segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

#ondevaiumvãotodos# ou uma greve [em forma de] assim-assim

Há pouco mais de três anos, Artur Soares Dias [vídeo-árbitro] vislumbrou um leve roçagar da melena do Coates no borboto do punho da camisola do guarda-redes e vá de chamar o Luís Godinho [árbitro] para anular o golo no finzinho do jogo [do Sporting] contra o Famalicão. O Luís Godinho jurou que viu a melena, que viu o roçagar, que viu o borboto, que viu tudo o que Artur Soares Dias lhe disse que viu e o Sporting, bem, o Sporting empatou. Há males que vêm por bem e, assim, o “onde vai um, vão todos” da conferência de imprensa do Rúben Amorim acompanhou-nos até ao título.

Há anos, apanhámos uma greve de árbitros. No sábado, uma de polícias [não foi bem uma greve, uma propriamente dita, foi mais uma em forma de assim-assim]. Nunca mais apanhamos uma de trapezistas, de malabaristas, de palhaços ou de bicharada amestrada. Treinadores adeptos do “meia bola e força” ou do “bola para o mato que o jogo é de campeonato” costumam afirmar que, quem deseja assistir a um espetáculo, deve ir à ópera. Ora, por estas ordens de razão, quem quer circo, deve ir ao circo, a não ser que haja greve [dos artistas] ou o urso esteja constipado. 


[Os impactos da falta de polícia não são neutros no que aos resultados e classificações diz respeito. Nós, sportinguistas, sabemo-lo bem. No sábado, houve uma generalizada epifania. É estranho, não é?!]

9 comentários:

  1. O Mundo está contra o Sporting. Os deuses estão contra o Sporting. Todos estão contra o Sporting.

    [Menos os bancos, claro]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Basto: és de Celorico ou de Mondim? Repara que até a tua estreiteza de vistas e ignorância dos factos estão contra o Sporting! Vê lá isso!

      Eliminar
    2. Caro Alexandre,
      Lá estás tu a levar a sério o que não é sério, o futebol e [pior ainda] aquilo que escrevo sobre futebol. Como és do Braga [em bem], és contra o Sporting. É assim que a coisa funciona contigo e com todos. Quanto aos bancos, não tenho a certeza se o Marx falou da luta de classes a propósito do futebol.
      O que é lamentável é que não se tenha cancelado esta jornada quando se soube desta greve ou seja lá o que for. Não se transformavam equipas profissionais em excursionistas. Evitam-se as deslocações de pessoas. Evitavam-se aglomerações por tempos indeterminado em contextos de ansiedade e de propensão para o conflito. A sorte foi não ter acontecido algo muito pior. Se acontecesse, lá estávamos todos a rasgar as vestes. As asneiras evitam-se.
      Abraço,
      RM

      Eliminar
    3. Menos os bancos? ... não sei ..há para aí malta com bilhetes do joguinho à procura do Totta para a devolução e não dá com ele...

      Eliminar
  2. Caro Rui, eu já adoptei a forma como a NBA escalona a sua classificação, com a pequena nuance de considerar a percentagem de pontos em vez da percentagem de vitórias [no futebol há empates (e empatas que não comparecem)]. Assim, o Sporting lidera com 85,96% dos pontos, seguido por Benfica (85%) e Porto (75%). Proponho até que se afixe esta classificação no nosso balneário, "just in case". (Ou então para chatear uma certa Comunicação Social que ontem estava mais entusiasmada do que uma adolescente antes de um baile de debutantes.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,
      Cá para mim, só devíamos jogos este jogo contra o Famalicão depois de sermos campeões e mais nada. Não querem que se jogue este jogo? Fazemos-lhe a vontade.
      Abraço,
      RM

      Eliminar
    2. Que era engraçado ganhar isto com um jogo a menos, era, mas marcar como objectivo (vagandas dixit) ficar à frente dos outros com menos um jogo é um bocado estapafúrdio. A sorte pode-se procurar mas é só estúpido achar que está nas nossas mãos encontrá-la.
      - Qual é o seu objectivo para este ano?
      - Ganhar o totoloto ...

      Eliminar
    3. Venho dar a mão à palmatória: fizeram-me perceber q se vencermos o c@rnide antes de jogar com o Famalicão, e entretanto não se perder jogo nenhum ficamos à frente ... com menos um jogo...!
      As minhas desculpas ao vagabandas.

      Eliminar