domingo, 2 de junho de 2013

Ganhámos: a Taça é nossa outra vez

Não vi o jogo todo da final da Taça de Portugal em Andebol contra o Porto. Só vi os últimos dez minutos e o prolongamento. Ganhámos porque fomos mais fortes mesmo na adversidade.

A três minutos do fim, perdíamos por dois golos e fomos capazes de recuperar. Tivemos a possibilidade de ganhar o jogo na sua parte final. Não conseguimos. Pensei que íamos tremer no prolongamento por causa disso. Não trememos.

O Porto marca no início do prolongamento. O Sporting não parecia ter força e confiança para marcar. O momento do jogo, a meu ver, é quando o João Ferraz, do Porto, permite uma defesa impossível ao Hugo Figueira. A partir daí, estabilizámos emocionalmente e formos mais fortes. Ainda falhámos uns ataques parvos pelo Pedro Solha (falhou um livre de sete metros e um contra-ataque). Mas defendemos sempre bem, fomos pacientes no ataque (com um ou outro jogador mais hesitante no momento de decidir) e tivemos no Rui Silva um jogador fabuloso.

Vi tudo isto num nervoso miudinho permanente. O Sporting é muito mais do que futebol. Sinto-me mais empolgado a ver jogos destes do que na maior parte dos jogos de futebol. Espero que o Bruno de Carvalho consiga manter o ecletismo e a competitividade deste tipo de modalidades (amadoras). Nos últimos tempos, têm sido elas a dar-nos razões para continuarmos a sentir orgulho em ser do Sporting.

5 comentários:

  1. O Sporting deve a sua grandeza, em grande parte às modalidades. O que seria o Sporting sem os títulos no Andebol com Brito, Carlos Silva,etc. Ciclismo com Joaquim Agostinho, Hóquei com a melhor equipa do Mundo de sempre: Ramalhete,Sobrinho,Rendeiro, Chana e Livramento(!!!), sem o Atletismo com o grande Carlos Lopes, Mamede, Irmãos castro, etc. Sem essa lenda viva do desporto português, Bessone Basto internacional em diversas modalidades(!!!), etc. Não tenho horas disponíveis para referir os nomes milhares de campeões do Sporting nas diversas modalidades que fizeram do Sporting um clube muito grande onde obviamente incluo o Futebol com os 5 violinos, e diversas outras equipas, destacando M. Fernandes pela sua qualidade futebolística e o seu amor ao Sporting. Sem modalidades a jogar pelos títulos o Sporting torna-se um clube pequeno, O Sporting não é um clube para participar é um clube para ganhar! Foi para isso que foi criado. Prefiro que se poupe num ou outro perna-de-pau no Futebol para que não se desinvista nas modalidades. Todos devemos ser sócios(a poupança de 1 café por dia dá para pagar 1 mês e meio de quotas, e quem vai pouco ao Estádio ainda há quotas mais baratas) para ajudar, o futebol, as modalidades, a construção do pavilhão, enfim, o clube. SL

    ResponderEliminar
  2. Assino por abaixo. Aqui em casa veio tudo abaixo, quando o Rui Silva pega na bola e vai por ali fora, até deixar as redes do porto a abanar. Isto é o Sporting! Não nos tirem isto!

    ResponderEliminar
  3. Bela vitoria e bm final de epoca. Cm essa regularidade teriamos sido campeoes. Deixo aqui O novo Sporting, versao 2013/14, tendo em conta tdas as nossas condicionantes: http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/06/03/sporting-versao-20132014/

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,

    Começo pelo fim, as modalidades são mesmo fundamentais para garantir a grandeza do Sporting nos dias de hoje.

    Acho que não tendo dinheiro para alimentar as vedetas do futebol seria uma excelente oportunidade para dar dimensão internacional às nossas modalidades. E vejo duas com grande potencial: o Rugby e o Andebol. Enquanto Hoquei (e não digo isto pelo recente sucesso dos nossos doias rivais) e Futsal são coisas "latinas", com poca visibilidade, estas duas modalidades têm enorme expressão à escala Europeia e deve ser aí que temos de estar.

    Por isso deixo as perguntas:
    - quantos Labyads sentados no banco custa fazer do Sporting a maior referência nacional de Rugby ?
    - Quantos Pranics e Boularrouz precisamos de trocar por Diers e Andrés Martins para que o nosso Andebol possa ter expressão Europeia ?

    SL,
    João

    ResponderEliminar
  5. Falaremos do Sporting, mais mal do que bem. Falaremos também do Benfica, sempre mal. Falaremos do Porto, ainda pior.

    ResponderEliminar