quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Livrei-me do Sporting; vamos ver se me livro do trânsito também

Há duas maneiras de acabar mal o dia. Uma é a ver um jogo miserável do Sporting. Outra é metermo-nos no trânsito para sair do Porto. Havia o risco de experimentar as duas numa sequência infernal. Foi com este estado de espírito que me desloquei à Galiza (cervejaria, entenda-se) para ver o jogo.

Perdi o primeiro quarto de hora. Parecendo que não, o trabalho perturba muito o futebol. Quando cheguei, estávamos a ganhar um a zero. Logo a seguir marcámos o dois a zero. O Wolfswinkel “à mama” não perdoou. Se há coisa que gosto é de vê-las lá dentro, especialmente, quando são assim, sem espinhas. Sem um toque a mais ou a menos, uma finta a mais ou a menos.É difícil habituarmo-nos à vontade do Wolfswinkel e do Rubio de marcar golos. Sem o Postiga, marcamos golos mas perdemos na nota artística. Não é a mesma coisa.

Depois assistimos a mais uma desmonstração da falta de agressividade e de capacidade defensiva do nosso meio-campo. Cada jogador do Zurique com a bola parecia o Messi. O que vale é que iam esbarrando à vez no Onyewu, no Rodriguez ou no Rinaudo. Quem diz que o André Santos é um substituto do Rinaudo, que devem ser os mesmo que diziam que o Pedro Mendes era um bom trinco, não deve estar bem da cabeça.

Para não nos desabituarmos, gamaram-nos mais uma vez. Os amarelos foram escolhidos para que ninguém fosse para a rua. O penalty da ordem não faltou também. Mesmo assim não nos anularam nenhum golo. As coisas estão de tal forma que o Wolfswinkel marcou o golo e ficou logo em estado de ansiedade. Só o festejou dez minutos depois.

Livrei-me do Sporting. Espero que o trânsito me deixe em paz também.

17 comentários:

  1. Rui, aquele golo do holandês fez-me lembrar o Postiga (não te disse que não o esqueceria facilmente). Fiquei a pensar: teria o Postiga falhado este?

    Sabes o que acho, Rui? Não falhava. Era fácil de mais para falhar.

    O que acontecia, Rui, é que aquela dança do Wolfswinkel que mandou o central às couves, com o Postiga nunca era possível.

    Ele tentava ganhar o lance ao central, no físico, possivelmente com uma finalização impossível de calcanhar ao primeiro poste. Ia contra o defesa, o defesa contra ele, e ambos contra o guarda redes. A bola saía às pinguinhas pela linha de fundo, e no fim ouviriamos o comentador a dizer

    "Postiga foi o único a tentar"


    O Rinaudo? Rui, colonamos o homem, e não precisamos de centrais! Que jogador!

    JPaulo

    ResponderEliminar
  2. Desta vez só posso olhar para o "head-line" do vosso blog para não desatar a dizer mal do que escrevem.

    Estamos a ganhar ( 2 jogos seguidos )e optam por criticar?! Numa competição onde valem os 3 pontos , nada mais do que isso ?!

    Rui e Julio embora lá não deitar abaixo.

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima frase do seu post (quase instantâneo) ... «parecendo que não, o trabalho perturba muito o futebol» de tão assertiva criou em mim uma leve angústia...agora imagine quando os árbitros se profissionalizarem completamente...aí sim, o "trabalho" vai prejudicar (ainda mais) o futebol.
    Boa viagem

    A. Trindade

    ResponderEliminar
  4. Caro JPaulo,

    É a nossa alma gémea. Estava a ver o jogo com o Júlio Pereira e imaginámos logo o mesmo. O Postiga a ir ao primeiro poste embrulhar-se com o central. Temos que reconhecer que não chegámos ao requinte do toque de calcanhar.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Paulo Reixa,

    Primeiro, este jogo aliviou-me muito; e isso já não é pouco. Depois, não desgostei do que vi até quase ao final da primeira parte.

    Agora, o meio-campo e os avançados não pressionam ninguém nem fecham a zona central. Espero que o domingos resolva isso.

    Por fim, gostei de alguns jogadores: dos centrais, do Insúa, do Rinaudo (grande jogador), do Capel (do meio-campo para a frente era o único que sabia o que fazer; nem sempre acertou mas tentou e arrancou muitas faltas e amarelos - aliás, há um lance com o guarda-redes em que chega primeiro e que era para falta e, talvez, expulsão) e do Wolfswinkel (quer marcar golos).

    Não me interprete mal.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro A. Trindade,

    Excelente. Se fazem o que fazem, aparentemente, por gosto (já que são amadores; embora qualquer um deles ganhe mais do que o comum dos mortais)imagine o que farão por dever?

    SL

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rui,

    A exibição não foi má, uns bons 30 minutos, mas pouco mais do que isso.

    Temos um problema muito sério no centro da defesa. O central americano é lento, muito lento mesmo, em especial para o nosso futebol que é feito de equipas pequenas a jogar em contra-ataque, com 2 brasileiros na frente a chutar a bola e a correr.

    Espero-me enganar, mas temo que seja necessário o americano dar mais 2 ou 3 casas, para termos de recorrer novamente ao Polga ou ao Carriço...

    ResponderEliminar
  8. Caro NPR,

    Não estou nada de acordo consigo. Não tenho certezas sobre o Onyewu. Tenho as minhas dúvidas. Mas são as mesmas que tenho face ao Luisão, ao Maicon ou ao Rolando. Se tivessem sido marcados os penalties mais evidentes, e digo só os mais evidentes, que o Rolando fez, seria o central com mais penalties do campeonato.

    O campeonato não se decide em contra-ataque. São poucas ou nenhumas as equipas que sabem fazer um ataque ou um contra-ataque. Em Portugal joga-se um futebol diferente. Joga-se o futebol da falta e do canto e são nos cantos e nas faltas que se ganham e perdem campeonatos. Para isso é preciso ter jogadores como o Onyewu.

    No jogo de hoje, não o vi perder um duelo, um só. Não perdeu uma única bola de cabeça com os avançados. Não houve um único lance de ataque dos Suícos que começasse num passe longo ou numa primeira bola ganha de cabeça pelos avançados. O que vi foram os médios a virem por ali fora sem qualquer cobertura dos nossos jogadores de meio-campo. O Sporting tem que aprender a defender colectivamente. Para isso, começa-se a defender logo lá à frente.

    Esta não é para si, mas não posso deixar de o dizer. Andamos a levar barracas atrás de barracas durante anos com o Polga, o Carriço, o Postiga e o Djaló. A imprensa e uns comentadores dizem que não são barracas somos nós que não sabemos ver futebol. Depois, esses mesmos comentadores têm comentários definitivos acerca de jogadores que não viram jogar. Ainda não tinha começado o campeonato, já se dizia que o Rinaudo era muito duro, fazia muitas e que seria muitas vezes expulso. Um atrasado mental qualquer, começou logo por dizer que o Onyewu era lento e que tal. (não resisto, mesmo que o Wolfswinkel não faça mais nada esta época, já fez mais que o Postiga há duas).

    Só mais uma nota. Não me lembro de nenhum golo sofrido pelo Sporting que o Onyewu tenha tido responsabilidades directas, mesmo nos jogos de pré-época. Dos 6 golos sofridos pelo Sporting, quatro foram na sequência de lances de bola parada. Os outros dois foram de duas biqueiradas de fora da área. Nenhum decorreu de um ataque bem planeado ou de contra-ataque. Numa o André Santos estava a dormir. Na outra, depois de vários disparates, o Carriço e o Polga acabaram a virar as costas à bola com medo que ela os aleijasse, exactamente como fazemos nós quando jogamos umas peladinhas com os amigos.

    SL

    ResponderEliminar
  9. concordo a 100% caro rui monteiro!

    ResponderEliminar
  10. Rui,

    o texto não deixa grandes margens...

    Não achei que o Sporting tenha feito grandes exibições ( P.Ferreira e Zurique ) mas a verdade é que ganhou, e mais do que relevar o que de mal foi feito devia-se relevar o que de bom foi feito, ou não foi nada ?

    E vocês escrevem bem , muito bem, mas sem entrar em euforias, escrevam coisas positivas, eu acho que conseguem ou o tempopor aí tá a ficar nublado?

    Um abraço e continuem.SL.

    ResponderEliminar
  11. Caro Paulo Reixa,

    Sabe do que gosto mesmo no futebol? É de jogadas como a do segundo golo de hoje. Um fracção de segundo antes, percebemos tudo o que vai acontecer. Antes de entrar, já sabemos que está lá dentro.

    Desde a saída do Liedson, que não via uma desmarcação à ponta-le-lança. A mais pura arte do engano. Vou para ali, não, enganei-te, vou para acolá, e bola lá dentro.

    Depois, também é muito bonito o ar de desalento do adversário. O ar de quem foi enganado. A cara de quem quer se meter num buraco e desaparecer.

    É disto tudo que eu gosto no meu Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui,

    Sem fazer um grande esforço de memória, lembro-me do 0-3 contra o Valência, em que Onyewu ficou pregado.
    Espero que tenha razão, e o Onyewu se revele um bom central, até que por nas restantes posições parece-me temos muitas e boas opções.

    Boa continuação.

    ResponderEliminar
  13. A malta que diz que o Onyewu é lenta, provavelmente é de jogar FM, onde lhe avaliam a velocidade em 8, de 0 a 20.

    Para esses, boa a velocidade de flecha do Luisão, talvez...

    A vida real é que é algo diferente... e tem o mau hábito de os contradizer.

    ResponderEliminar
  14. Caro Rui, não podia estar mais de acordo consigo nas suas análises. Não é um comentário lá muito construtivo, apenas não resisti a deixá-lo aqui por escrito.
    SL

    ResponderEliminar
  15. Caro NPR,

    Eu referi-me a lances que tivesse envolvimento directo. Quando uma equipa sofre um golo todos são responsáveis. Só que uns são mais responsáveis do que outros.

    Vamos ao jogo com o Valência. Primeiro golo: barracada do Carriço que nem nos júniores se tolera. Segundo golo: lançamento de linha lateral, ninguém pressiona o jogador para quem é passada a bola, a defesa está muito avançada quase na linha do meio-campo; o avançado de frente para a bola inicia a corrida; o único que ainda podia lá chegar seria o Carriço; não conseguiu. Terceiro golo: barracada do João Pereira que deixa isolar pela lateral o jogador do Valência, O Carriço vai à dobra e deixa passar o centro por baixo do pé; o Oniewu em desepero de causa entre de carrinho para evitar o que já não era possível.

    Isto para não gflar dos golos com responsabilidades directas dos nossos defesas, em comparação com as supostas falhas do Onyewu.

    Isto não quer dizer que não tenha dúvidas sobre o Onyewu. Só não embarco nos comentários televisivos. O Onyewu está identificada como um nabo e, por isso, jogue como jogue, esteve sempre mal.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Caro Valdemar,

    Não sei se o Onyewu é bom. Não tenho é nenhum dado que permita dizer que é pior do que o Luisão, o Rolando ou o Maicon.

    Também sei uma coisa: o Carriço é um nabo (vi-o jogar dezenas de vezes e por isso é que tenho a certeza do que falo). Sei outra coisa: o Polga já não serve.

    SL

    ResponderEliminar
  17. Caro AP,

    Todos os comentários são construtivos.

    SL

    ResponderEliminar