domingo, 18 de dezembro de 2011

O regresso dos heróis

A primeira parte fez-me lembrar o passado, com o Wolfswinkel a fazer de Postiga e o Polga a fazer de Polga. Nestes jogos, em que o adversário defende muito atrás, jogar com um trinco como o Carriço é pura perda de tempo. Na segunda parte, com o Schaars mais recuado, a equipa jogou melhor.

Demorámos muito tempo a compreender que a defesa era o principal ponto fraco da Académica. Depois, o Domingos acertou em praticamente todas as opções que tomou. Só não acertou na baliza, porque não estava a jogar.

A substituição do Capel e a colocação do Ínsua a jogar mais por dentro foi uma ideia simplesmente genial (até o Evaldo fez um centro para golo). A intenção de colocar o Bojinov na zona central a vir mais de trás também foi boa. Só que não resultou tão bem. O homem parece um corpo estranho nesta equipa. O Carrillo fez o que se lhe pedia. Nem sempre bem, mas, quando acertou, fez a diferença: no golo e no lance em que o Onyewu falhou de baliza aberta.

Acabaram por nos gamar mais uma vez. Nada que se estranhe. Não só não se estranha como se entranha no subconsciente de todos. Hoje e amanhã não faltarão os comentadores de arbitragem a dizer que a falta sobre o Ínsua só se consegue ver na televisão. Estes árbitros são uns heróis. Não o são para todos. Mas para alguns são os verdadeiros heróis deste campeonato.

11 comentários:

  1. Há dias assim, podiam estar a noite toda a malhar que hoje não ia dar, ainda para mais quando o Sr. árbitro fez DESCARADA vista grossa a uma (se o equipamento fosse a dar para o vermelho seriam, no mínimo, duas) grandes penalidades. Não vou falar de jogadores apenas uma nota: o Polga é um monumento, com pedestal e tudo.
    No geral, embora ache positiva a descontracção da equipa, demonstra auto-estima e segurança no que se faz, hoje chegou a ser irritante a calma com que falhavam passes e como complicavam o simples. O Domingos esteve bem nas substituições, o que é preciso avaliar é essa coisa de poupar equipas pois acho que se poupam no músculo perdem outras coisas, como o ritmo, automatismos e dinâmicas de grupo e mais, se eu aguento o trabalho e "jogo" todos os dias e todas as semanas, sempre a efectivo e mesmo lesionado...(e ai de mim que falhe o que esta malta falha e já não vou falar de salários pois não quero humilhar os nossos jogadores, apesar de tudo não estiveram assim tão mal!) acho que ele também deveriam aguentar dois joguinhos por semana.
    Uma palavra para o Freitas Lobo para quem só vejo uma solução: alcatrão e penas à boa maneira do velho oeste americano. Já não aguento mais a bazófia deste filósofo de pacotilha.
    SL
    p.s. na quinta vamos tentar estragar um pouco mais o natal a alguns milhares de portugueses, se o árbitro deixar.

    ResponderEliminar
  2. Quando 2 dos árbitros do jornal O Jogo dizem isto sobre o lance do penalty:

    "Paulo Paraty

    Adrien, mais rápido, mais possante e mais corajoso, ganha fisicamente (carga de ombro) a posição da bola..."

    Carga de ombro??? É que os ombros dos jogadores nem se tocaram.

    E o outro diz:

    "Adrien tenta jogar a bola e, em simultâneo, protege-a usando o corpo."

    Tenta jogar a bola? Ele simplesmente bloqueia o Insua, nem sequer está virado para o seu campo, está lateral. Seria obstrução, o que dá direito a livre directo, logo penalty.

    ResponderEliminar
  3. O que será preciso dizer mais do jogo de ontem? Mais do mesmo. Se calhar o melhor é criar equipe e entrosamento dos jogadores para tudo correr melhor nas epocas que se avizinham.Temos materia prima e Domingos sabe trabalha-la. Cocordo que é muito dificil para Domingos por e conseguir resultados em tão pouco espaço de tempo. E depois o azar de ter lesionados por tão grande espaço de tempo de jogadores fundamentais: Rinauldo, Matias e Izmailov, fazem muita falta.
    Depois é preciso de certeza ir ao mercado buscar um central de categoria e jovem (rapidez e visão de jogo, precisam-se). Polga (que grande falha no lance do golo), Evaldo e mesmo por vezes João Pereira acusam o peso dos anos e dos jogos. Nos outros desportos de alta competição com 25 anos já se é muito velho.
    E o que aconteceu na 1º parte? Teia bem montada por P Emanuel, o nosso clube a não saber aproveitar as oportunidades e a jogar muito lento sem grande pressão nem construção de lances. Assim é dificil. Ter só 45 minutos para virar resultado é tarefa quase impossivel. Não podemos cair nos erros de outras épocas em que se tentavam virar resultados no ultimo quarto de hora.Tarefa perfeitamente impossivel. As equipes pequenas são eximias em queimar tempo e cegas no fair-play.
    Depois e mais uma vez as arbitragens. Como é possivel não ver aquele penalty? Para mim não foi sequer necessario ver a repetição . Todo o lance foi do tamanho de um autocarro excepto para os comentadores que no inicio diziam que Adrien tinha jogado o lance "com maior intensidade fisica". Isto de hoje em dia se trocarem as palvras usando adjectivos que não lembram ao careca, tem de acabar. Porque depois de terem passado a repetição varias vezes acabaram por dizer que o ´"contacto" (valentissimo empurrão) foi sem bola e que um qualquer arbitro poderia ter julgado de outra maneira. Poupem-me.Havia de ter sido em Inglaterra.
    Mas vamos ter de, obrigatoriamente , ganhar ao Maritimo e ao Porto sem inventar,com o regresso de alguns dos lesionados e com arbitragens isentas, o que me parece cada vez mais dificil atendendo ao andar da carruagem.
    Vamos ter fé que esta é a ultima a morrer.

    ResponderEliminar
  4. é que não vejo grande diferença entre o lance do penalty e o lance no jogo do porto e no benfica-SCP houve tb um identico sobre o Carrillo.

    A diferença está apenas no pormenor, que no lance do porto, o pinto da costa abriu o trombone e com medo de retaliações até o arbitro já assumiu que errou.

    Ninguem para oficialmente, chamar os bois pelo nome? E continuamos alegremente a ser roubados ...

    ResponderEliminar
  5. Finalmente acaba-se um jogo a jogar contra 11 e assim deu empate.

    ResponderEliminar
  6. Caro A. Trindade,

    Sublinho "bazófias desse filósofo de pacotilha". Não diria melhor.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Caro Mike Portugal,

    Só não estou de caordo com o Paraty numa coisa. O Adrien não foi corajoso. Só seria corajoso se houvesse algums risco de o árbitro marcar o penalty. Nós sabiamos que esse risco não existia e ele também.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Fernando Sousa,

    Às vezes não se ganha. Não acho que a Acdémica tenha jogado bem. Teve sorte e no futebol à vezes ter sorte é ter tudo. Claro que a arbitragem também entra na parte da sorte.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo,

    É mais do mesmo. Uns desculpam-se no "facebook" os outros nem por isso.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caro xirico,

    O Sporting não acabou a jogar contra onze. O Sporting acabou a jogar contra doze. Se fosse contra onze tinhamos ganho, como se viu.

    Contra o Porto, ainda não começou o jogo e já estamos a jogar contra mais uma série deles.

    ResponderEliminar