zero.
    Ao longo dos dois encontros foi substituindo estes e reconhecendo o erro.
    João Pereira e Bruno César no banco é algo que ninguém pode compreender.
    Castaignos pareceu bem melhor que um qualquer abalada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O caso do Elias é o mais grave. Alguém estava à espera ou, pior ainda, está à espera jogue mais do que aquilo que jogou até ao momento?

      SL

      Eliminar
  7. Realmente num jogo em que há imensa dificuldade em construir, em conseguir levar a bola até à área do Tondela, esperar até aos descontos para fazer jogo directo, será o que? Mais um teimosia do JJ? Não chega as suas opções? Elias, Schelloto, André?

    Esticou-se o jogo nos descontos e conseguiu-se empatar, como seria se o tivéssemos feito a partir dos 60 minutos?

    Há alguém no Sporting no Sporting que abra os olhos ao JJ.

    Conheço uma pessoa que diz que as coisas nunca estão tão más que não possam piorar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Pessoa sábia.

      No ano passado, na fase inicial da época, ganhámos alguns jogos nos últimos minutos com golos aos trambolhões.

      Quando a equipa não tem qualidade, nem discernimento, nem pernas para chegar com a bola à frente, é preciso jogar directo. Ainda para mais, temos jogadores altos e fortes para isso no ataque. É um risco porque o jogo fica mais partido. Mas com equipas como o Tondela o risco não é muito. O que fazem é recuar ainda mais e meterem-se todos dentro da área.

      SL

      Eliminar
  8. Caro Rui,

    Mais uma vez acertou em cheio. Três jogos para a Champions, zero vitórias no campeonato, sete pontos perdidos. Não sei se deva dizer mais alguma coisa, corro o risco de nos tornar um blog tão repetitivo e previsível como o futebol do Elias.

    SL,

    ResponderEliminar