quinta-feira, 21 de junho de 2018

Quando ouvi a cidade de noite batendo as panelas


Bruno de Carvalho merece um juízo justo, despoluído do linchamento comunicacional a que foi sujeito nos últimos dois meses. Suficientemente justo, para se lhe reconhecer que a revogação do seu mandato não deve ser ditada, nem pelos sistemáticos insucessos desportivos da equipa de futebol 11, nem pelos históricos resultados das modalidades ditas amadoras. 

Inequivocamente justo, para que não se lhe atribuam culpas pelo bárbaro ataque que foi perpetrado contra a equipa de futebol e objetivamente justo, para lhe atribuir totais responsabilidades na deserção de quase metade da equipa e na destruição estúpida do trabalho de 5 anos, criando uma guerra pública irresponsável contra os jogadores, que abriu a porta ao oportunismo e ao desrespeito pelo Sporting Clube de Portugal.  

Completamente justo, para lhe atribuir exclusivas responsabilidades pela crise institucional em que o clube mergulhou, não tendo promovido a necessária clarificação e pacificação com a realização urgente de eleições. Claramente justo, para não omitir que, aberrantemente, patrocinou a criação de estruturas contrárias aos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, como a Comissão Transitória da senhora Judas, que por sua vez queria ilegalmente realizar uma Assembleia Geral apressada e inopinada, para promover alterações estatutárias espúrias.

Totalmente justo, para não haver dúvidas que o presidente do Conselho Diretivo colocou Sportinguistas contra Sportinguistas, Sócios contra os Sócios, promovendo uma brutal fratura entre os adeptos, suportada na ideia peregrina que de um lado temos 6 Sportinguistas de uma santidade imaculada e do outro, uma corja de oportunista, golpistas e conspiradores, que vai da quase totalidade dos membros dos órgãos sociais que integraram as suas listas aos jogadores, abrangendo todos aqueles que dele discordam.

Inapelavelmente justo, para reconhecer que nos enganámos na sua capacidade em constituir uma equipa diretiva séria e competente, porque afinal, nas suas palavras, fez-se rodear de “ratos” e de “cobardes”. Genuinamente justo, para reconhecer que quem convidou o Comendador Jaime Marta Soares a integrar a Candidatura Sporting no Rumo Certo - Bruno de Carvalho, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, foi Bruno de Carvalho, não fomos nós.

O juízo justo de quem criou esta guerra fratricida, que nos envergonha e nos divide, que nos enfraquece e desprestigia, e da qual também Bruno de Carvalho é autofagicamente vitima ao pulverizar o reconhecimento que os Sportinguistas lhe tinham, cabe somente a cada um dos sócios. De preferência, mostrando desta vez, na forma e no resultado, que aquilo de “sermos diferentes” é mesmo verdade e que Bas Dost tinha razão, quando não confundiu a delinquência com os verdadeiros adeptos do Sporting.

Minha cabeça talvez faça as pazes assim.

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Por estes dias, escrever qualquer coisa relevante implica filtrar os radicalismos e estar atento aos sensatos. Felizmente o universo de blogs leoninos tem portos seguros para um pensamento crítico, mas isento, a partir de ancorar este pensamento. Todos, seremos poucos para curar as feridas e reerguer o grande Sporting.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Por estes dias, escrever qualquer coisa relevante implica filtrar os radicalismos e estar atento aos sensatos. Felizmente o universo de blogs leoninos tem portos seguros para um pensamento crítico, mas isento, a partir de ancorar este pensamento. Todos, seremos poucos para curar as feridas e reerguer o grande Sporting.

      Eliminar
  3. Parabéns Caro Sérgio pela qualidade e clareza do texto, Um Abraço
    Sl

    ResponderEliminar
  4. Caro Sérgio,

    Enquanto o BdC for o Presidente do Sporting deve ser tratado como tal. É de respeito, por um lado, e de exigência, por outro, que se está a falar. Os sócios devem-no julgar pelas suas responsabilidades na atual situação, sem fanatismos pró ou anti. Isto não é futebol. Isto é democracia num país que pretende ser como os melhores e, portanto, uma coisa muito mais séria.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BdC e sem fanatismos na mesma farse é algo que não joga bem.
      Olhe sem fanatismos, lhe digo que esse ditador que insulta tudo e todos os que minimamente o contrariam, ainda ontem postou no FB um post Criminoso a chamar Terroristas a variadissmos Socios do SCP.
      Que respeito merece um crápula assim?

      Eliminar
    2. A pessoa pode não lhe merecer respeito, mas o cargo tem de ser respeitado. No momento atual, reconheço que a sobrevivência neste ruído é coisa para Dalai Lamas.

      Eliminar
  5. Caro Sérgio, parabéns.
    No que ao Sporting diz respeito, nos últimos tempos, tenho adoptado a heróica atitude da avestruz. Até futebol me custa ver. O da nossa selecção ainda mais e até nem é por causa das habituais miseráveis exibições!
    Estas suas palavras de extrema lucidez ajudam a quebrar este torpor.
    Obrigado
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,
      Haja esperança. Melhores dias virão, porque piores não será possível.
      SL

      Eliminar
    2. Caro Sérgio,

      O pior é que no Sporting o ainda pior é sempre possível.

      SL

      Eliminar
  6. Isto tudo!
    Muito bom!
    SL

    ResponderEliminar
  7. Para além de escrever excelentes posts, o Sérgio tem um magnífico gosto musical. Andamos mesmo assim, com a cabeça pelas tabelas, e ninguém se toca com a nossa aflição.

    ResponderEliminar