quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Atrás do “guito” da Liga dos Campeões

Precisamos do “guito” da Liga dos Campeões como de pão para a boca. Melhor dizendo, sem o “guito” da Liga dos Campeões não há pão para boca, pelo menos para a do Jorge Jesus, que não é propriamente um rapaz de pouco sustento. Não nos interessa a Liga dos Campeões para nada. Só nos interessa o “guito”.

Enquanto contamos com o Bryan Ruiz, a equipa joga umas coisas. O problema é que o Bryan Ruiz ao fim de meia hora deixa-nos entregue ao destino. Há jogos, como o de hoje, em que o destino não nos reserva nada de brilhante.

Quando nos reservam para um jogo da treta o árbitro da final da Liga do Campeões do ano passado, a malta desconfia. Os árbitros da UEFA e da FIFA não são menos manhosos os do nosso campeonato. São é manhosos competentes. Quando se escolhe o melhor dos manhosos, é porque se quer assegurar que nada corre mal.

O árbitro de um lado e o Usain Bolt do outro, iam acabando connosco. Valeu-nos o Rui Patrício e falta de jeito do CSKA. Mesmo assim, o Slimani podia ter marcado por duas vezes. Se tem marcado pelo menos uma vez, não sei se a rapaziada não teria ganhado outro ânimo.

Na segunda parte, depois da entrada do Aquilani e do Gelson as coisas mudaram. Passámos a controlar ao jogo e a estar sempre por cima do adversário. Antes disso o árbitro fez o favor de não marcar um penalty a nosso favor com uma falta exatamente igual à do Jéfferson na primeira parte que deu o penalty a favor do CSKA. Não satisfeito, ainda perdoou mais um penalty à rapaziada russa. Neste caso, o central impediu, com um excelente contra, um afundanço do Slimani.

Até que o Aquilani fez um passe magnífico para o Slimani que, aguentando a carga do defesa, tabelou com o Carrillo e rematou com o pé que tinha mais à mão. De todas as oportunidades que dispôs acabou por marcar a mais difícil. Seria um crime não aproveitar o passe de calcanhar que o Carrillo inventou.

Ganhámos. Por poucos, é verdade, mas ganhámos. Está tudo em aberto para a segunda mão. Vamos ver se a UEFA não nos arranja outra encomenda. Se não nos arranjar, como disse o Jorge Jesus no final do jogo, dificilmente não voltaremos a marcar.

6 comentários:

  1. E não é preciso acrescentar mais nada. Está tudo aí.

    Se um árbitro faz isto na nossa casa, como será em Moscovo? Acho que o "guito" já era.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Metendo os russos, é sempre muito difícil. Foram muitos anos a tratar com a burocracia de uma organização. A UEFA ou a FIFA são uma brincadeira de crianças para eles.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Esta conversa dos árbitros é uma chatice, não há como ser respeitado pelos canais normais (3 jogos, 3 roubos). Para quando uns sopapos valentes aos árbitros que fizerem este serviço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vou ver se arranjo tempo para escrever sobre isso. De facto, três jogos oficiais, três gamanços.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    Concordo em absoluto que estamos a jogar atrás do guito, sem o qual teremos seguramente de deixar fugir um dos nossos melhores para pagar o pão (é que não é só o Jesus que é rapaz de muito alimento).

    Acho que foi um grande jogo de futebol. O Sporting esteve muito bem no seu estilo de jogo de pé para pé, mas percebeu-se cedo que (ainda) não temos pernas para uma equipa que já leva um mês de avanço. Infelizmente para nós a eficácia também deixa a desejar. O CSKA esteve muito bem no seu estilo de contra-ataque, felizmente para nós também com pouca eficácia. A mais conceituada equipa em campo - a de arbitragem que dizem ser a melhor do mundo - acabou por ser a pior em campo. Porém, infelizmente para nós, acho que foi a mais eficaz...

    Enfim, perante o equilíbrio das equipas fica a certeza que está tudo em aberto e esta curta vantagem pode ser preciosa.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Sem o dinheiro da Liga dos Campeões, a abordagem da nova época passa a ser diferente. Vamos ter de vender alguém.

      O CSKA tem uma excelente equipa. Fizemos uma bom jogo. Alguns jogadores ainda estão emperrados ou, quem sabe, são perros.

      É preciso marcar na Rússia. Se marcarmos, passamos.

      Um abraço

      Eliminar